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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44811
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Tecnoestresse em servidores públicos de instituições federais de ensino durante a pandemia da covid-19: antecedentes, consequentes e implicações regionais |
Alternate title (s): | Technostress in public service workers of federal educational institutions during the covid-19 pandemic: antecedents, consequences and regional implications |
Author: | Souza Júnior, Renato César de |
First Advisor: | Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira |
First member of the Committee: | Valadão Júnior, Valdir Machado |
Second member of the Committee: | Cappellozza, Alexandre |
Third member of the Committee: | Bueno, Janaína Maria |
Fourth member of the Committee: | Melo, Daniela de Castro |
Summary: | Contextualização: Com o desenvolvimento e intensificação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs nas últimas décadas, a forma como o ser humano interage no contexto social se modificou. Neste sentido, o uso das TICs esteve mais presente na rotina das pessoas, sobretudo após a início da pandemia da COVID-19, que trouxe a necessidade de se trabalhar de forma remota como uma forma de proteção ao vírus. Embora existam benefícios, o uso exagerado das TICs pode trazer alterações comportamentais e efeitos para a saúde das pessoas como o tecnoestresse Objetivo: Esta tese tem como objetivo analisar os antecedentes e consequentes do tecnoestresse em servidores públicos de Instituições Federais de Ensino - IFEs durante a Pandemia da COVID-19. Método: A coleta de dados foi realizada por meio de questionário online aplicado a servidores públicos do Brasil. A amostra compreendeu 691 servidores, dos quais 371 foram docentes e 320 técnicos administrativos. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e, na próxima etapa, foram analisados por meio de Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais para teste de hipóteses. Por fim, foi realizada uma análise multigrupos para análise do efeito moderador do tipo de carreira do servidor. Resultados: Os resultados mostram um efeito negativo da inovatividade pessoal e do suporte organizacional nos níveis dos tecnoestressores (tecnoinvasão, tecnosobrecarga e tecnocomplexidade), além de um efeito positivo destes tecnoestressores na exaustão e nos distúrbios do sono. A exaustão e os distúrbios do sono, por sua vez, apresentam efeito negativo no desempenho no trabalho. A análise multigrupos identificou um efeito moderador da carreira do servidor em todas as relações, com exceção da relação entre tecnosobrecarga e distúrbios do sono. Além disso, os níveis de tecnoestresse foram maiores em docentes do que em técnicos administrativos, sendo a tecnosobrecarga e a tecnoinvasão as variáveis com maiores diferenças entre os grupos. A exaustão foi ligeiramente maior no grupo dos docentes, enquanto os distúrbios do sono não apresentaram diferenças significativas entre os grupos. Já a percepção relativa à inovatividade pessoal, suporte organizacional e desempenho no trabalho foi maior no grupo dos técnicos administrativos. Aderência da pesquisa com a área de concentração do PPGAdm (Regionalidade e Gestão) e com a linha de pesquisa: Os resultados da pesquisa mostram como o trabalho remoto durante o período pandêmico impactou a qualidade de vida dos servidores das IFEs. Além disso, a pesquisa apresenta contribuições de caráter regional, ao incluir as implicações dos resultados para os gestores da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e das demais IFEs de Uberlândia e região. A pesquisa está, portanto, alinhada tanto à área de concentração do programa quanto à linha de Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade. Impacto e caráter inovador na produção intelectual: Nessa pesquisa, as lacunas teóricas identificadas foram exploradas em um contexto inédito ao abordar uma situação pandêmica e a coleta de dados com profissionais da educação que, em sua grande maioria, nunca haviam trabalhado remotamente. Impacto econômico, social e regional: Com relação aos impactos econômicos, os resultados da pesquisa permitem ampliar a discussão sobre o trabalho remoto no serviço público. Na perspectiva social, ressalta-se a relevância coletiva do tema, visto que a gestão de pessoas e a qualidade de vida no trabalho representam elementos-chave para a consecução de objetivos de qualquer organização, que no caso das IFEs se traduzem na melhor qualidade do ensino e do serviço público prestado para a população. Já no âmbito regional, cabe ressaltar que a amostra desta pesquisa é majoritariamente composta por servidores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e das demais IFEs do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Goiás e Leste do Mato Grosso do Sul. Assim, a pesquisa apresenta contribuições especialmente para os gestores e servidores das IFEs dessas regiões, ao proporcionar informações relevantes para a tomada de decisão relacionada ao trabalho remoto e à adoção de novas tecnologias. Implicações regionais: Entende-se que os resultados desta pesquisa possuem implicações de caráter regional. Por exemplo: o suporte organizacional mostrou-se como um fator que pode mitigar os níveis de tecnoestresse, principalmente entre os técnicos-administrativos. Dessa forma, considerando os resultados deste estudo, gestores das IFEs do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Goiás e Leste do Mato Grosso do Sul podem incentivar ou até mesmo ampliar iniciativas nesse sentido, tendo em vista que diferentemente da inovatividade pessoal que representa um atributo individual, o suporte organizacional é um recurso que a organização pode utilizar no âmbito da gestão de pessoas. |
Abstract: | Context: Along with the development and intensification of the use of Information and Communication Technologies – ICTs in recent decades, the way human beings interact in the social context has changed. In this sense, the use of ICTs was more present in people's routine, especially after the start of the COVID-19 pandemic, which brought the need to work remotely as a way of protecting against the virus. Although there are benefits, the exaggerated use of ICTs can bring behavioral changes and effects on people's health, such as technostress. Objective: This thesis aims to analyze the antecedents and consequences of technostress in public service workers at Federal Educational Institutions - IFEs during the COVID-19 Pandemic. Method: Data collection was carried out through an online questionnaire applied to public service workers in Brazil. The sample comprised 691 employees, of which 371 were teachers and 320 administrative technicians. The data were analyzed using descriptive statistics and, in the next stage, they were analyzed using Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling to test hypotheses. Finally, a multigroup analysis was carried out to analyze the moderating effect of the publice service workers career type. Results: The results show a negative effect of personal innovativeness and organizational support on techno-stressors levels (techno-invasion, techno-overload and techno-complexity), in addition to a positive effect of these techno-stressors on exhaustion and sleep disorders. Exhaustion and sleep disorders, in turn, have a negative effect on work performance. The multigroup analysis identified a moderating effect of the public service workers’ career on all relationships, with the exception of the relationship between techno-overload and sleep disorders. Furthermore, technostress levels were higher in teachers than in administrative technicians, as techno-overload and techno-invasion being the variables with the greatest differences between the groups. Exhaustion was slightly higher in the teaching group, while sleep disorders did not show significant differences between the groups. The perception regarding personal innovativeness, organizational support and work performance was higher in the group of administrative technicians. Alignment of research with the concentration area of the PPGAdm: The research results show how remote work during the pandemic period impacted the quality of life of IFE employees. Furthermore, the research presents contributions of a regional nature, by including the implications of the results for managers at the Federal University of Uberlândia – UFU and other IFEs in Uberlândia and region. The research is, therefore, aligned both with the program's area of concentration and with the line of Society, Development and Regionality. Impact and innovative character in intellectual production: In this research, the theoretical gaps identified were explored in an unprecedented context by addressing a pandemic situation and collecting data from education professionals who, for the most part, had never worked remotely. Economic, social, and regional impact: Regarding economic impacts, the research results allow us to expand the discussion on remote work in the public service. From a social perspective, the collective relevance of the topic is highlighted, given that people management and quality of life at work represent key elements for achieving the objectives of any organization, which in the case of IFEs translate into better quality of work. education and public service provided to the population. At the regional level, it is worth highlighting that the sample of this research is mainly composed of employees from the Federal University of Uberlândia (UFU) and other IFEs in Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, South of Goiás and East of Mato Grosso do Sul. Thus, this research presents contributions especially for managers and employees of IFEs in these regions, by providing relevant information for decision-making processes related to remote work and the adoption of new technologies. Regional implications: It is understood that the results of this research have regional implications. For example: organizational support proved to be a factor that can mitigate levels of technostress, especially among administrative technicians. Thus, considering the results of this study, managers of IFEs in Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, South of Goiás and East of Mato Grosso do Sul can encourage or even expand initiatives in this sense, bearing in mind that unlike the personal innovativeness that represents a individual attribute, organizational support is a resource that organizations can use in the context of people management. |
Keywords: | Tecnoestresse Desempenho no Trabalho Distúrbios do Sono Exaustão Inovatividade Pessoal Regionalidade Suporte Organizacional COVID-19 Technostress Job Performance Sleep Disorders Exhaustion Personal Innovativeness Regionality Organizational Support |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Administração |
Quote: | SOUZA JÚNIOR, Renato César de. Tecnoestresse em servidores públicos de instituições federais de ensino durante a pandemia da COVID-19: antecedentes, consequentes e implicações regionais. 2024. 141 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5501 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2025.5501 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44811 |
Date of defense: | 10-Dec-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Administração |
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