Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21 |
Author: | Oliveira, Catarina Savietto de |
First Advisor: | Paula, José Eduardo de |
First member of the Committee: | Oliveira, Carlos Eduardo Santos de |
Second member of the Committee: | Paula, Wellington Menegaz de |
Summary: | Neste trabalho de conclusão de curso, acompanhamos as escolhas artístico-pedagógicas que atravessam a vivência e o desenvolvimento da “Oficina 21: entre o performativo e ficcional”. Observamos a trajetória inicial de uma artista-docente no teatro, passando pelas experiências no “Drama” até sua chegada na oficina em questão, na qual se depara com os jogos, a didática, os “erros” e os acertos, até chegar no momento da “falha”, onde errar se torna parte do aprendizado e deve ser devidamente aproveitado e transformado. A expectativa de encontrar uma estrutura de jogo que permita encaixar diferentes contextos ficcionais se transforma em possibilidade de exercitar a docência em teatro, além de criar um roteiro dramatúrgico como suporte para o exercício cênico final. |
Abstract: | In this work, we follow the artistic-pedagogical choices that shape the application and development of "Workshop 21: Between the Performative and Fictional." We observe the track of an artist-educator in theater, passing through her experiences in "Drama", the workshop, showing the games, teaching methods, "mistakes" and successes, and the moment of "failure" that's about when mistakes become part of the learning process and must be transformed. The expectation of finding a game structure that would allow different fictional contexts becomes an opportunity to exercise teaching, while also creating a script to support the final scene exercise. |
Keywords: | Jogo teatral Ficção Improvisação Performatividade Pedagogia teatral Theater games Fiction Improvisation Performativity Theater education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Catarina Savietto de. Jogos teatrais em contextos ficcionais: processo artístico-pedagógico da Oficina 21. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44862 |
Date of defense: | 21-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JogosTeatraisContextos.pdf | TCC | 767.2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License