Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44946
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Wendel de Brito-
dc.date.accessioned2025-02-27T20:09:48Z-
dc.date.available2025-02-27T20:09:48Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Wendel de Brito. Sociologia no contexto das ciências humanas: uma abordagem integrada nas aulas de geografia e história para estudantes do 6º ao 9º ano. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44946-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistórico do Ensino de Sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.subjectInterdisciplinariedadept_BR
dc.subjectHistory of Sociology Teachingpt_BR
dc.subjectElementary and Secondary Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.titleSociologia no contexto das ciências humanas: uma abordagem integrada nas aulas de geografia e história para estudantes do 6º ao 9º anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Junqueira, Marili Peres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948736445694004pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Gabriela Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3953039187558695pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Márcio Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542644571652868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2061396157137092pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o histórico da Sociologia no Brasil, com ênfase na implementação do ensino dessa disciplina nas escolas. Além disso, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Sociologia, examinando de que forma conceitos sociológicos são abordados nas aulas de História e Geografia no Ensino Fundamental – anos finais. Para isso, são analisadas as práticas pedagógicas de professores dessas disciplinas, considerando sua formação acadêmica e o nível de conhecimento que possuem sobre temáticas sociológicas. O estudo busca compreender como os docentes utilizam os conceitos da Sociologia para enriquecer suas aulas e proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla e crítica sobre os temas abordados. A interdisciplinaridade é ressaltada como uma estratégia essencial para integrar os saberes sociológicos às demais áreas das Ciências Humanas, promovendo um ensino mais contextualizado e significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode179103907-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SociologiaContextoCiências.pdfTCC592.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons