Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44713
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2302-0677
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A reestruturação do cargo de analista pedagógico na rede municipal de educação de Uberlândia: análise do impacto da intensificação do trabalho desse profissional
Título (s) alternativo (s): The restructuring of the position of pedagogical analyst in the municipal education network of Uberlândia: analysis of the impact of intensifying the work of this professional
Autor: Reis, Camila Siqueira Fernandes
Primer orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primer miembro de la banca: Almeida, Cecidia Barreto
Segundo miembro de la banca: França, Robson Luiz
Resumen: Esta pesquisa pauta as transformações e a intensificação do trabalho dos analistas pedagógicos na rede municipal de Uberlândia. O estudo destaca que, desde 2004, com as mudanças nas legislações e concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SME), houve uma modificação significativa na nomenclatura e nas atribuições do cargo de Analista Pedagógico, incluindo a fusão de funções e a constante adição de novas tarefas e terminologias. O problema da pesquisa está centralizado na indagação de como a reestruturação do cargo, a partir da reformulação do plano de Cargos e Carreiras, de 2014, alterou o trabalho desses profissionais e quais foram as implicações dessas mudanças. A hipótese orientadora sugere que as mudanças legais acarretaram em novas e mais tarefas, levando à intensificação e precarização do trabalho dos analistas pedagógicos. O foco é analisar a classe desses especialistas, dialogando com autores que discutem sobre trabalho e educação como: Marx (2010), Antunes (2009, 2011), Braverman (1980), Previtalli e Fagiani (2015) e Saviani (2007). A metodologia utilizada baseia-se no materialismo histórico dialético, incluindo a revisão da literatura e a análise de documentos legais, nacionais e municipais, referentes à carreira docente e ao profissional analisado. O objetivo geral da pesquisa é analisar a reestruturação do cargo do Analista Pedagógico, usando como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as Diretrizes Nacionais Curriculares para o curso de Pedagogia, observando as mudanças significativas nas legislações municipais desde 2004. Há também objetivos específicos, como a análise da dialética entre trabalho e educação, o surgimento da profissionalização da supervisão escolar e as mudanças dessa função no cenário nacional, e os aspectos que contribuíram para a intensificação do trabalho do Analista Pedagógico. A revisão da literatura envolve discussões sobre o trabalho no capitalismo, a reestruturação produtiva do trabalho frente à investida do projeto neoliberal e da Nova Gestão Pública (NGP). A análise documental baseia-se em legislações nacionais e municipais, incluindo Leis de Diretrizes e Bases da Educação, decretos, resoluções, Planos de Cargos e Carreiras da Educação do município de Uberlândia-MG, e os editais dos concursos públicos.Os resultados da pesquisa demonstraram que a reestruturação do papel do Analista Pedagógico na rede municipal de Uberlândia, decorrente de alterações na legislação e no plano de carreira, a partir de 2004, intensificou as demandas e desafios enfrentados por estes profissionais. Essa transformação impactou significativamente tanto a qualidade da educação quanto no bem-estar desses indivíduos.
Abstract: This research focuses on the transformations and intensification of work among pedagogical analysts in Uberlândia's municipal network. The study highlights that, since 2004, with the changes in legislation and public contests of Uberlândia's Municipal Education Secretariat (SME), there has been a significant modification in the nomenclature and duties of the pedagogical analyst position, including the merging of functions and the constant addition of new tasks and terminologies. The research problem centers on the question of how the restructuring of the role, starting from the reformulation of the Job and Careers plan of 2014, altered the work of these professionals and what were the implications of these changes. The guiding hypothesis suggests that the legal changes resulted in new and more tasks, leading to the intensification and precariousness of the work of pedagogical analysts. The focus is to analyze the class of these specialists, dialoguing with authors who discuss work and education such as: Marx (2010), Antunes (2009, 2011), Braverman (1980), Previtalli and Fagiani (2015), and Saviani (2007). The methodology used is based on dialectical historical materialism, including literature review and analysis of legal, national, and municipal documents related to the teaching career and the professional being analyzed. The overall goal of the research is to analyze the restructuring of the pedagogical analyst's position, using as a basis the Law of Directives and Bases of Education (LDB) and the National Curricular Guidelines for the Pedagogy course, observing the significant changes in municipal legislation since 2004. There are also specific objectives, such as the analysis of the dialectic between work and education, the emergence of the professionalization of school supervision, and the changes in this function on the national scene, and the aspects that contributed to the intensification of the work of the pedagogical analyst. The literature review involves discussions about work in capitalism, the productive restructuring of work in the face of the neoliberal project and New Public Management (NPM). The documentary analysis is based on national and municipal legislation, including Laws of Directives and Bases of Education, decrees, resolutions, Plans of Jobs and Careers of Education of the municipality of Uberlândia-MG, and the notices of public contests.The research results demonstrated that the restructuring of the Pedagogical Analyst role in Uberlândia's municipal network, resulting from changes in legislation and the career plan since 2004, has intensified the demands and challenges faced by these professionals. This transformation significantly impacted both the quality of education and the well-being of these individuals.
Palabras clave: Educação
Analista Pedagógico
Precarização do trabalho
Education
Pedagogical Analyst
Precarious work
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Educação e pedagogia
Professores - Formação
Professores - Satisfação no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: Reis, Camila Fernandes Siqueira. A reestruturação do cargo de analista pedagógico na rede municipal de educação de Uberlândia: análise do impacto da intensificação do trabalho desse profissional. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5242.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5242
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44713
Fecha de defensa: 22-ago-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ReestruturaçãoCargoAnalista.pdfDissertação4.8 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.