Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSegatto, Henrique de Moraes-
dc.date.accessioned2025-01-23T13:27:00Z-
dc.date.available2025-01-23T13:27:00Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationSEGATTO, Henrique de Moraes. Aplicação de técnicas de projeção multidimensional para análise do desempenho acadêmico dos alunos de graduação da FACOM-UFU.2024.29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44626-
dc.description.abstractIn recent years, undergraduate courses in Information Technology (IT) have shown high failure rates, resulting in a decrease in the number of graduates in their respective cohorts. Analyzing and understanding the causes of these failures are essential not only for students undergoing the graduation process but also for educators and educational administrators. Information Visualization techniques stand out for their ability to reveal patterns and trends in data, aiding in the understanding of observed phenomena. These tools hold significant potential for application in educational environments. However, most existing studies rely on data related to students’ lives outside academic institutions, particularly socioeconomic data. This study employs information visualization techniques and graphical representation to investigate the most suitable representations of student data and analyze observed behavior patterns. The techniques were applied to anonymized data of undergraduates in Information Systems and Computer Science courses, collected by the Academic Control Division (DICOA) of the Administration and Academic Control Directorate (DIRAC) at the Federal University of Uberlândia (UFU), along with synthetic data created for testing specific patterns. By applying these visualization techniques, it is possible to observe and compare the quality and correlation between complete datasets and dimensionality reduction techniques, thereby facilitating analysis and enabling an accurate assessment of students’ performance in each administered coursept_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectCiência de dados, Visualização de dados, Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados, Técnicas de Projeção Multidimensional.pt_BR
dc.subjectData Science, Data Visualization, Knowledge Driven Discovery, Multidimensional Scaling.pt_BR
dc.titleAplicação de técnicas de projeção multidimensional para análise do desempenho acadêmico dos alunos de graduação da FACOM-UFUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181954061121790pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181954061121790pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Maria Adriana Vidigal de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0532686872124118pt_BR
dc.contributor.referee3Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, tem-se observado que os cursos de graduação em Tecnologia da Informação (TI) vêm demonstrando elevados índices de reprovação, acarretando uma diminuição no número de concluintes nas respectivas turmas. A análise e a compreensão das causas dessas reprovações são fundamentais tanto para os discentes que estão no processo de graduação quanto para os docentes e gestores educacionais. Técnicas de Visualização de Informação destacam-se por revelar ao usuário padrões e tendências nos dados que auxiliam na compreensão dos fenômenos observados. Essas ferramentas detêm um potencial significativo para aplicação no ambiente educacional. Contudo, a maioria dos estudos existentes utiliza dados relacionados à vida extramuros das instituições de ensino, sobretudo dados socioeconômicos referentes aos alunos. Este estudo emprega técnicas de visualização de informação e representação gráfica para investigar as representações mais adequadas dos dados coletados de alunos e analisar padrões de comportamento observados. As técnicas foram aplicadas a dados anônimos de graduandos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, coletados pela Divisão de Controle Acadêmico (DICOA) da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIRAC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de dados sintéticos criados para teste de padrões específicos. Por meio da aplicação das técnicas de visualização, é possível observar e comparar a qualidade e a correlação entre os dados completos e as técnicas de redução de dimensão, facilitando, assim, a análise e permitindo uma avaliação precisa do desempenho dos alunos em cada disciplina administrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BSI_Tecnicas_de_Projecao_Multidimensional_Henrique_de_Moraes_Segatto.pdf857.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons