Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44709
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual: uma proposta de sequência didática |
Alternate title (s): | Experimentation as a teaching strategy in teaching sciences for students with intellectual disabilities: a didactic sequence proposal. |
Author: | Pereira, Fernanda Alves de Freitas |
First Advisor: | Teodoro, Paulo Vitor |
Second Counselor: | Rigue, Fernanda Monteiro |
First member of the Committee: | Tavares Júnior, Melchior José |
Second member of the Committee: | Gauche, Ricardo |
Summary: | O ensino de Ciências da Natureza para estudantes com deficiência intelectual e que frequentam a Educação Especial é um campo emergente no que se refere a realização de estudos e pesquisas, uma vez que não existe, até o presente momento, um marco teórico robusto acerca dos desafios que esses enfrentam, notadamente, em relação ao acesso à educação inclusiva. Apesar da inclusão desses (as) estudantes ser um marco da Constituição Federal em vigor, ainda está longe de ser comemorada, haja vista as reais dificuldades de aprendizado dos indivíduos que apresentam algum tipo de necessidade específica relacionada à deficiência física ou intelectual. No que tange à deficiência intelectual (DI), as publicações científicas sobre os desafios enfrentados no âmbito escolar ainda são consideradas mais escassas. Portanto, o objetivo do presente estudo é refletir sobre a aplicabilidade do processo da experimentação investigativa no ensino de Ciências da Natureza, com ênfase na Química, para estudantes com DI. Em relação à metodologia, este estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, pela abordagem da pesquisa-ação. Ao total, oito estudantes da Educação Especial diagnosticados com DI, atestados por laudos médicos (CID F-70), na Rede Municipal de Uberlândia - MG participaram deste estudo. Desenvolvemos e aplicamos um Produto Educacional, disponível no apêndice desta dissertação, a partir de atividades experimentais com os estudantes do 6.º ano da escola em que realizamos a pesquisa. Com o auxílio de planejamento e da adoção da sequência didática (SD), descrita no corpo deste do presente trabalho, consideramos que o ensino das ciências pode pautar-se em ações pedagógicas que insere os estudantes com DI como participantes ativos no processo de ensino-aprendizagem, por exemplo, na dimensão da experimentação, a qual se apresentou com potencial para tal finalidade. |
Abstract: | The teaching of Natural Sciences for students with intellectual disabilities and who attend Special Education is an emerging field in terms of carrying out studies and research, since there is, to date, no robust theoretical framework regarding the challenges that they face, notably in relation to access to inclusive education. Although the inclusion of these students is a milestone of the current Federal Constitution, it is still far from being celebrated, given the real learning difficulties of individuals who have some type of specific need related to physical or intellectual disability. Regarding intellectual disability (ID), scientific publications on the challenges faced in schools are still considered scarce. Therefore, the objective of the present study is to reflect on the applicability of the process of investigative experimentation in the teaching of Natural Sciences, with an emphasis on Chemistry, for students with ID. Regarding methodology, this study is characterized as qualitative research, using the action research approach. In total, eight Special Education students diagnosed with ID, certified by medical reports (CID F-70), in the Municipal Network of Uberlândia - MG participated in this study. We developed and applied a sequence of experimental activities with 6th year students at the school where we carried out the research. With the help of planning and the adoption of the didactic sequence (SD), described in the body of this work, it is considered that science teaching can be based on pedagogical actions that insert students with ID as active participants in the process of teachinglearning, for example, in the dimension of experimentation, which presented potential for this purpose |
Keywords: | Deficiência Intelectual Sequência Didática Educação Especial Inclusão Experimentação Investigativa Intellectual Disability Special education Inclusion Investigative Experimentation Following Teaching |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Ciências - Estudo e ensino Incapacidade intelectual Ciência - Estudo e ensino Experiências didáticas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | PEREIRA, Fernanda Alves de Freitas. Experimentação como estratégia didática no ensino de ciências para estudantes com deficiência intelectual: uma proposta de sequência didática. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em m Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.160. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.160 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44709 |
Date of defense: | 19-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ExperimentaçãoEstratégiaDidática.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.