Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44944
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aves e Mamíferos do Cerrado: O uso de recursos didáticos para a sensibilização de crianças
Author: Sousa, Giovanna Tannous de
First Advisor: Melo, Celine de
First coorientator: Gonçalves, Vanessa Fonseca
First member of the Committee: Almeida, Ariadine Cristine
Second member of the Committee: Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena
Summary: O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e abriga uma biodiversidade significativa, frequentemente negligenciada no que se refere à conservação. Ameaças como a expansão agrícola e pecuária comprometem sua fauna e flora originais. Para combater essas ameaças, a Educação Ambiental (EA) emerge como uma ferramenta para promover a conservação ambiental deste bioma e desenvolver cidadãos conscientes e críticos. Recursos visuais, como desenhos e pinturas, são reconhecidos como materiais lúdicos e didáticos que colaboram de forma eficaz na promoção da EA. O objetivo desse trabalho foi familiarizar crianças com a avifauna e mastofauna do Cerrado por meio de materiais para colorir, ampliando conhecimentos sobre a biodiversidade e desenvolvendo habilidades de percepção. Foram desenhados para o projeto, 15 animais, sendo 6 mamíferos e 9 aves, as imagens foram baseadas em fotos captadas por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades aconteceram em três locais diferentes: Parque do Sabiá, Colégio Casa Branca, Escola Quintal da Infância e teve participação de crianças com faixa etária variada. Foram utilizadas fotos, lupas, penas e desenhos para colorir. Observamos que o uso de recursos visuais lúdicos despertam a curiosidade das crianças, contudo é necessário foco, no que diz respeito aos participantes, e também planejamento durante a organização, por parte de quem está promovendo as atividades, para desenvolvê-las e concluir o proposto a fim de atingir os objetivos necessários. Por fim, destacamos a importância da Educação Ambiental na promoção de discussões sobre o assunto, possibilitando a participação de todos na conservação da fauna.
Abstract: The Cerrado is the second largest biome in Brazil and harbors significant biodiversity, which is often neglected in terms of conservation. Threats such as the expansion of agriculture and livestock farming jeopardize its original fauna and flora. To counter these threats, Environmental Education (EE) emerges as a tool to promote the conservation of this biome and develop aware and critical citizens. Visual resources, such as drawings and paintings, are recognized as playful and educational materials that effectively contribute to promoting EE. The objective of this study was to familiarize children with the avifauna and mammal fauna of the Cerrado through coloring materials, broadening their knowledge of biodiversity and developing their perceptual skills. For the project, 15 animals were illustrated, including 6 mammals and 9 birds. The images were based on photographs taken by biologists and undergraduate students in Biological Sciences from the Federal University of Uberlândia. The activities took place in three different locations: Parque do Sabiá, Colégio Casa Branca, and Escola Quintal da Infância, involving children of various age groups. Photos, magnifying glasses, feathers, and coloring sheets were used. It was observed that the use of playful visual resources sparked the children's curiosity. However, it is necessary to focus on the participants, as well as to plan and organize the activities effectively to meet the proposed objectives. Finally, the importance of Environmental Education in fostering discussions on the topic is emphasized, enabling the participation of all in wildlife conservation.
Keywords: Desenho
Pintura
Educação Ambiental
Cerrado
Conservação
Drawing
Painting
Environmental Education
Cerrado
Conservation
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUSA, Giovanna Tannous de. Aves e mamíferos do cerrado: O uso de recursos didáticos para a sensibilização de crianças. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Instituto de Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44944
Date of defense: 17-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvesMamiferosCerrado.pdfTCC1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons