Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44829
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ecos de Solidão - Estudo sobre a criação cênica
Autor: Souza, Yasmin Caroline Moreira da Cunha de
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Carvalho, Dirce Helena Benevides
Segundo miembro de la banca: Luz, Carla Almeida
Resumen: O presente trabalho é uma reflexão acerca das vivencias e desenvolvimento cênico na criação da cena “Ecos de Solidão” do ponto de vista da atuação e dramaturgia. O processo teve seu âmago na necessidade de falar sobre a mulher em cena, especificamente as suas amarras, através da obra “A Mulher sem pecado” de Nelson Rodrigues. Os principais elementos utilizados na criação cênica foram: Referencias diárias diversas do “ser mulher”, músicas, poemas, obras de Nelson Rodrigues, atuação por intensidades e dramaturgia autoficccional. O objetivo da cena é conversar a figura da “mulher de Nelson” de 1940 com a mulher contemporânea. Os seus anseios, individualidades, amarras, pecados e trazer o questionamento em relação aos dias atuais. Aqui também trago algumas reflexões referentes a direção da cena e os primeiros contatos com o público.
Abstract: This work is a reflection on the experiences and scenic development in the creation of the scene “Echoes of Solitude” from the point of view of acting and dramaturgy. The process had its core in the need to talk about women on stage, specifically their bonds, through the work “A Mulher sem pecado” by Nelson Rodrigues. The main elements used in the scenic creation were: diverse daily references to “being a woman”, songs, poems, works by Nelson Rodrigues, acting through intensities, autofictional dramaturgy, and the practice of Rasaboxes. The aim of the scene is to discuss the figure of Nelson's woman of 1940 with the contemporary woman. Her yearnings, individualities, ties, sins and to question her in relation to the present day. Here I also offer some reflections on the direction of the scene and the first contacts with the audience.
Palabras clave: Criação Cênica
Mulher
Nelson Rodrigues
Stage creation
Women
Nelson Rodrigues
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Yasmin Caroline Moreira da Cunha de. Ecos de solidão - um estudo sobre a criação cênica. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44829
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EcosSolidãoEstudo.pdfTCC1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.