Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44843
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7523-3958
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Competências do controller: uma análise das hard e soft skills
Título(s) alternativo(s): Controller competencies: an analysis of hard and soft skills
Autor(es): Lima, Fábio Almeida de
Primeiro orientador: Ferreira, Mônica Aparecida
Primeiro membro da banca: Silva, Clayton Robson Moreira da
Segundo membro da banca: Leal, Edvalda Araújo
Resumo: A evolução da profissão de Controller e a diversidade de perfis que a compõem, evidenciam uma lacuna na compreensão das competências necessárias, sejam elas hard ou soft skills, para o efetivo exercício da função. A falta de consenso se estende às competências mais presentes na atuação do profissional e àquelas exigidas pelas organizações como fundamentais para a posição de Controller. Estas competências, baseadas em conhecimentos, habilidades e atitudes, compõem a Tríade CHA, abordagem teórica que fundamenta esta pesquisa. Nesse contexto, objetivo geral do estudo é compreender como as hard e soft skills necessárias para o exercício da função de Controller estão alinhadas às exigências do mercado de trabalho. Para atendimento ao objetivo, utilizou-se da pesquisa qualitativa. A construção das evidências se deu em duas etapas, a primeira foi uma coleta documental em sítio de disponibilização de vagas de emprego, extraindo as exigências para posição de Controller, verificando quais são as principais hard e soft skills requeridas pelo mercado de trabalho. E a segunda foi realização de entrevistas com profissionais Controllers, com o objetivo de compreender como eles utilizam as principais hard e soft skills em sua atuação. Para o tratamento dessas evidências, os anúncios de vagas foram categorizados em hard e soft skills, permitindo identificar quais as competências mais requisitadas para os Controllers, e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de categorização e análise de conteúdo. Os resultados mostram que as hard e soft skills percebidas pelos Controllers como importantes estão alinhadas às exigências do mercado de trabalho, destacando competências como conhecimento em contabilidade, boa comunicação e proatividade. Observa-se ênfase nas hard skills, sendo que a integração entre hard e soft skills é considerada o ideal para o desenvolvimento das atividades do Controller.
Abstract: The evolution of the Controller profession and the diversity of profiles it encompasses highlight a gap in understanding the necessary competencies, whether hard or soft skills, for effectively performing the role. The lack of consensus extends to the competencies most commonly utilized by professionals and those deemed essential by organizations for the Controller position. These competencies, based on knowledge, skills, and attitudes, form the CHA Triad, the theoretical framework underpinning this research. In this context, the general objective of the study is to understand how the hard and soft skills required for the Controller role align with the demands of the labor market.To achieve this objective, a qualitative research approach was employed. The evidence was built in two stages. The first stage involved document collection from job posting websites to identify the requirements for the Controller position, focusing on the key hard and soft skills demanded by the labor market. The second stage consisted of interviews with professional Controllers to understand how they utilize key hard and soft skills in their roles. For evidence processing, the job postings were categorized into hard and soft skills, enabling the identification of the most requested competencies for Controllers. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed through categorization and content analysis. The results reveal that the hard and soft skills perceived by Controllers as important are aligned with labor market demands, highlighting competencies such as accounting knowledge, effective communication, and proactivity. An emphasis on hard skills is observed, although the integration of hard and soft skills is considered ideal for performing the Controller’s activities effectively.
Palavras-chave: hard skills
soft skills
controller
conhecimento
habilidade
atitude
hard skills
soft skills
knowledge
ability.
attitude
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Assunto: Contabilidade
Sistemas de controle inteligente
Contabilidade gerencial
Habilidades pessoais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Referência: LIMA, Fábio Almeida de. Competências do controller: uma análise das hard e soft skills. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis). - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.769.
Identificador do documento: http://lattes.cnpq.br/7949633314757040
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44843
Data de defesa: 22-Jan-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompetênciasControllerAnálise.pdfDissertação2.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.