Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44923
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2532-2482
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: O ensino de Matemática e o Desenho Universal: a aprendizagem significativa de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Alternate title (s): Mathematics teaching and Universal Design: meaningful learning for students with Autism Spectrum Disorder in the Early Years of Elementary School
Author: Santos, Josely Alves dos
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago de
First member of the Committee: Oliveira, Guilherme Saramago de
Second member of the Committee: Ghelli, Kelma Gomes Mendonça
Third member of the Committee: Silva, Thaís Coutinho de Souza
Fourth member of the Committee: Novais, Gercina Santana
Fifth member of the Committee: Neto, Armindo Quillici
Summary: O trabalho ora apresentado, resulta de uma pesquisa em nível de Doutorado que teve a seguinte questão norteadora: quais são as contribuições para o aprendizado significativo dos conteúdos matemáticos que o Desenho Universal para Aprendizagem oferece aos alunos com Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Com o objetivo de identificar, analisar e descrever os contributos que o DUA tem o potencial de oferecer para a aprendizagem significativa da Matemática dos estudantes com TEA dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma investigação com abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa bibliográfica do tipo Metanálise. Esse processo possibilitou a obtenção de um panorama sobre as investigações já desenvolvidas acerca das temáticas do estudo, o acesso ao referencial teórico necessário para aprofundar os conhecimentos, o aporte para a produção de novos entendimentos e, consequentemente, a resposta à questão norteadora e consecução dos objetivos propostos. Por meio do desenvolvimento teórico a respeito dos fundamentos e concepções da Educação Matemática, do processo educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Educação Matemática, das considerações acerca do processo de aprendizagem, do Desenho Universal para Aprendizagem e do Transtorno do Espectro Autista, ficou evidenciado que o DUA pode contribuir para o aprendizado de estudantes com TEA dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para sustentar essa constatação, procedeu-se uma correlação entre os processos para constituição e implementação de um ambiente de aprendizagem baseado no DUA e as características inerentes ao Transtorno do Espectro Autista.
Abstract: The work presented here is the result of a PhD research that had the following guiding question: what are the contributions to the meaningful learning of mathematical content that Universal Design for Learning offers to students with Autism Spectrum Disorder in the Early Years of Elementary School? In order to identify, analyze and describe the contributions that UDL has the potential to offer to the meaningful learning of Mathematics by students with ASD in the Early Years of Elementary School, qualitative research was carried out, based on bibliographic research of the Meta-analysis type. This process made it possible to obtain an overview of the research already developed on the study themes, access to the theoretical framework necessary to deepen knowledge, the contribution to the production of new understandings and, consequently, the answer to the guiding question and achievement of the proposed objectives. Through the theoretical development regarding the foundations and concepts of Mathematics Education in the educational process in the Early Years of Elementary School, from the perspective of Mathematics Education, considerations about the learning process, Universal Design for Learning and Autism Spectrum Disorder, it was evidenced that UDL can contribute to the learning of students with ASD in the Early Years of Elementary School. To support this finding, a correlation was made between the processes for constituting and implementing a learning environment based on UDL and the characteristics inherent to Autism Spectrum Disorder.
Keywords: Educação Matemática
Desenho Universal para Aprendizagem
Transtorno do Espectro Autista
aprendizagem significativa
processo educativo
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SANTOS, Josely Alves dos. O ensino de Matemática e o Desenho Universal: a aprendizagem significativa de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 177f. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.117
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.117
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44923
Date of defense: 19-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatematicaDesenho.pdfTese4.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons