Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44852
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2066-7425
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Processo colaborativo no interior de Minas Gerais: diálogos entre a criação e seu contexto
Título (s) alternativo (s): Collaborative process in Minas Gerais: dialogues between creation and its context
Autor: Arvelos, Flávia Carvalho
Primer orientador: Wuo, Ana Elvira
Primer miembro de la banca: Fischer, Stela Regina
Segundo miembro de la banca: Arantes, Luiz Humberto
Resumen: A presente investigação tem como objetivo principal sistematizar uma metodologia de trabalho para o processo de criação de um espetáculo teatral por meio do modo colaborativo com o Coletivo Recomendados, grupo situado na cidade de Patrocínio-MG, e correlacionar os aspectos do contexto à forma com que a criação ocorre. Acredita-se que a união entre o processo colaborativo e a cena teatral patrocinense possa ser um espaço de destaque para uma abrangente discussão. Habitualmente, quando nos debruçamos sobre a história do teatro brasileiro, os episódios que emergem como transformadores e importantes correspondem, em sua maioria, a produções realizadas nos grandes centros urbanos. O conceito de teatro colaborativo é recém-chegado a esse cenário da cidade de Patrocínio, talvez seja um projeto pioneiro para a região. A pesquisa em andamento é de caráter qualitativo, exploratória, considerando a prática como pesquisa (FERNANDES, 2014) (HASEMAN, 2002), a qual é a guia dos instrumentos do recolho e análise de dados, à medida em que o processo caminha, revela os recursos a serem utilizados. Possui base teórico metodológica apoiada no processo criativo com abordagem conceitual no trabalho colaborativo em conversação com o contexto descrito anteriormente. Os principais autores e autoras estudados: Fischer (2003), Abreu (2003), Araújo (2008), Garcia (2006), Nicolete (2002). A pergunta norteadora da pesquisa: É possível sistematizar uma metodologia para um processo de criação teatral por meio do modelo colaborativo com o Coletivo Recomendados na cidade de Patrocínio? Essa investigação possivelmente contribuirá para descentralização da pesquisa em artes cênicas, uma chance de trazer visibilidade para a atuação de artistas que não existem no mapa artístico nacional, seja ele acadêmico ou midiático, pensando diretamente no movimento teatral patrocinense, em que os artistas carecem de novas referências para que o movimento se alimente, desenvolva-se e transforme o panorama do teatro no município.
Abstract: The main objective of this investigation is to systematize a working methodology for the process of creating a theatrical show through collaborative mode with Coletivo Recomendados, a group located in the city of Patrocínio-MG, and to correlate the aspects of the context with the way in which the creation occurs. It is believed that the union between the collaborative process and the sponsored theater scene could be a prominent space for a comprehensive discussion. Usually, when we look at the history of Brazilian theater, the episodes that emerge as transformative and important correspond mostly to productions carried out in large urban centers. The concept of collaborative theater is a recent arrival in the city of Patrocínio, perhaps a pioneering project for the region. The research in progress is of a qualitative, exploratory nature, considering practice as research (FERNANDES, 2014) (HASEMAN, 2002), which is the guide of the instruments for collecting and analyzing data as the process progresses, revealing the resources to be used. It has a theoretical methodological basis supported by the creative process with a conceptual approach in collaborative work in conversation with the context described previously. The main authors studied: Fischer (2003), Abreu (2003), Araújo (2008), Garcia (2006), Nicolete (2002). The guiding research question: Is it possible to systematize a methodology for a theatrical creation process through the collaborative model with Coletivo Recomendados in the city of Patrocínio? This investigation will possibly contribute to the decentralization of research in performing arts, a chance to bring visibility to the work of artists who do not exist on the national artistic map, be it academic or media. Thinking directly about the Patrocinense theatrical movement, in which artists lack new references for the movement to feed, develop and transform the panorama of theater in the city.
Palabras clave: creation process
collaborative process
indoor theater
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Tema: Artes Cênicas
Teatro brasileiro
Teatro experimental
Teatro participativo
Companhias de teatro
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Cita: ARVELOS, Flávia Carvalho. Processo colaborativo no interior de Minas Gerais: diálogos entre a criação e seu contexto. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidades Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5125
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5125
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44852
Fecha de defensa: 12-jul-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessoColaborativoInterior.pdf3.48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.