Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44729
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Expo Brazilcore: Uma análise de design emocional e a estética no design de produtos nos últimos cinquenta anos |
Autor: | Vilarinho, Fellipe Nunes |
Primer orientador: | Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha |
Primer miembro de la banca: | Silva, João Carlos Riccó Plácido da |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Camila Amuy |
Resumen: | Hoje em dia, com o mundo globalizado e constantemente conectado, é muito mais fácil criar produtos que atendam às demandas de algum público específico com grande rapidez. Mas também é muito comum que esse produto acabe não se emplacando no mercado por uma questão de indiferença do público com a solução final, talvez pelo produto ser apenas funcional e acabar não gerando nenhum tipo de identificação do usuário com aquela solução, às vezes ter vários outros produtos que também já cumpram com a mesma função. Essa relação usuário/produto pode ser estudada de uma maneira mais aprofundada em uma área do design chamada design emocional. O design emocional trabalha com essa questão de como o design pode influenciar nas emoções, principalmente gerando identificação, dialogando com os cinco sentidos e com o repertório do público alvo desejado. Nos últimos anos, vem se falando bastante nos canais de comunicação sobre um termo chamado Brazilcore, que pode estar associado com a moda, com a artes plásticas, fotografia ou até mesmo como um modo de vida. Esse termo busca reunir desde móveis à programas de TV em um imaginário que contribui para a criação de uma cultura popular, que é capaz de fazer com que qualquer pessoa que tenha tido ao menos que um pouco de contato com informações da década de 1970 até hoje em dia - seja pelos veículos midiáticos, por vivências pessoais ou interpessoais - consiga reconhecer esses elementos, e consiga identificá-los e se sinta representada de alguma forma por eles. A relação que se cria entre o design emocional e o Brazilcore, é que os dois trabalham com a questão da identificação de um público específico. Então, busca-se com este trabalho, analisar o design emocional e a estética chamada Brazilcore e, a partir desta última, analisar também os produtos de design que em algum momento durante os últimos cinquenta anos estiveram presentes no cotididiano brasileiro e que geraram essa identificação tão grande nas pessoas com base nos estudos do design emocional. Ao final da pesquisa, será feita uma seleção desses produtos para que eles possam fazer parte de uma exposição fictícia que aconteceria no Museu Universitário de Arte (MUnA) em Uberlândia, e será criada uma campanha de divulgação dessa exposição através de peças gráficas impressas e digitais que una também o design emocional com o Brazilcore. |
Abstract: | Nowadays, with the globalized and constantly connected world, it is much easier to create products that meet the demands of a specific audience very quickly. But it is also very common for this product to end up not being successful in the market due to public indifference towards the final solution, perhaps because the product is only functional and ends up not generating any type of user identification with that solution, sometimes having several other products that also fulfill the same function. This user/product relationship can be studied in more depth in an area of design called emotional design. Emotional design works with this question of how design can influence emotions, mainly generating identification, dialoguing with the five senses and the repertoire of the desired target audience. In recent years, there has been a lot of talk on communication channels about a term called Brazilcore, which can be associated with fashion, visual arts, photography or even a way of life. This term seeks to bring together everything from furniture to TV programs in an imaginary that contributes to the creation of a popular culture, which is capable of making anyone who has had even a little contact with information from the 1970s to today nowadays - whether through media outlets, through personal or interpersonal experiences - be able to recognize these elements, be able to identify them and feel represented in some way by them. The relationship created between emotional design and Brazilcore is that they both work with the issue of identifying a specific audience. Therefore, this work seeks to analyze the emotional design and aesthetics called Brazilcore and, based on the latter, also analyze the design products that at some point during the last fifty years were present in Brazilian everyday life and that generated this identification so large in people based on emotional design studies. At the end of the research, a selection of these products will be made so that they can be part of a fictional exhibition that would take place at the Museu Universitário de Arte (MUnA) in Uberlândia, and a campaign will be created to publicize this exhibition through printed and digital graphic pieces that also combines emotional design with Brazilcore. |
Palabras clave: | Brazilcore design de produtos design emocional cultura popular exposição Brazilcore product design emotional design popular culture exhibition |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VILARINHO, Fellipe Nunes. Expo Brazilcore: Uma análise de design emocional e a estética no design de produtos nos últimos cinquenta anos. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44729 |
Fecha de defensa: | 25-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ExpoBrazilcoreAnálise(Anexo).pdf | TCC | 27.86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
ExpoBrazilcoreAnálise.pdf | TCC | 33.71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons