Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44566Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Resende, Pedro Lucas Carneiro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-15T18:46:39Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-15T18:46:39Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
| dc.identifier.citation | RESENDE, Pedro Lucas Carneiro . Litografia Alternativa: Buscas, Rupturas e Experimentos. 2024. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44566 | - |
| dc.description.abstract | This work narrates my investigative and experimental journey in the expanded field of printmaking, exploring Kitchen Lithography as an alternative practice within graphic processes that challenges traditionality and reproducibility. The project culminated in the creation of a technical manual, the offering of a course taught by me, and a solo exhibition, all aimed at reaffirming printmaking as an autonomous and ever-renewing language. Reflection on alternative printmaking techniques breaks with the historical and cultural limitations of the medium, which has long been subject to defunctionalization with the emergence of mechanical processes. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Kitchen Lithography | pt_BR |
| dc.subject | Campo Ampliado da Gravura | pt_BR |
| dc.subject | Manual de Gravura | pt_BR |
| dc.subject | Experimentação | pt_BR |
| dc.subject | Litografia Alternativa | pt_BR |
| dc.subject | Expanded Field of Printmaking | pt_BR |
| dc.subject | Printmaking Manual | pt_BR |
| dc.subject | Experimentation | pt_BR |
| dc.subject | Alternative Litography | pt_BR |
| dc.title | Litografia Alternativa: Buscas, Rupturas e Experimentos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Alternative Lithography: Pursuits, Ruptures, and Experiments | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rampin, Priscila Arantes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3247217836806199 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Boel, Andressa Rezende | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4450453554832020 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Fonseca, Fábio | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1150769281524957 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3283827324156075 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho narra minha jornada investigativa e experimental no campo ampliado da gravura, explorando a Kitchen Lithography enquanto prática alternativa em processos gráficos, que desafia a tradicionalidade e a reprodutibilidade. O projeto culminou na elaboração de um manual da técnica, na oferta de um curso ministrado por mim, em uma exposição individual, com o objetivo de reafirmar a gravura como uma linguagem autônoma e em constante renovação. A reflexão sobre as técnicas alternativas da gravura, rompem com as limitações históricas e culturais da linguagem, há muito alvos da sua desfuncionalização com o surgimento de processos mecânicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 104 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 175862754 | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LitografiaAlternativaBuscas.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 33.19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
