Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44720
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise do risco de ocorrência de trauma conforme a habitação dos gatos domésticos
Autor: Sousa, Miriane Cristina Morais de
Primer orientador: Crivellenti, Sofia Borin
Primer miembro de la banca: João, Carolina Franchi
Segundo miembro de la banca: Gouvêa, Fernanda Nastri
Resumen: Gatos não são animais que possuem a subserviência como característica de sua personalidade, e esse fato pode justificar parcialmente a dinamicidade da relação entre ser humano e gato ao longo da história, sendo representada de formas positivas ou negativas a depender do período analisado. Na Idade Contemporânea, é perceptível que houve uma mudança na mentalidade do ser humano a respeito do bem-estar animal e em relação à habitação do gato, que passou a ser classificado em domiciliado, semidomiciliado ou de vida livre. Os animais semidomiciliados têm acesso livre à rua sem supervisão do tutor, o que pode aumentar a chance de exposição às diversas doenças infectocontagiosas, ao trauma, e aos maus-tratos. Por serem animais que possuem características selvagens e terem personalidade individualista e autossuficiente, boa parte dos tutores pressupõe que o estilo de vida semidomiciliado é o mais saudável para o bem-estar ao associarem tal habitação à liberdade. Métodos, resultados e conclusão Foi realizado análise do histórico de prontuários médicos de pacientes felinos que deram entrada com queixa de trauma no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), no período de 11 de novembro de 2021 e 30 agosto de 2023, a fim de se obter informações a respeito do tipo de habitação no momento do trauma e, posteriormente ao trauma. Os dados foram distribuídos nas categorias 1, 2 e 3, as quais representaram, respectivamente, gatos domiciliados, gatos semidomiciliados e gatos de vida livre. Os resultados concluíram que a proporção de gatos que tem acesso à rua sofre trauma de forma significativamente superior aos gatos domiciliados, além disso, a mudança de habitação ocorrida pós-trauma não decorre de conscientização do tutor/ adotante em relação aos riscos que o acesso à rua pode trazer ao animal.
Palabras clave: gato
semidomiciliado
vida livre
cat
semi-domiciled
free life
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUSA, Miriane Cristina Morais de. Análise do risco de ocorrência de trauma conforme a habitação dos gatos domésticos. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44720
Fecha de defensa: 16-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Medicina Veterinária

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseRiscoOcorrência.pdfTCC382.67 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.