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ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5794-5072
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A estrada real e sua importância turística e patrimonial para o ensino de história.
Autor(es): Santos, Bruna Luiza Carneiro
Primeiro orientador: Abreu, Jean Luiz Neves
Primeiro membro da banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Segundo membro da banca: Correia, Iara Toscano
Resumo: Por meio da lei 13.173 de 1999, o programa Estrada Real foi criado, por iniciativa da secretaria de cultura do estado de Minas Gerais, sendo instituído como uma forma de implementar e promover o turismo nas cidades da macrorregião do sudeste brasileiro. Com a proposta de renovação e transformação da economia local. Por meio, do resgate das tradições regionais ao longo do seu percurso e para valorização da identidade e da beleza da região. A vista disso, essa monografia tem como objetivo, ser uma breve análise sobre o programa estrada real, suas características, peculiares e de sua importância sociocultural na promoção do conhecimento histórico, dentro e fora das salas de aula através do Turismo e do Ensino Patrimonial. Assim sendo, ao proporcionar o acesso à informação por meio do ensino de história, a partir, de diferentes metodologias, atividades, técnicas e fontes; em caráter diverso e múltiplo. Buscando-se intuir nos indivíduos o entendimento de que eles são sujeitos históricos e agentes transformadores de seu meio social e ambiental. Por meio do qual, a preservação dos Patrimônios Culturais é sine qua non, pois, por conseguinte, promove a compreensão e fortalecimento das identidades e dos valores de uma população.
Palavras-chave: Estrada Real
Minas Gerais
Patrimônio Cultural
Turismo e Ensino Patrimonial
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Bruna Luiza Carneiro. A estrada real e sua importância turística e patrimonial para o ensino de história. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Historia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44585
Data de defesa: 21-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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