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ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8326-6839
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mobilização juvenil e combate à dengue: Teoria da Mudança, Neuroarquitetura e Nudges
Título (s) alternativo (s): Youth mobilization and the fight against dengue: Theory of Change, Neuroarchitecture and Nudges
Autor: Valeriano, Ana Flávia Aleixo
Primer orientador: Garrefa, Fernando
Primer miembro de la banca: Vital, Giovanna Teixeira Damis
Segundo miembro de la banca: Lima, Samuel do Carmo
Resumen: O ambiente construído desempenha um papel crucial no combate ou no aumento da proliferação do Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a arbovirose urbana mais prevalente no Brasil. Estima-se que cerca de 85% dos criadouros desse mosquito estejam localizados em residências (Ministério da Saúde do Brasil), devido à prática de acumular materiais e objetos de forma inadequada, resultando em locais com água parada, propícios para a reprodução do vetor. A modificação desses hábitos, por meio de ações simples e eficazes, pode ser impulsionada por projetos de conscientização social, que se revelam ferramentas essenciais nesse processo. Desde a infância, campanhas educativas nas escolas, muitas vezes promovidas por órgãos públicos, iniciam as orientações preventivas. Na adolescência, o nível de compreensão sobre a gravidade do problema aumenta, permitindo uma abordagem mais profunda. Este trabalho propõe uma abordagem baseada na “Teoria da Mudança”, aplicada em um estudo de caso com jovens entre 14 e 15 anos, estudantes de uma escola pública na cidade de Araxá, Minas Gerais. Além disso, são apresentadas análises de neuroarquitetura, associadas aos princípios de nudges, para investigar como aspectos do ambiente construído podem influenciar o comportamento e as práticas dos indivíduos no combate à dengue. Por meio de um modelo pedagógico inovador, que incorpora aulas dinâmicas, o estudo busca oferecer experiências práticas e impactantes, visando incentivar de forma duradoura o combate ao Aedes Aegypti. O objetivo central é promover o empoderamento dos adolescentes dentro do ambiente escolar e espera-se que esses jovens, ao serem incentivados a mudar hábitos, se tornem agentes de transformação dentro de suas residências e comunidades, contribuindo de maneira significativa para a erradicação do mosquito e a prevenção da dengue.
Abstract: The built environment plays a crucial role in combating or increasing the Aedes aegypti epidemic, a vector of diseases such as dengue, the most prevalent urban arbovirus in Brazil. It is estimated that around 85% of this mosquito's breeding sites are located in homes (Ministry of Health of Brazil), due to the practice of accumulating materials and objects in a contaminated form, resulting in places with stagnant water, suitable for the reproduction of the vector. Changing these habits, through simple and effective actions, can be driven by social awareness projects, which prove to be essential tools in this process. Since childhood, educational campaigns in schools, often promoted by public bodies, initiate preventive guidelines. During adolescence, the level of understanding about the severity of the problem increases, allowing a deeper approach. This work proposes an approach based on the "Theory of Change", applied in a case study with young people between 14 and 15 years old, students at a public school in the city of Araxá, Minas Gerais. Furthermore, they are neuroarchitectural analyses, associated with the principles of nudges, to investigate how aspects of the built environment can influence the behavior and practices of individuals in the fight against dengue. Through an innovative pedagogical model, which incorporates dynamic classes, the study seeks to offer practical and impactful experiences, promoting the formation of tension in the fight against Aedes aegypti. The central objective is to promote the empowerment of adolescents in the school environment and hope that these young people, when encouraged to change habits, become agents of transformation within their homes and communities, contributing significantly to the eradication of mosquitoes and the prevention of dengue.
Palabras clave: Combate à dengue
Teoria da mudança
Educação infanto juvenil
Comunidades saudáveis
Neuroarquitetura
Nudges
Fighting dengue
Theory of change
Child and youth education
Healthy communities
Neuroarchitecture
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO::ADEQUACAO AMBIENTAL
Tema: Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Cita: VALERIANO, Ana Flávia Aleixo. Mobilização juvenil e Combate à dengue: Teoria da Mudança, Neuroarquitetura e Nudges. 2025. 148 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.695.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.695
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44785
Fecha de defensa: 8-nov-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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