Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44561
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-6351-2930
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2026-11-21
Title: Marketing de Relacionamento no Brasil: Uma análise bibliométrica de uma Década de Produção Acadêmica
Alternate title (s): Relationship Marketing in Brazil: A bibliometric analysis of a Decade of Academic Production
Author: Gadioli, Luis Fernando Fossa
First Advisor: Silva, Jussara Goulart da
First member of the Committee: Borges, Alex Fernando
Second member of the Committee: Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do
Summary: O Principal objetivo do presente artigo é identificar o perfil da produção acadêmica das publicações brasileiras sobre o tema marketing de relacionamento que foram publicados na base de dados Spell durante os anos de 2012 a 2022. Para que o objetivo fosse concluído, foi desenvolvido um estudo bibliométrico que teve como meta analisar as publicações sobre o marketing de relacionamento no Brasil. Tratando-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, foi possível analisar os dados referentes ao ano em que mais houve publicações; autores com maior número de artigos; universidades que mais contribuíram para o estudo; além de instrumentos e técnicas de coleta de dados, também propondo uma agenda de futuras pesquisas envolvendo a temática. Como conclusão, notou-se um baixo volume de pesquisas sobre o tema, com destaque nos anos de 2012 a 2017, com 70,2% das produções publicadas. Notou-se também, que existem lacunas e limitações, tanto no tema marketing de relacionamento, quando na base de dados analisada.
Keywords: Marketing de relacionamento
Relationship marketing
Relacionamento com o cliente
Customer relationship
Estudo bibliométrico
Bibliometric analysis
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: GADIOLI, Luis Fernando Fossa. Marketing de Relacionamento no Brasil: Uma análise bibliométrica de uma Década de Produção Acadêmica. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44561
Date of defense: 21-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Administração (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarketingRelacionamentoBrasil.pdf
  Until 2026-11-21
TCC750.82 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons