Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44946Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Wendel de Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-27T20:09:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-27T20:09:48Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Wendel de Brito. Sociologia no contexto das ciências humanas: uma abordagem integrada nas aulas de geografia e história para estudantes do 6º ao 9º ano. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44946 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Histórico do Ensino de Sociologia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinariedade | pt_BR |
| dc.subject | History of Sociology Teaching | pt_BR |
| dc.subject | Elementary and Secondary Education | pt_BR |
| dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
| dc.title | Sociologia no contexto das ciências humanas: uma abordagem integrada nas aulas de geografia e história para estudantes do 6º ao 9º ano | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Junqueira, Marili Peres | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5948736445694004 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Junqueira, Gabriela Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3953039187558695 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Márcio Ferreira de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9542644571652868 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2061396157137092 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar o histórico da Sociologia no Brasil, com ênfase na implementação do ensino dessa disciplina nas escolas. Além disso, investiga a interdisciplinaridade no ensino de Sociologia, examinando de que forma conceitos sociológicos são abordados nas aulas de História e Geografia no Ensino Fundamental – anos finais. Para isso, são analisadas as práticas pedagógicas de professores dessas disciplinas, considerando sua formação acadêmica e o nível de conhecimento que possuem sobre temáticas sociológicas. O estudo busca compreender como os docentes utilizam os conceitos da Sociologia para enriquecer suas aulas e proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla e crítica sobre os temas abordados. A interdisciplinaridade é ressaltada como uma estratégia essencial para integrar os saberes sociológicos às demais áreas das Ciências Humanas, promovendo um ensino mais contextualizado e significativo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Sociais | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 179103907 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Sociais | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SociologiaContextoCiências.pdf | TCC | 592.04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
