Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZuza, Leandro Sena-
dc.date.accessioned2025-02-12T12:13:15Z-
dc.date.available2025-02-12T12:13:15Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationZUZA, Leandro Sena. Inserção automática de componentes em ambientes virtuais de treinamento para subestações de energia utilizando inteligência artificial. 2024. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5516. 75.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44802-
dc.description.abstractThe training with Virtual Reality (VR) has gained prominence in corporate and industrial environments. The execution of educational maneuvers in virtual environments reduces the risk that inexperienced employees face in hostile and highly dangerous situations, such as those found in power substations. However, modeling these environments requires specialized labor and consumes numerous hours of development. This dissertation proposes a prototype to automate the creation of Virtual Environments by identifying and inserting Core Air Reactors, present in power substations, using images captured by Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) and YOLOv8, a Convolutional Neural Network (CNN), with previous versions and different hyperparameter configurations. The training results indicated the superiority of YOLOv8 and its most accurate configuration. With the trained model, an application integrated with Unity software was developed, capable of receiving untrained photos, identifying the number of reactors present in the image, and finding their corresponding modeled objects, inserting them into the VR scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectAmbientes Virtuais de Treinamentopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectSubestação de Energiapt_BR
dc.subjectVANTspt_BR
dc.subjectYOLOv8pt_BR
dc.subjectVirtual Training Environmentspt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subjectPower Substationpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectEngenharia Elétricapt_BR
dc.titleInserção automática de componentes em ambientes virtuais de treinamento para subestações de energia utilizando inteligência artificialpt_BR
dc.title.alternativeAutomatic insertion of components in virtual training environments for power substations using artificial intelligencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Caetano, Daniel Stefany Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8584154563547427pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767009717402045pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Marcio José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012626154282569pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Valéria Farinazzo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004497626504668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4147168740407898pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO treinamento com Realidade Virtual (RV) tem ganhado destaque nos ambientes corporativos e industriais. A realização de manobras educativas em ambientes virtuais reduz o risco que colaboradores inexperientes enfrentam em situações hostis e de alta periculosidade, como as encontradas em subestações de energia. Contudo, a modelagem desses ambientes exige mão de obra especializada e consome inúmeras horas de desenvolvimento. Esta dissertação propõe um protótipo para automatizar a criação de Ambientes Virtuais, por meio da identificação e inserção de Reatores de Núcleo de Ar, presentes nas subestações de energia, utilizando imagens capturadas por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e a YOLOv8, uma Rede Neural Convolucional (RNC), com versões anteriores e em diferentes configurações de hiperparâmetros. Os resultados do treinamento indicaram a superioridade da YOLOv8, e a sua configuração mais precisa. Com o modelo treinado, foi desenvolvida uma aplicação integrada ao software Unity, capaz de receber fotos não treinadas, identificar a quantidade de reatores presentes na imagem e buscar seus objetos modelados correspondentes, inserindo-os na cena de RV.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Veterináriaspt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5516pt_BR
dc.orcid.putcode177977297-
dc.crossref.doibatchid81094df3-aba5-4dd5-821a-fb90e56885f4-
dc.subject.autorizadoEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.autorizadoAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.autorizadoInteligência artificialpt_BR
dc.subject.autorizadoSubestações elétricaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InsercaoAutomaticaComponentes.pdfDissertação6.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons