Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44943
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2340-1729
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Alterações biológicas no solo e fotossíntese de algodoeiro com o uso do adubo biológico microgeo
Autor(es): Paiva, Nathan Michael Rodrigues De
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Júnior, Elvécio Gomes Da Silva
Segundo membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Resumo: O adubo biológico utiliza micro-organismos benéficos para melhorar a fertilidade do solo e aumentar a eficiência na absorção dos nutrientes pelas plantas, o que proporciona uma melhor qualidade do solo. Este trabalho teve como objetivo analisar as alterações biológicas do solo e da fotossíntese de algodoeiro de fibras brancas com o uso do adubo biológico microgeo, com enfoque em avaliar a atividade microbiana, o carbono da biomassa microbiana, a enzima betaglicosidase, e os parâmetros da fotossíntese. Foi utilizado o adubo biológico microgeo como tratamento, as sementes foram semeadas em vasos, sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 12 repetições, constituída cada uma por uma planta. Foi avaliado a Temperatura Foliar, Condutância estomática, Transpiração Foliar, Assimilação de CO2, Consumo de CO2, CO2 subestomático, Eficiência da Utilização da Água, Eficiência da Carboxilação da Rubisco, Eficiência Fotoquímica da Fotossíntese, Radiação Fotossinteticamente Ativa Incidente na Superfície Foliar, e foi realizado análise bioquímica do solo com enfoque em avaliar o carbono da biomassa microbiana e a enzima beta-glicosidase. Neste estudo, exploramos diversas medidas de eficiência e desempenho relacionadas à fotossíntese e ao uso de recursos pelas plantas, apresentando resultados altamente positivos, o que permitiu concluir a notável capacidade das plantas de otimizar o uso de recursos naturais, como água, CO2 e luz solar, para promover seu crescimento e eficiência, adquiridas através da aplicação do adubo biológico Microgeo, principalmente até os 40 dias após a emergência. Para os parâmetros biológicos da enzima beta-glicosidase e carbono da biomassa microbiana (CBM) não foi encontrado diferença significativa até os 60 DAE.
Palavras-chave: adubo biológico
algodoeiro
fotossíntese
Biological fertilizer
Cotton plant
Photosynthesis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIVA, Nathan Michael Rodrigues De. Alterações biológicas no solo e fotossíntese de algodoeiro com o uso do adubo biológico microgeo. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44943
Data de defesa: 12-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlteraçõesBiológicasSolo.pdfTCC666.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.