Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44810
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-9666-3763
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma análise exploratória da relação entre Keynes e Hayek através da conexão wickselliana
Autor(es): Coimbra, Felipe Augusto Santos Motta
Primeiro orientador: Munhoz, Vanessa da Costa Val
Primeiro membro da banca: Pereira, Henrique Daniel Leite Barros Pereira
Segundo membro da banca: Azevedo, Raquel de Azevedo
Resumo: Dado que recessões são recorrentes nas economias modernas, este trabalho compara as abordagens de Keynes e Hayek sobre as causas das crises e do desequilíbrio econômico, destacando pontos comuns e divergências em suas teorias. Enquanto a abordagem clássica se fundamentava na autorregulação do mercado e na Lei de Say, argumentando que recessões resultam de intervenções externas que impedem o ajuste natural das forças de mercado, Keynes, por sua vez, introduz o conceito de demanda efetiva, enfatizando que a insuficiência de demanda agregada e as flutuações nas expectativas dos agentes são as principais causas das crises, sendo necessária a intervenção estatal para restaurar o equilíbrio. Já a Teoria Austríaca dos Ciclos Econômicos (TACE), liderada por Hayek, identifica na expansão inflacionária do crédito a origem dos desajustes na estrutura de produção, que resultam em maus investimentos e recessões inevitáveis. O presente trabalho também explora a "conexão wickselliana", que destaca a interação entre as taxas de juros monetária e natural na coordenação entre poupança e investimento e sua influência nas teorias de Keynes e Hayek. Por fim, discute-se o papel das expectativas econômicas, destacando como as decisões e previsões dos agentes impactam diretamente os ciclos econômicos e as políticas públicas. Conclui-se que, embora cada escola de pensamento ofereça explicações distintas, ambas possuem raízes na teoria wickselliana sobre o papel da taxa juros no desequilíbrio entre poupança e investimento, além de reconhecerem o papel da interação entre fatores reais e psicológicos, assim como na importância de entender o comportamento dos agentes econômicos para buscar mitigar os impactos das crises.
Palavras-chave: Keynes
Hayek
Crises Econômicas
Wicksell
Expectativas
Economic Crises
Expectations
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COIMBRA, Felipe Augusto Santos Motta. Uma análise exploratória da relação entre Keynes e Hayek através da conexão wickselliana. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44810
Data de defesa: 13-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseExploratóriaRelação.pdfTCC544.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.