Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-6244-7050 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21 |
| Autor(es): | Oliveira, Catarina Savietto de |
| Primeiro orientador: | Paula, José Eduardo de |
| Primeiro membro da banca: | Oliveira, Carlos Eduardo Santos de |
| Segundo membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz de |
| Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso, acompanhamos as escolhas artístico-pedagógicas que atravessam a vivência e o desenvolvimento da “Oficina 21: entre o performativo e ficcional”. Observamos a trajetória inicial de uma artista-docente no teatro, passando pelas experiências no “Drama” até sua chegada na oficina em questão, na qual se depara com os jogos, a didática, os “erros” e os acertos, até chegar no momento da “falha”, onde errar se torna parte do aprendizado e deve ser devidamente aproveitado e transformado. A expectativa de encontrar uma estrutura de jogo que permita encaixar diferentes contextos ficcionais se transforma em possibilidade de exercitar a docência em teatro, além de criar um roteiro dramatúrgico como suporte para o exercício cênico final. |
| Abstract: | In this work, we follow the artistic-pedagogical choices that shape the application and development of "Workshop 21: Between the Performative and Fictional." We observe the track of an artist-educator in theater, passing through her experiences in "Drama", the workshop, showing the games, teaching methods, "mistakes" and successes, and the moment of "failure" that's about when mistakes become part of the learning process and must be transformed. The expectation of finding a game structure that would allow different fictional contexts becomes an opportunity to exercise teaching, while also creating a script to support the final scene exercise. |
| Palavras-chave: | Jogo teatral Ficção Improvisação Performatividade Pedagogia teatral Theater games Fiction Improvisation Performativity Theater education |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | OLIVEIRA, Catarina Savietto de. Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862 |
| Data de defesa: | 21-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JogosTeatraisContextos.pdf | TCC | 767.2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
