Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44580
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3758-2106
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Residência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do estado de hidratação de pacientes em hemodiálise crônica através da bioimpedância elétrica
Autor: Borges, Geovanna
Primer orientador: Perez Vogt, Barbara
Primer miembro de la banca: Sousa, Lorraine Faria Crozara de
Segundo miembro de la banca: Netto, Marcus Vinícius de Pádua
Resumen: Introdução: A adequação do estado de hidratação é uma preocupação nos pacientes em hemodiálise (HD), pois o excesso de fluidos aumenta o risco de complicações e mortalidade. Objetivos: Avaliar o estado de hidratação dos pacientes em HD utilizando diferentes parâmetros da bioimpedância (BIA). Metodologia: Foram incluídos pacientes em HD crônica há pelo menos 3 meses. Avaliação do estado de hidratação foi realizada após a sessão de HD. Os dados considerados pela bioimpedância elétrica foram: água corporal total (ACT), água intracelular (AIC), água extracelular (AEC). Foi calculado a sobrecarga de fluido corporal (OH). O estado de hidratação foi classificado de acordo com os índices propostos por Dekker et al. (OH), Zocalli et al. (OH/AEC) e Chen et al. (AEC/peso). Foram coletados os dados de ganho de peso interdialítico (GPID) e de pressão arterial (PA). Além disso, também foi dosado o pró-hormônio do peptídeo natriurético do tipo B N-terminal (NT pró-BNP). Resultados: Foram avaliados 54 pacientes, idade média de 57,6 ± 13,1 anos, 59,3% do sexo masculino. Quatro pacientes (7,4%), foram considerados hiperhidratados pelos métodos de Dekker et al. e Chen et al. sendo 3 pacientes classificados como hiperhidratados por ambos os métodos. Nenhum paciente apresentou sobrecarga hídrica pelo método Zocalli et al. Ambos os índices OH e OH/AEC foram correlacionados significativa e positivamente com PA, GPID, ACT e AEC. Ainda, OH foi correlacionado com NT pró-BNP e OH/AEC foi correlacionado com AIC. Houve correlação significativa e positiva de AEC/peso com AIC, AEC e NT pró-BNP. Conclusão: Apesar dos métodos de Chen et al. e Dekker et al. identificarem pacientes hiperhitrados, o método proposto por Dekker et al. apresentou melhor correlação com os parâmetros de hidratação fornecidos pela bioimpedância pressão arterial e NT pró-BNP.
Palabras clave: Água Corporal, Bioimpedância Elétrica, Hidratação, Diálise Renal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Geovanna Lara de Souza. Avaliação do estado de hidratação de pacientes em hemodiálise crônica através de dados da bioimpedância elétrica. 2024. Trabalho de Conclusão da Residência (Especialização em Nutrição Clínica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44580
Fecha de defensa: 13-dic-2024
Aparece en las colecciones:TCR - Residência Multiprofissional em Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TCR.corrigido.pdf262.76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.