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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44558
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | "Aprendizagem (obutchénie) e Personalidade (lichnost’): análise no campo conceitual de Lídia I. Bozhovich" |
Título (s) alternativo (s): | “Learning (obutchénie) and Personality (lichnost’): analysis in the conceptual field of Lídia I. Bozhovich” “Aprendizaje (obutchénie) y Personalidad (lichnost’): análisis en el campo conceptual de Lídia I. Bozhovich” |
Autor: | Salge, Eliana Helena Corrêa Neves |
Primer orientador: | Longarezi, Andréa Maturano |
Primer miembro de la banca: | Mitjáns Martínez, Albertina |
Segundo miembro de la banca: | Vieira, Vânia Maria de Oliveira |
Tercer miembro de la banca: | Pessoa, Camila Turati |
Cuarto miembro de la banca: | Puentes, Roberto Valdés |
Resumen: | Esta tese apresenta uma pesquisa teórica vinculada à linha de pesquisa “Saberes e práticas” do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (“Grupo de estudos e pesquisas em didática desenvolvimental e profissionalização docente”). O objeto de estudo são os conceitos de aprendizagem (obutchénie) e personalidade (lichnost’) nas obras de Lídia Ilinichina Bozhovich (psicóloga russa ligada a Lev S. Vigotski), abordados segundo a seguinte problematização: Quem foi essa autora? Quais são suas obras principais e o seu legado científico? Quais são os fundamentos e as implicações teóricas dos dois conceitos? Quais são os sentidos atribuídos? O desdobramento de tais indagações alinhou-se nos seguintes objetivos: geral — investigar as definições dos conceitos de obutchénie e lichnost’ na obra de Lídia I. Bozhovich; específicos: compreender a autora em sua formação pessoal, profissional e teórica; identificar a sua produção acadêmica; localizar indícios que delimitem o conceito de obutchénie tal como empregado pela teórica; analisar a evolução lógica e histórica do conceito de obutchénie e sua trajetória na obra da autora; distinguir, nas obras selecionadas, os fundamentos do conceito de lichnost’ à luz dos pressupostos teóricos dessa autora. A pesquisa apresentada é do tipo bibliográfico-documental, conduzida segundo procedimentos do método materialismo histórico dialético e fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Didática Desenvolvimental. Dados da pesquisa derivaram de recortes textuais de livros de Lídia I. Bozhovich onde ela usa a palavra obutchénie. Os textos foram extraídos de originais em russo, transliterados em português brasileiro, traduzidos e revisados, para então serem sistematizados e analisados — procedimentos da produção de resultados. A pesquisa mostra que Lídia I. Bozhovich fez contribuições valiosas às relações entre psicologia e educação, graças a uma produção intelectual ampla sobre a personalidade infantil. O estudo ressalta a importância da psicologia da personalidade para entender-se o desenvolvimento infantil e orientarem-se práticas educativas; ou seja, evidencia-se a relevância das contribuições de Lídia I. Bozhovich à psicologia histórico-cultural. Ela não aprofundou o estudo conceitual de obutchénie, mas em seus estudos focou num nível específico de obutchénie: a aprendizagem escolar; e destaca sua importância através da interação professor–aluno, assim como que a personalidade não se desenvolve em condições de obutchénie. A personalidade se desenvolve em aspectos diferentes da educação que influenciam diretamente a formação das qualidades psicológicas e morais dos estudantes; o que enfatiza a necessidade de abordagens educativas que promovam o desenvolvimento da personalidade de forma integral e harmoniosa. Com esse perfil, a pesquisa se mostra relevante ao campo dos estudos didáticos, ampliando a análise dos aspectos meramente instrumentais do processo de aprendizagem, as abordagens predominantes no Brasil. Daí a relevância de pesquisarem-se a vida, as obras e o legado científico de Lídia I. Bozhovich, que constituem terreno fértil ao desenvolvimento de pesquisas destinadas a enriquecer os estudos e a compreensão sobre a personalidade. |
Abstract: | This thesis presents a research linked to the “Saberes e práticas” research line in the postgraduate program in Education at the Federal University of Uberlândia (“Group of studies and research in developmental didactics and teacher professionalization”). The object of study is the concepts of learning (obutchénie) and personality (lichnost’) in the works of Lídia I. Bozhovich (a Russian psychologist close to Lev S. Vigotski), approached according to the following problematization: Who was this author? What are her main works and her scientific legacy? What are the foundations and theoretical implications of these two concepts? What are the meanings attributed to them? These questions were broken down into the following aims: general aim — to study the definitions of the concepts of obutchénie and lichnost in the work of Lídia I. Bozhovich; specific aims: to understand the author in her personal, professional and theoretical formation; to identify her academic output; to locate evidence that delimits the concept of obutchénie as used by the theorist; to analyze the logical and historical evolution of the concept of obutchénie and its trajectory in the author’s work; to distinguish, in the selected works, the foundations of the concept of lichnost’ in the light of the author’s theoretical assumptions. The research presented is of the bibliographical-documentary type, conducted according to procedures of the dialectical historical materialism method and the foundations of cultural-historical theory and developmental didactics. The research data was derived from textual extracts from books by Lídia I. Bozhovich where she uses the word obutchénie. They were extracted from the Russian originals, transliterated into Brazilian Portuguese, translated and revised, and then systematized and analyzed — procedures for producing results. The research shows that Lídia I. Bozhovich made valuable contributions to the relationship between psychology and education, thanks to her wide-ranging intellectual production on children’s personalities. The study emphasizes the importance of personality psychology for understanding child development and guiding educational practices; in other words, it highlights the relevance of Lídia I. Bozhovich’s contributions to historical psychology. Bozhovich’s contributions to cultural-historical psychology. She did not delve into the conceptual study of obutchénie, but in her studies she focused on a specific level of obutchénie: school learning; and she highlights its importance through teacher–student interaction, as well as the fact that personality does not develop under conditions of obutchénie. Personality develops in different aspects of education that directly influence the formation of students’ psychological and moral qualities, which emphasizes the need for educational approaches that promote the development of personality in an integral and harmonious way. With this profile, the research shows relevance to the field of didactic studies in broadening the analysis of the merely instrumental aspects of the learning process — predominant approaches in Brazil. Hence the relevance of researching the life, works and scientific legacy of Lídia I. Bozhovich. They offer a fertile ground for the development of research aimed at enriching studies and understanding of personality. RESUMEN: Esta tesis presenta una investigación teórica vinculada a la línea de investigación “Saberes e práticas” del programa de posgrado en Educación de la Universidad Federal de Uberlândia (“Grupo de estudios e investigaciones sobre didáctica del desarrollo y profesionalización docente”). El objeto de estudio son los conceptos de aprendizaje (obutchénie) y personalidad (lichnost’) en las obras de Lídia I. Bozhovich (psicóloga rusa vinculada a Lev S. Vigotski), abordados según la siguiente problematización: ¿Quién fue esta autora? ¿Cuáles son sus principales obras y su legado científico? ¿Cuáles son los fundamentos y las implicaciones teóricas de ambos conceptos? ¿Cuáles son los significados que se les atribuyen? El desarrollo de estas cuestiones se alineó con los siguientes objetivos: general: investigar las definiciones de los conceptos de obutchénie y lichnost’ en la obra de Lídia I. Bozhovich; específicos: comprender a la autora en términos de su trayectoria personal, profesional y teórica; identificar su producción académica; localizar evidencias que delimiten el concepto de obutchénie tal como es utilizado por la teórica; analizar la evolución lógica e histórica del concepto de obutchénie y su trayectoria en la obra de la autora; distinguir, en las obras seleccionadas, los fundamentos del concepto de lichnost’ a la luz de los presupuestos teóricos de la autora. La investigación presentada es de tipo bibliográfico-documental, realizada según los procedimientos del método del materialismo histórico dialéctico y los fundamentos de la teoría histórico-cultural y la didáctica del desarrollo. Los datos de la investigación se obtuvieron mediante recortes textuales de libros de Lídia I. Bozhovich donde ella utiliza la palabra obutchénie. Los textos se extrajeron de los originales rusos, se transliteraron al portugués de Brasil, se tradujeron y revisaron y, a continuación, se sistematizaron y analizaron: procedimientos para producir resultados. La investigación demuestra que Lídia I. Bozhovich hizo valiosas contribuciones a la relación entre psicología y educación, gracias a su amplia producción intelectual sobre la personalidad infantil. El estudio subraya la importancia de la psicología de la personalidad para comprender el desarrollo infantil y orientar las prácticas educativas; en otras palabras, destaca la relevancia de las contribuciones de Lídia I. Bozhovich a la psicología histórica. Ella no profundizó en el estudio conceptual de la obutchénie, pero en sus estudios se centró en un nivel específico de obutchénie: el aprendizaje escolar; y destaca su importancia a través de la interacción profesor-alumno, así como el hecho de que la personalidad no se desarrolla en condiciones de obutchénie. La personalidad se desarrolla en diferentes aspectos de la educación que influyen directamente en la formación de las cualidades psicológicas y morales de los alumnos, lo que enfatiza la necesidad de enfoques educativos que promuevan el desarrollo de la personalidad de forma integral y armónica. Con este perfil, la investigación es relevante para el campo de los estudios didácticos, ampliando el análisis de los aspectos meramente instrumentales del proceso de aprendizaje, los enfoques predominantes en Brasil. De ahí la relevancia de investigar la vida, obra y legado científico de Lídia I. Bozhovich, que constituyen un terreno fértil para el desarrollo de investigaciones destinadas a enriquecer los estudios y la comprensión de la personalidad. |
Palabras clave: | Lídia I. Bozhovich aprendizagem (obutchénie) learning (obutchénie) aprendizaje (obutchénie) personalidade (lichnost’) personality (lichnost’) personalidad (lichnost’) Psicologia histórico-cultural historical-cultural psychology psicología histórico-cultural Didática Desenvolvimental developmental didactics Didáctica del desarrollo |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | SALGE, Eliana Helena Corrêa Neves. Aprendizagem (obutchénie) e Personalidade (lichnost'): análise no campo conceitual de Lídia I. Bozhovich. 2024. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.771 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.771 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44558 |
Fecha de defensa: | 19-nov-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
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