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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-10-25
Title: Ação Empreendedora na Educação Básica: Uma análise comparativa sob o ponto de vista regional
Alternate title (s): Entrepreneurial Action in Basic Education: A Comparative Analysis from a Regional Perspective
Author: Moura, Maria Vivaldina Rodrigues de
First Advisor: Borges, Alex Fernando
First member of the Committee: Borges, Jacquelaine Florindo
Second member of the Committee: Andrade, Daniela Meirelles
Summary: Contextualização: O empreendedorismo na educação representa uma abordagem inovadora que busca integrar práticas econômicas e sociais dentro do ambiente escolar. Ao promover uma mentalidade empreendedora, a educação capacita os alunos com habilidades práticas e técnicas, e também fomenta a criatividade, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Essas características são fundamentais para que os estudantes possam transformar ideias em ações concretas, contribuindo para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes. Nesse contexto, a pesquisa se propõe a compreender como as ações empreendedoras são desenvolvidas em escolas de educação básica da rede pública estadual. Objetivo: Compreender o desenvolvimento de ações empreendedoras em duas escolas de educação básica da rede pública estadual de Minas Gerais. Especificamente, buscou-se identificar as ações empreendedoras desenvolvidas nas instituições públicas de educação básica estudadas; verificar os resultados das ações empreendedoras no âmbito institucional, pedagógico e individual, na perspectiva dos diretores e professores das escolas estudadas; e analisar comparativamente as similaridades e diferenças em termos de ações empreendedoras observadas nos casos analisados, considerando possíveis particularidades regionais de sua manifestação. Método: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e teve como objetivo realizar um estudo descritivo, baseado em estudos de casos múltiplos e comparativos. O foco da análise está na comparação das realidades e evidências observadas, com o intuito de identificar semelhanças, diferenças e padrões entre os casos investigados. Essa estratégia permitiu uma compreensão mais profunda dos fenômenos analisados, proporcionando uma visão detalhada e contextualizada de cada caso. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, pesquisa documental, observação não-participante e tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados: A análise e discussão dos resultados da pesquisa indicam que as ações empreendedoras são desenvolvidas em uma perspectiva de desenvolvimento social, local e regional, no desenvolvimento de competências e habilidades, reflexão crítica, comportamento e atitude, cujo objetivo é a solução de problemas advindos de diferentes contextos. Diante disso, o empreendedorismo na educação pode atuar como um desenvolvedor de habilidades, que prepara para o mercado de trabalho, reduz desigualdades, melhora o desempenho do estudante, promove a criatividade e motiva os alunos. Logo a abordagem empreendedora no ambiente escolar traduz em oportunidade para viabilizar o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, por meio, do incentivo ao pensamento criativo e à autonomia. Projetos e iniciativas empreendedoras desenvolvidas por estudantes e professores podem resultar em negócios que beneficiam a comunidade escolar, mas que também impactam positivamente o seu entorno. Aderência da pesquisa com a área de concentração do PPGAdm (Regionalidade e Gestão) e com a linha de pesquisa: A pesquisa aborda o empreendedorismo público, no contexto educacional, especificadamente o desenvolvimento de ações empreendedora na educação básica, com foco na região do Triângulo Mineiro e Norte de Minas Gerais. Além disso, o estudo explora o potencial, as necessidades e oportunidades específicas de cada região, a partir de iniciativas locais, estimulando o desenvolvimento econômico e social. Impacto e caráter inovador na produção intelectual: As principais contribuições teóricas da pesquisa e o seu caráter inovador estão na introdução de novos conceitos, utilização de metodologias ativas, novas evidências empíricas. O caráter inovador da pesquisa reside nas abordagens metodológicas e na interdisciplinaridade ao desenvolver as ações e projetos empreendedores. Além disso, é inovador as implicações práticas e sociais, pois os resultados das ações apontam para a solução de problemas sociais, econômicos ou ambientais. Impacto econômico, social e regional: O impacto econômico evidenciado na pesquisa se dá pelo estímulo à economia local, desenvolvimento de habilidades, inclusão social e melhoria da qualidade do ensino. Com o desenvolvimento da educação empreendedora nas escolas os estudantes adquirem competências e habilidades, se preparando para o mercado de trabalho. Além disso, a introdução de novas metodologias e a rede de parcerias possibilita a criação de novas perspectivas de trabalho para professores, servidores, familiares de alunos e até mesmo para os egressos da educação básica. Em termos sociais, a pesquisa aborda a geração de oportunidades, a inclusão, resolução de problemas sociais, autonomia, responsabilidade social e ambiental, assim, as iniciativas adotadas proporcionam melhorias no local e região. E o impacto regional está nas especificidades das ações e do público pesquisado em cada região, no caso em Uberlândia e Montes Claros, uma vez que contribue para o desenvolvimento local. Além disso, os achados do estudo permitem aos gestores rever suas tomadas de decisões, com o intuito de promover uma articulação entre as ações empreendedoras e políticas públicas. Implicações regionais: As contribuições da pesquisa para as regiões de influência da Universidade Federal de Uberlândia - UFU são analisadas a partir da perspectiva econômica, social e ambiental. Considerando estas dimensões tem-se o desenvolvimento econômico local, a criatividade, melhoria da qualidade educacional, inclusão social, geração de emprego e adaptabilidade às demandas regionais. A implementação de ações empreendedoras na educação básica permite a adaptação a realidade local, as ações são desenvolvidas a partir das características específicas e do contexto regional. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável atendidos na pesquisa: A pesquisa atende ao objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” Referente ao objetivo 4, a pesquisa utiliza a meta 4.4 I. proposta de adequação que propõe até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. E a meta 4.7 I. proposta de adequação 1. Meta 4.7 (Nações Unidas) que estabelece que até 2030, deve-se garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. Os resultados da pesquisa evidenciam ações voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da promoção de atividades extracurriculares que abordam a arte e a cultura, como peças teatrais e apresentações musicais. Além disso, destacam-se a organização de competições e desafios entre os estudantes, que estimulam o interesse e o engajamento. Essas ações também envolvem o desenvolvimento de projetos práticos de natureza sustentável, como a criação de hortas, a reciclagem (incluindo a construção de objetos a partir de materiais recicláveis).
Abstract: Contextualization: Entrepreneurship in education represents an innovative approach that seeks to integrate economic and social practices within the school environment. By promoting an entrepreneurial mindset, education equips students with practical and technical skills, while also fostering creativity, problem-solving, and critical thinking. These characteristics are essential for students to transform ideas into concrete actions, contributing to the formation of more active and conscious citizens. In this context, the research aims to understand how entrepreneurial actions are developed in public state schools in basic education. Objective: The objective is to understand the development of entrepreneurial actions in two public state schools in Minas Gerais' basic education network. Specifically, the research aimed to identify the entrepreneurial actions developed in the studied public basic education institutions; verify the results of entrepreneurial actions in the institutional, pedagogical, and individual spheres from the perspective of the school principals and teachers; and analyze, comparatively, the similarities and differences in terms of entrepreneurial actions observed in the analyzed cases, consideram possible regional particularities of their manifestation. Method: The research adopts a qualitative approach and aimed to carry out a descriptive study based on multiple case studies and comparative analysis. The focus of the analysis is on comparing the realities and evidence observed, with the purpose of identifying similarities, differences, and patterns between the investigated cases. This strategy allowed for a deeper understanding of the phenomena analyzed, providing a detailed and contextualized view of each case. Data were collected through semi-structured interviews, document research, non-participant observation, and analyzed using content analysis techniques. Results: The analysis and discussion of the research results indicate that entrepreneurial actions are developed with a focus on social, local, and regional development, on developing skills and competencies, critical reflection, behavior, and attitudes, with the aim of solving problems arising from different contexts. Thus, entrepreneurship in education can serve as a skill developer, preparing students for the job market, reducing inequalities, improving student performance, promoting creativity, and motivating students. Therefore, the entrepreneurial approach in the school environment creates opportunities to facilitate personal and professional development, through the encouragement of creative thinking and autonomy. Entrepreneurial projects and initiatives developed by students and teachers can result in businesses that benefit the school community and also positively impact its surroundings. Relevance of the Research to the PPGAdm's Focus Area (Regionality and Management) and Research Line: The research addresses public entrepreneurship in the educational context, specifically the development of entrepreneurial actions in basic education, with a focus on the Triângulo Mineiro and North Minas Gerais regions. Additionally, the study explores the potential, needs, and specific opportunities of each region through local initiatives, stimulating economic and social development. Impact and Innovative Character in Intellectual Production: The main theoretical contributions of the research and its innovative character lie in the introduction of new concepts, the use of active methodologies, and new empirical evidence. The innovative nature of the research lies in its methodological approaches and interdisciplinarity in developing entrepreneurial actions and projects. Moreover, it is innovative in its practical and social implications, as the results of the actions point to solutions for social, economic, or environmental problems. Economic, Social, and Regional Impact: The economic impact evidenced in the research is reflected in the stimulation of the local economy, skill development, social inclusion, and improvement in education quality. With the development of entrepreneurial education in schools, students acquire competencies and skills, preparing for the job market. Furthermore, the introduction of new methodologies and the network of partnerships enables the creation of new job prospects for teachers, staff, students' families, and even for graduates of basic education. Socially, the research addresses the generation of opportunities, inclusion, the resolution of social problems, autonomy, social and environmental responsibility. Thus, the initiatives adopted contribute to improvements in the local and regional context. The regional impact lies in the specificities of the actions and the researched public in each region, namely in Uberlândia and Montes Claros, as it contributes to local development. Additionally, the study's findings allow managers to reconsider their decision-making processes, with the aim of promoting an alignment between entrepreneurial actions and public policies. Regional Implications: The contributions of the research to the regions influenced by the Federal University of Uberlândia (UFU) are analyzed from the economic, social, and environmental perspectives. Considering these dimensions, the research emphasizes local economic development, creativity, educational quality improvement, social inclusion, job creation, and adaptability to regional demands. The implementation of entrepreneurial actions in basic education allows adaptation to local realities, as the actions are developed based on the specific characteristics and regional context. Sustainable Development Goals Addressed in the Research: The research addresses Goal 4: "Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all." Regarding Goal 4, the research aligns with Target 4.4 I, which proposes to substantially increase the number of young people and adults with relevam skills, including technical and professional competencies, for employment, decent work, and entrepreneurship by 2030. Additionally, it aligns with Target 4.7 I, which establishes that by 2030, all students should acquire the knowledge and skills necessary to promote sustainable development, including through education for sustainable development, human rights, gender equality, peace and non-violence, global citizenship, and appreciation of cultural diversity and its contribution to sustainable development. The research results highlight actions focused on the Sustainable Development Goals (SDGs), such extracurricular activities that address arts and culture, including theatrical performances and musical presentations. Furthermore, there are organized competitions and challenges among students, stimulating interest and engagement. These actions also include the development of practical sustainable projects, such as creating gardens and recycling (including building objects from recyclable materials).
Keywords: Empreendedorismo Público
Ação Empreendedora
Educação Básica
Regionalidade
Public Entrepreneurship
Entrepreneurial Action
Basic Education
Regionality
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subject: Administração
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Administração
Quote: MOURA, Maria Vivaldina Rodrigues de. Ação empreendedora na Educação Básica: Uma análise comparativa sob o ponto de vista regional. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5209.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5209
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44731
Date of defense: 25-Oct-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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