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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44911
ORCID: | ![]() |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2027-02-07 |
Título: | Política institucional de acompanhamento de egressos: uma estratégia para avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis uma estratégia para avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis |
Título (s) alternativo (s): | Política institucional de acompanhamento de egressos: uma estratégia para avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis uma estratégia para avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis |
Autor: | Oliveira, Kátia Vieira Santos |
Primer orientador: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Primer miembro de la banca: | Silva, Marli Auxiliadora da |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Denise Mendes da |
Tercer miembro de la banca: | Ferreira, Marcelo Marchine |
Resumen: | Investigou-se, nesta dissertação, as estratégias de avaliações e práticas institucionalizadas e adotadas pelos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades públicas federais e estaduais brasileiras para o levantamento, monitoramento e divulgação de informações e ações relativas ao acompanhamento de seus egressos, por meio da análise documental de seus portais institucionais e Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC). Para conduzir esta pesquisa, de natureza exploratória, e com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados e informações foi dividida em três etapas: na primeira etapa realizou-se levantamento nos endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior (IES), pelo endereço eletrônico do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para identificação das IES públicas federais e estaduais por regiões e estados. Após os endereços eletrônicos foram consultados para verificação da oferta do curso de Ciências Contábeis e de informações acerca de políticas institucionalizadas para acompanhamento de egressos, divulgadas on-line nos portais eletrônicos. Para análise das informações foi usada a Análise Textual Discursiva. A segunda etapa de levantamento ocorreu mediante pesquisa documental nos PPC, a fim de verificar como o acompanhamento de egressos é descrito e quais estratégias e ações foram definidas, pelo curso, para esse fim. Na terceira etapa foi realizada entrevista com coordenadoras de cursos e presidentas de Núcleos Docente Estruturante (NDE) para compreender a eficácia da condução do acompanhamento de egressos, bem como o uso das informações. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva para interpretação, a partir da leitura das informações divulgadas nas páginas eletrônicas das IES e cursos e nos respectivos PPC, a fim para identificar e analisar as diferentes políticas de acompanhamento dos egressos possivelmente desenvolvidas pelos cursos. Apurou-se, que dentre as 73 (setenta e três) IES públicas federais e estaduais brasileiras, ofertantes do curso de Ciências Contábeis em 124 (cento e vinte e quatro) campi, somente 4 (quatro) universidades federais, e uma IES pública estadual cumprem em sua totalidade as deliberações instituídas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) quanto ao Acompanhamento de Egressos. São elas a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no campus de Tomé-Açú (região Norte); a Universidade Federal do Cariri no campus de Juazeiro do Norte (região Nordeste); a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, para os quatro campi Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, e Três Lagoas (região Centro-Oeste), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis, (região Sul), e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), campus Paraíso (região Norte). Verificou-se que as cinco IES possuem portais eletrônicos com informações atualizadas, e depoimentos escritos e em vídeos, sobre a percepção dos egressos quanto a aderência da formação acadêmica e atuação profissional, quando exercem cargos e funções na área contábil. Nesses portais eletrônicos são apresentados instrumentos de coletas de dados e divulgados resultados sobre egressos por meio de tabelas e gráficos. Da análise dos PPC foi constatado que entre os 124 campi que ofertam o curso de graduação em Ciências Contábeis um total de 35 (trinta e cinco) deles não divulgam seus PPC; 68 (sessenta e oito) cursos divulgam seus PPC, porém não possuem conteúdo específico informando sobre como acompanhamento de egressos é tratado no curso. Ao final, apenas 21 (vinte e um) cursos trazem no texto do PPC uma seção específica para a apresentação da forma como o acompanhamento de seus egressos é conduzida. Relativamente à categoria Avaliação da Política de Acompanhamento de Egressos, com relação à inserção profissional, observou-se que as informações são coletadas por meio de formulários e questionários on-line e mediante abordagem presencial quando da participação em eventos promovidos pelo curso/IES. Para promover a participação dos egressos na vida da IES e dos cursos os PPC relatam ações como a manutenção de registros atualizados; a realização de pesquisas de satisfação e o acompanhamento profissional; assim como a promoção de intercâmbio entre ex-alunos e a divulgação de inserção de egressos no mercado de trabalho. Também são incentivadas a participação em eventos como encontros, cursos de extensão, capacitação e palestras, e uso de instalações como bibliotecas e laboratórios em algumas IES. Como ações para formação a continuada dos egressos destacam-se os encontros, cursos de extensão, capacitações e palestras direcionadas a egressos; ingresso incentivado em programas de mestrado da IES e em cursos de pós-graduação em geral. No entanto, os PPC não mencionam ações para conhecimento da percepção de empregadores quanto à aderência da formação acadêmica com a atuação profissional dos egressos. Relativamente ao uso das informações levantadas e divulgadas sobre egressos, os relatos das entrevistadas confirmam seu uso para monitoramento e avaliação da qualidade do ensino; direcionamento de eventos e para avaliação do PPC. |
Abstract: | This study was explored the assessment strategies and practices used and adopted by bachelor’s degree in accounting colleges at federal public and state universities in Brazil for collecting, monitoring and information sharing and actions related to the students monitoring, through the analysis documentary analysis of their institutional portals and Course Pedagogical Projects (PPC). The first point of this research, of exploratory behavior, and with a qualitative approach, it were collected data and information, and the procedures were shared into three stages: in the first one, it was looked for electronic addresses of Higher Education Institutions (IES), through the electronic address of the Ministério da Educação (MEC), to identify federal and state universities by names and electronic addresses, handed out by regions and states, to verify those that offer the Bachelor's Degree in Accounting graduation. After, it was verified each website to identify those that use institutionalized policies for help and be close to the students, which are published online. In the second stage, documentary research was carried out in the PPCs, in order to verify how the graduates monitoring is described in these documents and which strategies and actions were defined for this purpose. In the third stage, interviews were conducted with the college coordinators and presidents of Structuring Teaching Centers (NDE) to understand the effectiveness of this monitoring way, as well as the information use. To do all this, it was used a Discursive Textual Analysis to interpret, based on the information reading on the IES websites and in the respective PPCs courses and, to identify and analyze the different policies for graduates monitoring possibly developed by the colleges. It was found that, among the 73 (seventy-three) Brazilian federal and state public universities that offer the Bachelor's Degree in Accounting, in 124 (one hundred and twenty-four) campuses, only 4 (four) federal universities and one state public institution satisfy fully with the deliberations established by the National Higher Education Assessment System (Sinaes) regarding the Monitoring of Graduates. They are the Federal Rural University of the Amazon (UFRA) on the Tomé-Açú campus (North region); the Federal University of Cariri on the Juazeiro do Norte campus (Northeast region); the Federal University of Mato Grosso do Sul, for the four campuses Campo Grande, Corumbá, Nova Andradina, and Três Lagoas (Central-West region); and the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis campus (South region), and the State University of Tocantins (Unitins), Paraíso campus (North region). It was found that the five HEIs have electronic portals with updated information, with written and video testimonials, about the perception of graduates regarding the adherence of academic and professional performance, when they hold positions and functions in the accounting area. In these websites are shown data collection instruments and disclose results about graduates through tables and graphs. The analysis of the PPCs showed that among the 124 campuses that offer Bachelor's Degree in Accounting, a total of 35 (thirty-five) of them do not publish their PPCs; 68 (sixty-eight) of them publish their PPCs, but do not have specific content for discussion about monitoring graduates. In the end, only 21 (twenty-one) colleges include a specific section in the PPC text to present how the monitoring of their graduates is conducted. Talking about the assessment of the Graduate Monitoring Policy, with respect to professional integration, information is collected through online forms and questionnaires and through face-to-face interviews when it is possible attending in events promoted by the college. To promote the participation of graduates in the HEI and the courses, the PPCs report actions such as maintaining updated records; conducting satisfaction surveys and professional monitoring; as well as promoting exchanges between former students and publicizing the integration of graduates into the job market. Participation in events such as meetings, extension courses, training and lectures, and use of facilities such as libraries and laboratories in some HEIs are also encouraged. As actions for the continued education of graduates, the following stand out: meetings, extension courses, training and lectures aimed at graduates; encouraged entry into HEI master's programs and postgraduate courses in general. However, the PPCs do not mention actions to show about employers' perceptions regarding the alignment of academic training with the professional performance of graduates. Comparatively with the use of information collected and disseminated about graduates, the interviewees' reports confirm its use for monitoring and evaluating the quality of education, directing events and for evaluating the PPC. |
Palabras clave: | Acompanhamento de Egressos Política Institucional de Acompanhamento de Egressos Sinaes Formação Acadêmica Inserção Profissional Ciências Contábeis |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Tema: | Contabilidade Controladoria Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil) Projeto pedagógico especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Cita: | OLIVEIRA, Kátia Vieira Santos. Política institucional de acompanhamento de egressos: uma estratégia para avaliação dos cursos de graduação em Ciências Contábeis. 2025.89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.98 . |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.98 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44911 |
Fecha de defensa: | 7-feb-2025 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis |
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