Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44594
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3718-1055
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Brincar e relações de gênero: uma análise da telenovela Carrossel como pedagogia cultural
Alternate title (s): Playing and gender relations: an analysis of the soap soap Carrossel as cultural pedagogy
Author: Carvalho, Beatriz Girão Enes
First Advisor: Prado, Vagner Matias do
First member of the Committee: Argenti, Márcia Cristina
Second member of the Committee: Baliscei, João Paulo
Third member of the Committee: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Fourth member of the Committee: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Summary: A presente Tese, vinculada à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa e situa-se no contexto das pedagogias culturais, à medida que se propõe a análise de um artefato cultural, a telenovela Carrossel. Esse estudo problematiza as manifestações do brincar, em suas interfaces com as relações de gênero, no que se refere aos regimes normativos de gênero nas infâncias ou transgressões e subversões dos binarismos por meio do brincar que podem ser expressos na telenovela Carrossel. Para tal utilizamos o conjunto de procedimentos PROVOQUE, composto por cinco etapas que são: Flertando, Percebendo, Estranhando, Dialogando e Compartilhando. Assistimos aos 310 episódios de Carrossel. Foram consideradas para análise oito cenas que apresentaram crianças na ação de brincar em interface com as relações de gênero, selecionadas a partir de um olhar de inquietação da pesquisadora que observou cenas que apresentassem fissuras das discussões dos estereótipos de gênero. Todas elas trazem as relações de gênero em diferentes manifestações do brincar. “Ela é uma moleca mesmo”; “Brincar com menina é divertido sim”; “Arrasa amiga!”, acontece durante uma brincadeira, “As outras cores são mais legais”; “Quero jogar também”; “Agora as damas fazem de tudo”, se referem a menção ao brincar, “Meninas não são objetos”; “Bando de frutosos”, acontecem em lugares específicos de brincar entre as crianças. Foram pensados dois focos de afetação para discussão das etapas, sendo 1) Regimes normativos de gênero nas infâncias; 2) Transgressões e subversões dos binarismos por meio do brincar. Para categoria 1, traremos três focos de experiência, sendo o primeiro eixo é a política do performativo, tendo a Judith Butler, o segundo eixo é a masculinidade hegemônica na perspectiva de Raewyn Connel e o terceiro eixo é o movimento da “Casa dos Homens” de Daniel Welzer-Lang. Para o foco de afetação 2, apresentamos outros 3 focos de experiência, sendo o primeiro se refere ao brincar como estratégia de subversão, no olhar de Gilles Brougere, o segundo se refere a Visibilidade da Infância em um diálogo com a ideia da Sociologia da Infância, no olhar de Manuel Jacinto Sarmento e Willian Corsaro e o terceiro eixo pensamos na produção de uma estética estranha que se apoia na teoria Queer de Judith Butler. Entendemos que o conjunto de procedimentos PROVOQUE pode contribuir com as discussões na educação, no âmbito da cultura visual, analisando as visualidades a partir dos estereótipos encontrados. E mais do que isso, PROVOQUE se mostrou potente para encontrar e discutir estratégias de subversão. Foi possível encontrar fissuras e pontuar caminhos outros, mesmo que sutis, nas relações de gênero. Carrossel com Pedagogia Cultural que é, encontra-se atual para possibilitar discussões sobre infância, brincar e as relações de gênero. Entendemos que esse artefato cultural produz possibilidades de discussão que apontam para estratégias de subversão aos binarismos de gênero e a invisibilidade da infância.
Abstract: This Thesis, linked to the Educational Knowledge and Practices Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU) and the Education, Sexualities and Performativities Research Group (GPESP), is a documentary research with a qualitative approach and is located in the context of Cultural Pedagogies, as it proposes the analysis of a cultural artifact, the soap opera Carrossel. This study problematizes the manifestations of play, in its interfaces with gender relations, with regard to normative gender regimes in childhood or transgressions and subversions of binaries through play that can be expressed in the soap opera Carrossel. To do this, we use the PROVOQUE set of procedures, made up of five stages: Flirting, Noticing, Finding Strange, Dialoguing and Sharing. We watched 310 episodes of Carrossel. Eight scenes that presented children in the action of playing in interface with gender relations were considered for analysis, selected based on the researcher's concern, who observed scenes that presented cracks in the discussions of gender stereotypes. They all bring gender relations into different manifestations of play. “She’s really a tomboy”; “Playing with girls is fun, yes”; “Do it my friend!”, happens during a game, “The other colors are cooler”; “I want to play too”; “Now ladies do everything”, refer to the mention of playing, “Girls are not objects”; “Bunch of fruits” take place in specific places where children play. Two focuses of affectation were considered to discuss the stages, being 1) Normative gender regimes in childhood; 2) Transgressions and subversions of binaries through play. For category 1, we will bring three focuses of experience, the first axis being the politics of the performative, with Judith Butler, the second axis being hegemonic masculinity from the perspective of Raewyn Connel and the third axis being the “House of Men” movement. by Daniel Welzer-Lang. For the focus of affectation 2, we present 3 other focuses of experience, the first of which refers to playing as a strategy of subversion, in Gilles Brougere's view, the second refers to the Visibility of Childhood in a dialogue with the idea of the Sociology of Childhood , in the eyes of Manuel Jacinto Sarmento and Willian Corsaro and the third axis we think about the production of a strange aesthetic that is based on Judith Butler's Queer theory. We understand that the PROVOQUE set of procedures can contribute to discussions in education, within the scope of visual culture, analyzing visualities based on the stereotypes found. And more than that, PROVOQUE proved to be powerful for finding and discussing subversion strategies. It was possible to find fissures and point out other paths, even if subtle, in gender relations. Carrossel with Cultural Pedagogy, which is current to enable discussions about childhood, playing and gender relations. We understand that this cultural artifact produces possibilities for discussion that point to strategies for subverting gender binaries and the invisibility of childhood.
Keywords: brincar
playing
relações de gênero
gender relations
artefatos culturais
cultural artifacts
Telenovela Carrossel
soap opera Carrossel
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Subject: Educação
Telenovelas
Brincadeiras
Pedagogia crítica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CARVALHO, Beatriz Girão Enes. Brincar e relações de gênero: uma análise da telenovela Carrossel como pedagogia cultural. 2024. 197f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.524
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.524
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44594
Date of defense: 29-May-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrincarRelaçõesGênero.pdfTese20.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons