Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44853
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7483-0865
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Oralidade enquanto prática de linguagem no contexto de um livro didático
Alternate title (s): Orality as Language Practice's in the Context of a Textbook
Author: Luz, Laura Oliveira da
First Advisor: Godoi, Eliamar
First member of the Committee: Amado, Giselly Tiago Ribeiro
Second member of the Committee: Bernardes, Raquel
Summary: Esse estudo, a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tem como objetivo geral analisar a forma como a habilidade da oralidade enquanto prática de linguagem é abordada no livro didático, descrevendo o tratamento dispensado, pela obra, aos gêneros da oralidade. Em específico, a busca é por apresentar os gêneros da oralidade que são contemplados no livro didático analisado; verificar se a habilidade de oralidade é desenvolvida na obra de forma contextualizada pelas práticas, gêneros e diferentes objetos do conhecimento e por último, apontar experiências de prática de linguagem oral que contribuam para a ampliação dos letramentos e que possibilitem a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade. A fundamentação teórica do presente trabalho foi feita com base em livros, teses e artigos dos últimos vinte anos para ter um panorama da concepção e evolução das atividades propostas e conteúdo programático propostos pela BNCC, PCNs e no livro didático. A partir disso, após a análise dos dados coletados, foi feita a análise de um livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental utilizado em escolas da rede pública e a conclusão obtida é de que as atividades propostas para contemplar os gêneros da oralidade não são suficientes para preparar o aluno em todos os aspectos necessários para se expressar com clareza e coesão em diferentes ambientes e estâncias sociais que será inserido.
Abstract: This study, based on a qualitative bibliographic research, aims to analyze how the skill of oral communication, as a language practice, is addressed in the textbook, describing the treatment given to oral genres by the work. Specifically, the goal is to present the oral genres covered in the analyzed textbook; verify whether the skill of oral communication is developed in the work in a contextualized manner through practices, genres, and different knowledge objects; and lastly, identify oral language practice experiences that contribute to the expansion of literacy and enable meaningful and critical participation in various social practices permeated/constituted by oral communication. The theoretical foundation of this work was built based on books, theses, and articles from the last twenty years to provide an overview of the conception and evolution of the activities proposed and the curriculum content outlined by the BNCC, PCNs, and the textbook. Based on this, after analyzing the collected data, a 7th-grade textbook used in public schools was examined, and the conclusion drawn is that the activities proposed to address the oral genres are not sufficient to prepare the student in all necessary aspects to express themselves with clarity and cohesion in different environments and social settings they will be part of.
Keywords: ensino
teaching
gêneros orais
oral genres
material de apoio
support material
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: LUZ, Laura Oliveira da. Oralidade Enquanto Prática de Linguagem no Contexto de um Livro Didático. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44853
Date of defense: 7-May-2024
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OralidadeEnquantoPratica.pdfTCC722.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons