Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44819
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A nova gestão pública em Goiás: relação entre as avaliações externas, as tecnologias de comunicação e as (trans) formações na gestão escolar no período de 2015 a 2023
Alternate title (s): The new public management in Goiás: relationship between external assessments, communication technologies and training as (trans) formations in school management in the period from 2015 to 2023
Author: Farias, Rosângela Henrique da Silva
First Advisor: França, Robson Luiz de
First member of the Committee: Tano, Cleide Francisca de Souza
Second member of the Committee: Lucena, Carlos Alberto
Third member of the Committee: Morais, Sergio Paulo
Fourth member of the Committee: Raimann, Ari
Summary: Esta pesquisa, intitulada “A Nova Gestão Pública em Goiás: relação entre as avaliações externas, as tecnologias de comunicação e as (trans.) formações na gestão escolar no período de 2015 a 2023”, vincula-se à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo conhecer e analisar as Diretrizes Operacionais que embasam o trabalho do gestor escolar em Goiás no período de 2015 a 2023. A pesquisa foi realizada em etapas articuladas, abrangendo o levantamento bibliográfico, pesquisa teórica e documental contemplando aspectos relativos à concepção de gestão predominante; a influência das avaliações externas e a relação das tecnologias de comunicação no âmbito da gestão; as ações implantadas pela Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em prol dos resultados destas avaliações, bem como o cumprimento das metas estabelecidos pelo IDEB, dentre outros aspectos que mostrem como estas avaliações e a utilização das TICs vêm interferindo e/ou modificando a gestão escolar. A pesquisa foi orientada pelos objetivos específicos: identificar nas Diretrizes Operacionais da Secretaria de Estado da Educação em Goiás nos últimos 8 anos as políticas públicas de avaliação externa que norteiam o trabalho do gestor; identificar nos meios de trabalho da equipe gestora das unidades escolares a que serve as tecnologias de comunicação; localizar nos documentos oficiais indícios de domínio ou de autonomia nas ações do diretor escolar e por fim analisar o modelo de gestão escolar que emerge no contexto da nova gestão pública em Goiás. Em meio a esse contexto, a pergunta de pesquisa é: O que está velado nas políticas públicas de performatização do gestor escolar em Goiás? Essa função de gestor escolar funda-se em dois princípios: atuar como representante do Estado e do corpo coletivo da escola, e agir como um par avançado na instituição. Esse campo de investigação foi fundamentado nos seguintes aportes teóricos: Braverman, Castel, Coutinho, Gramsci, Gamboa, Manacorda, Marx, Mészáros, Paro, Saviani e outros. Com uma pesquisa qualitativa para análise dos documentos, utilizamos de tabelas e quadro demonstrativos, realizamos análise do conteúdo, interpretação e a construção do discurso que responde a nossa tese. No primeiro capítulo desta pesquisa apresenta-se como emerge a Nova Gestão Pública no Brasil e em Goiás. No segundo capítulo apresenta-se contextualizações das avaliações gerais no Brasil – INEP e em Goiás. O terceiro capítulo apresenta os fatores de complexificação do uso das tecnologias na gestão da escola em Goiás. No quarto e último capítulo analisa-se os dados da pesquisa e identifica a performatização da gestão escolar em Goiás: o que desvelam os documentos oficiais. No Brasil, nos anos 1990, a NGP é instituída tendo a suposta profissionalização dos servidores públicos, a democratização do acesso ao ensino e a gestão democrática como alguns de seus princípios. A análise confirma a tese as tecnologias de comunicação e as avaliações externas são vias de desenvolvimento a favor do Estado na performatização do gestor escolar para efetivar suas Diretrizes Operacionais. Nessa ótica o estudo mostra a demanda.
Abstract: This research, entitled “The New Public Management in Goiás: relationship between external assessments, communication technologies and training as (trans.) formations in school management in the period from 2015 to 2023”, is linked to the research line Work, Society and Education of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia. Its aims to understand and analyze the Operational Guidelines that support the work of school managers in Goiás in the period from 2015 to 2023. The research will be carried out in articulated stages, covering bibliographical survey, theoretical research and analysis of official documents covering aspects related to the conception predominant management; the influence of external assessments and the relationship of communication technologies within the scope of management; the actions implemented by the State Secretariat for Education, Culture and Sport (Seduce) in favor of the results of these evaluations, as well as the fulfillment of the goals established by IDEB, among other aspects that may show how these evaluations and the use of ICTs have been interfering and/or modifying school management. The research is guided by the secondary objectives: to identify in the Operational Guidelines of the Education State Secretariat in Goiás in the last 8 years the public external evaluation policies that guide the manager's work; to identify among the means of work of the management team in the school units which one serves to communication technologies; to locate in official documents signs of dominance or autonomy in the school director's actions and, finally, to analyze the school management model that emerges in the context of new public management in Goiás. In the midst of this context, the research question is: What is veiled in public policies for the performance of school managers in Goiás? This role of school manager is based on two principles: acting as a representative of the State and the collective body of the school, and acting as an advanced peer in the institution. In this sense, this field of investigation was based on the following theoretical contributions: Braverman, Castel, Coutinho, Gramsci, Gamboa, Manacorda, Marx, Mészáros, Paro, Saviani and others. We opted for qualitative research in order to analyze the documents, thus we will use tables and demonstrative charts, then we will analyze the content, interpretation and construction of the discourse to respond to our general and specific objectives. The first chapter of this research presents how New Public Management emerges in Brazil and Goiás. The second chapter presents contextualizations of general assessments in Brazil – INEP and in Goiás, highlighting the ways in which they were instituted in Brazil. The third chapter presents the factors of complexification of the technology’s use in school management in Goiás. Finally, in the fourth and final chapter, the research data is analyzed and the performatization of school management in Goiás is identified: what the official documents reveal. In Brazil, in the 1990s, the NGP was established with the supposed professionalization of public servants, the democratization of access to education and democratic management as some of its principles. The analysis confirms the hypothesis that the figure of the school director is an instrument to capture results and statistics considered by governments to be extremely important for the development of education. From this perspective, the study shows the demand.
Keywords: Avaliação Externa,
Nova Gestão Pública;
Políticas Educacionais
Tecnologias de Comunicação
External Assessment
New Public Management
Educational Policies
Communication Technologies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Gestão Pública - Goiás
Políticas Educacionais - Goiás
Comunicação e tecnologia - Goiás
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: FARIAS, Rosângela Henrique da Silva. A nova gestão pública em Goiás: relação entre as avaliações externas, as tecnologias de comunicação e as (trans) formações na gestão escolar no período de 2015 a 2023. 2024. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5508.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5508
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44819
Date of defense: 29-Nov-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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