Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44716
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-5606-0245
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Os mecanismos de controle do “Programa Jovem de Futuro” para as escolas de ensino médio mineiras
Alternate title (s): The control mechanisms of the “Programa Jovem de Futuro” (PJF), (Youth of the Future Program), that has been implemented in the high schools of the State of Minas Gerais
Author: Nunes, Ilana Freitas
First Advisor: Pereira, Maria Simone Ferraz
First member of the Committee: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Second member of the Committee: Borges, Maria Célia
Summary: Esta pesquisa de mestrado vincula-se à linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e ao Projeto de Pesquisa: A Política Educacional no Estado de Minas Gerais e a Questão da Qualidade: avaliação externa e gestão na centralidade da agenda mineira. O objeto central da presente pesquisa é a investigação dos mecanismos de controle do Programa Jovem de Futuro (PJF), implementado nas escolas de Ensino Médio mineiras, com o recorte temporal de 2019-2024, durante a gestão do Partido Novo, do governador Romeu Zema (2019-2026). Para tanto, definiu-se como objetivo geral identificar como os mecanismos de controle do Programa Jovem de Futuro induzem a educação mineira às premiações; e como objetivos específicos: compreender a relação entre neoliberalismo e reforma empresarial da educação; percorrer o processo da reforma empresarial da educação e seus impactos na gestão escolar, analisar as concepções e os princípios presentes no Programa Jovem de Futuro implementado em Minas Gerais; e analisar as implicações dos mecanismos de controle do Programa Jovem de Futuro para a indução da busca de premiações na educação. Para alcançar os objetivos pretendidos, fundamentamos em Cellard (2012), Chizzotti (2000), Flick (2004 e 2009), Gil (2008), Kripka; Scheller; Bonotto (2015), Laville (1999), Minayo (2009) e Severino (2007). Esta é uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, como suporte teórico foram utilizados os seguintes autores: Abreu (2017), Adrião e Domiciano (2018), Anderson (1995 e 2020), Araújo (2007), Batista (1994), Boron (1999), Brandão (2017), Dale (2004), Dardot e Laval (2016), Ferreira (2006), Filho (2007), Freitas (2012, 2014, 2016 e 2018), Gentili (1996), Harvey (2014), Hypolito (2011), Laval (2019), Merquior (2007), Peroni e Caetano (2015), Rosar (2013), Porto (2009), Saad Filho e Morais (2018), Santomé (2013), Saviani (2007 e 2020), Silva (2005), Shiroma (2018) e Souza (2016). Na pesquisa documental foram analisados: os Relatórios de Atividade do Instituto Unibanco; os Relatórios de Atividades do Jovem de Futuro de Minas Gerais; os livros publicados pelo Instituto; os Planos de Governo do governador Romeu Zema; Lei, Memorandos e Resoluções da Secretaria de Educação de Minas Gerais, que possibilitaram compreender o Programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco (IU), implementado em Minas Gerais na fase piloto (2008-2010), durante o governo Aécio Neves (2003-2010), e atualmente pelo Partido Novo durante o governo de Romeu Zema (2019-2026). O PJF propõe a melhoria da qualidade da aprendizagem, alinhada ao ideário neoliberal, por meio da privatização da educação, com ênfase no controle e na premiação, com foco na lógica da eficiência e eficácia. As atividades do PJF seguem o modelo lógico intitulado Circuito de Gestão (CdG) com o método Plan, Do, Check e Act (PDCA), são monitoradas e os resultados mensurados de acordo com os indicadores educacionais: Ideb e Ideb Minas. Concluímos que mecanismos de controle são utilizados pelo Instituto Unibanco durante a implementação do PJF, nas escolas estaduais mineiras de Ensino Médio, e acarretam sanções e premiações.
Abstract: This master’s research is linked to the field of research “State, Policies and Management of Education” of the Postgraduate Program in Education at the Universidade Federal de Uberlândia (Federal University of Uberlândia) and to the Research Project: The Educational Policy in the State of Minas Gerais and the Issue of Quality: external evaluation and management at the center of Minas agenda. The core object of this research is the investigation of the control mechanisms of the “Programa Jovem de Futuro” (PJF), (Youth of the Future Program), that has been implemented in the high schools of the State of Minas Gerais, with the time frame from 2019-2024, during the management of the Novo Party, of governor Romeu Zema (2019-2026). Therefore, the main objective has been defined to identify how the control mechanisms of the Jovem de Futuro Program (PJF) lead Minas Gerais education to awards; and as specific objectives: to understand the relationship between neoliberalism and corporate education reform; to go through the process of business education reform and its impacts on school management, to analyze the concepts and tenets in the Jovem de Futuro Program (PJF) implemented in the State of Minas Gerais; and to analyze the implications of control mechanisms of the Jovem de Futuro Program for inducing the search for awards in education. To achieve the intended objectives, we based ourselves on Cellard (2012), Chizzotti (2000), Flick (2004 and 2009), Gil (2008), Kripka; Scheller; Bonotto (2015), Laville (1999), Minayo (2009) and Severino (2007). This is a bibliographic and documentary research with a qualitative approach. The following authors were used as theoretical support: Abreu (2017), Adrião and Domiciano (2018), Anderson (1995 and 2020), Araújo (2007), Batista (1994), Boron (1999), Brandão (2017), Dale (2004), Dardot and Laval (2016), Ferreira (2006), Filho (2007), Freitas (2012, 2014, 2016 and 2018), Gentili (1996), Harvey (2014), Hypolito (2011), Laval (2019), Merquior (2007), Peroni and Caetano (2015), Rosar (2013), Porto (2009), Saad Filho and Morais (2018), Santomé (2013), Saviani (2007 and 2020), Silva (2005), Shiroma (2018) and Souza (2016). In the documentary research the following were analyzed: The Activity Reports of Instituto Unibanco; The Activity Reports of Jovem de Futuro of Minas Gerais; the books published by the Institute; Governor’s Romeu Zema Government Plans; Law, Memorandums and Resolutions of the Education Department of Minas Gerais, which made it possible to understand the Jovem de Futuro Program of Instituto Unibanco (IU), carried out in Minas Gerais in the pilot phase (2008-2010), during the Aécio Neves government (2003-2010), and currently by Partido Novo during Romeu Zema’s government (2019-2026). The PJF proposes improving the quality of learning, aligned with neoliberal ideas, through the privatization of education, with an emphasis on control and rewards, focusing on the logic of efficiency and effectiveness. PJF activities follow the logical model titled “Circuito de Gestão” (CdG) Management Circuit, with the Plan, Do, Check e Act method (PDCA), are monitored and results are measured according to educational indicators: Ideb and Ideb Minas. We conclude that control mechanisms are used by Instituto Unibanco during the implementation of PJF Program in Minas Gerais State high schools and result in sanctions and rewards.
Keywords: Programa Jovem de Futuro
Minas Gerais
Neoliberalismo
Privatização
Young Future Program
Neoliberalism
Privatization
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Educação - Programas de atividades - Minas Gerais
Neoliberalismo - Minas Gerais
Privatização na educação - Minas Gerais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: NUNES, Ilana Freitas. Os mecanismos de controle do “Programa Jovem de Futuro” para as escolas de ensino médio mineiras. 2024. 230 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5245.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5245
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44716
Date of defense: 27-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MecanismosControlePrograma.pdfDissertação2.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons