Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44854
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Laboratórios de informática, tecnologias digitais e Internet no ensino de História: experiências docentes na rede municipal de Uberlândia (2000-2023) |
Alternate title (s): | Computer labs, digital technologies and Internet in History teaching: teaching experiences in the municipal network of Uberlândia (2000-2023) |
Author: | Oliveira, Nilza Aparecida da Silva |
First Advisor: | Franco, Aléxia Pádua |
First member of the Committee: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Second member of the Committee: | Pereira, Ana Carolina Barbosa |
Third member of the Committee: | Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da |
Fourth member of the Committee: | Santos, Adriana Cristina Omena dos |
Summary: | A presente Tese buscou compreender a utilização das tecnologias digitais com destaque para a Internet nas práticas docentes de professores e professoras que lecionaram a disciplina curricular de História nos anos finais do Ensino Fundamental, no período dos anos 2000 a 2023, nos espaços dos laboratórios de informática da Rede Municipal de Educação de Uberlândia/MG. Para isso, o problema de pesquisa girou em torno das seguintes questões: quais foram as práticas, os projetos de ensino, os softwares, os aplicativos, as plataformas e enfim, os recursos off-line e on-line que professores/as de História usaram nos laboratórios de informática na Rede municipal de Uberlândia? Como os/as professores/as incorporaram a Internet na preparação e execução de suas aulas? Qual(quais) referencial(ais) teórico-metodológicos do ensino de História e da Educação e tecnologia influenciaram os/as docentes ao se apropriarem da Internet como recurso didático-pedagógico? Para desenvolver essa problemática de investigação foram definidos como objetivos: compreender as políticas públicas de inserção das tecnologias digitais e inclusão digital no ambiente escolar e entender historicamente a constituição da sociedade contemporânea marcada pela cultura do digital. O tema proposto foi abordado por meio da metodologia qualitativa, tendo em vista os pressupostos teóricos de Flick (2004) e André (1995). Optamos pelos caminhos da história oral, que contempla múltiplas vozes que se embricam no objeto de pesquisa, tendo como base as orientações metodológicas de alguns autores dentre os quais estão Joan del Alcàzar Garrrido (1993), Paul Thompson (1992), Verena Alberti (2004) e Alessandro Portelli (1997, 2002). A pesquisa evidenciou que, prevaleceu nas práticas tecnodigitais dos/as professores/as de História a abordagem instrumentalista na qual as tecnologias aparecem como objeto neutro que atende às necessidades humanas. Logo, há uma ausência de problematização das tecnologias digitais e suas implicações para a sociedade do século XXI. Nesse sentido, há uma carência de discussões críticas sobre o papel das tecnologias na sociedade contemporânea, bem como as implicações do capitalismo neoliberal no contexto do mundo digital. O estudo apontou para a necessidade urgente de uma formação de professores e professoras de História que inclua estudos críticos sobre a base tecnológica digital e que promova reflexões sobre os impactos sociais, políticos, culturais e econômicos. |
Abstract: | This thesis aimed to understand the use of digital technologies, with emphasis on the internet, in the teaching practices of teachers who taught History in the final years of Elementary School, from the years 2000 to 2023, in computer laboratory spaces from the Municipal Education Network of Uberlândia/MG. In order to achieve this, the research problem revolved around the following questions: what were the practices, teaching projects, softwares, application programs, platforms, offline and online resources that History teachers used in the computer labs in the Uberlândia municipal network? How did teachers incorporate the Internet in the preparation and execution of their classes? What theoretical-methodological framework(s) for teaching History and Education and technology influenced teachers while appropriating the Internet as a didactic-pedagogical resource? In order to develop this research problem, the following objectives were defined: understand public policies for the insertion of digital technologies and digital inclusion in the school environment and historically understand the constitution of contemporary society marked by digital culture. The proposed theme was approached through qualitative methodology, taking into account the theoretical assumptions of Flick (2004) and André (1995). We decided for the paths of oral history, which includes multiple voices that are embedded in the research object, based on the methodological guidelines of some authors, including Joan del Alcàzar Garrrido (1993), Paul Thompson (1992), Verena Alberti ( 2004) and Alessandro Portelli (1997, 2002). The research showed that the instrumentalist approach in which technologies appear as a neutral object that meets human needs prevailed in the techno-digital practices of History teachers. Therefore, there is a lack of problematization of digital technologies and their implications for the 21st century society. In this sense, there is a lack of critical discussions about the role of technologies in contemporary society, as well as the implications of neoliberal capitalism in the context of the digital world. The study pointed to the urgent need for training practices for History teachers that include critical studies on the digital technological base and that promote reflections on social, political, cultural and economic impacts. |
Keywords: | Ensino de História Práticas docentes tecnodigitais Tecnologias digitais Laboratórios de informática |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Subject: | Educação História - Estudo e ensino Tecnologia de ponta e educação Tecnologia educacional |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | OLIVEIRA, Nilza Aparecida da Silva. Laboratórios de informática, tecnologias digitais e Internet no ensino de História: experiências docentes na rede municipal de Uberlândia (2000-2023). 2024. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5003 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5003 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44854 |
Date of defense: | 19-Dec-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LaboratoriosInformaticaTecnologias.pdf | Tese | 1.95 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License