Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6244-7050
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21
Author: Oliveira, Catarina Savietto de
First Advisor: Paula, José Eduardo de
First member of the Committee: Oliveira, Carlos Eduardo Santos de
Second member of the Committee: Paula, Wellington Menegaz de
Summary: Neste trabalho de conclusão de curso, acompanhamos as escolhas artístico-pedagógicas que atravessam a vivência e o desenvolvimento da “Oficina 21: entre o performativo e ficcional”. Observamos a trajetória inicial de uma artista-docente no teatro, passando pelas experiências no “Drama” até sua chegada na oficina em questão, na qual se depara com os jogos, a didática, os “erros” e os acertos, até chegar no momento da “falha”, onde errar se torna parte do aprendizado e deve ser devidamente aproveitado e transformado. A expectativa de encontrar uma estrutura de jogo que permita encaixar diferentes contextos ficcionais se transforma em possibilidade de exercitar a docência em teatro, além de criar um roteiro dramatúrgico como suporte para o exercício cênico final.
Abstract: In this work, we follow the artistic-pedagogical choices that shape the application and development of "Workshop 21: Between the Performative and Fictional." We observe the track of an artist-educator in theater, passing through her experiences in "Drama", the workshop, showing the games, teaching methods, "mistakes" and successes, and the moment of "failure" that's about when mistakes become part of the learning process and must be transformed. The expectation of finding a game structure that would allow different fictional contexts becomes an opportunity to exercise teaching, while also creating a script to support the final scene exercise.
Keywords: Jogo teatral
Ficção
Improvisação
Performatividade
Pedagogia teatral
Theater games
Fiction
Improvisation
Performativity
Theater education
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Catarina Savietto de. Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862
Date of defense: 21-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosTeatraisContextos.pdfTCC767.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons