Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44601
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6711-3988
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Matéria orgânica e a disponibilidade de fósforo após adubação fosfatada em Latossolos muito argilosos da região do Cerrado Mineiro
Author: Azevedo, Mariana Silva
First Advisor: Costa, Enio Tarso de Souza
First member of the Committee: Senra, Eduardo Osório
Second member of the Committee: Jorge, Ricardo Falqueto
Summary: O fósforo (P) é um elemento essencial para a vida das plantas e sua limitação para produção agrícola associada ao risco de escassez desafiam pesquisadores na definição das melhores formas corretas de manejo da adubação fosfatada. Solos em regiões tropicais geralmente apresentam elevada capacidade de retenção de P, fazendo com que sejam necessárias intensas aplicações de adubos fosfatados. Nesses ambientes, a mineralogia do solo assume um papel importante na adsorção de P, devido à fixação do elemento nas superfícies dos minerais. Por outro lado, a matéria orgânica do solo (MOS) contribui na disponibilidade desse nutriente às plantas. Entre as classes de solos dominantes nos ecossistemas tropicais, tem-se os Latossolos, os quais são constituídos predominantemente por minerais muito intemperizados, tais como caulinita, goethita, hematita e gibbsita. Entre esses minerais, destacam-se os sequióxidos de ferro e alumínio, pela forte afinidade e elevada capacidade de adsorção de P. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da matéria orgânica na disponibilidade de P por meio dos extratores Mehlich 1 e 3 e Resina nos horizontes A, AB, BA e Bw de três Latossolos muito argilosos coletados na região do Cerrado Mineiro após adubação fosfatada. As amostras de solo coletadas em cada horizonte principal e transicional foram caracterizadas e doses crescentes de P (0; 22; 65; 131; 196; 240; 524; 786; 1047 e 1309 mg dm-³ de P, equivalentes a 0; 100; 300; 600; 900; 1200; 2400; 3600; 4800 e 6000 kg ha-1 de P2O5), utilizando como fonte o fosfato de cálcio (CaHPO4 2H2O PA), foram adicionadas até o valor próximo à sua capacidade máxima de adsorção. Após período de incubação (90 dias), foram realizadas quantificações do P disponível por meio dos extratores Mehlich 1 e 3 e Resina para avaliação do efeito do teor de matéria orgânica com relação a dose aplicada. O teor de matéria orgânica influenciou na capacidade de retenção de fósforo no solo e nas suas frações disponíveis extraídas pelos extratores Mehlich 1, Mehlich 3 e Resina. Os solos reteram a maior parte do fósforo adicionado (76 a 94%) ficando somente uma pequena porcentagem disponível (6 a 24%). Entre os extratores, o Mehlich 1 extraiu menores quantidades de P disponível (6%) comparado ao Mehlich 3 (15%) e a Resina (24%). De maneira geral, a maior concentração de matéria orgânica no horizonte A comparado ao Bw reduziu a adsorção de fósforo, aumentando sua disponibilidade, sendo esse aumento variável entre os extratores avaliados.
Keywords: solo
Fosfato
Extratores
Mehlich
Resina
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: AZEVEDO, Mariana Silva. Matéria orgânica e a disponibilidade de fósforo após adubação fosfatada em Latossolos muito argilosos da região do Cerrado Mineiro. 2024 .47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia). Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44601
Date of defense: 21-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatériaOrgânicaDisponibilidade.pdfTCC1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons