Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44516
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Do controle emocional à emancipação coletiva: a psicologia escolar em tempos de Neoliberalismo |
Author: | Colucci, Tayná Santos |
First Advisor: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
First member of the Committee: | Sartini, Bruno Corrêa |
Second member of the Committee: | Fernandes, Kamila Carleto |
Summary: | Este trabalho de conclusão de curso consiste num ensaio sobre o papel da Psicologia Escolar em tempos de neoliberalismo, destacando suas potencialidades como instrumento de resistência e emancipação no contexto educacional. São discutidos os dilemas e contradições enfrentados pelas instituições de ensino e pela Psicologia Escolar ao buscar promover a justiça social em meio à crescente influência das lógicas de mercado e às desigualdades sociais. O texto aborda os impactos do neoliberalismo na subjetividade, incluindo práticas de controle emocional, e apresenta um olhar crítico sobre modelos educacionais que reforçam a lógica de competição e individualismo, como a educação empreendedora, contrapondo-os a práticas que valorizam a coletividade. A escrita é fundamentada em referenciais teóricos como a Psicologia Histórico-Cultural e o materialismo histórico-dialético, que orientam a reflexão sobre práticas educacionais transformadoras; e parte de vivências da autora como estudante de Psicologia e como estagiária em diferentes espaços educacionais, como em uma Organização da Sociedade Civil de educação popular. A atuação neste contexto ilustra a importância da coletividade, da partilha e do diálogo como pilares de uma pedagogia emancipatória. Em contraste, experiências pontualmente narradas em uma organização voltada à educação empreendedora revelam os limites de abordagens que privilegiam a capacitação individual e reforçam desigualdades. O trabalho destaca a relevância da universidade pública como espaço propício para a formação crítica de profissionais capazes de resistir às imposições neoliberais e promover a transformação social. A conclusão aponta para os desafios enfrentados pela Psicologia Escolar no contexto atual e para a necessidade de reafirmar seu compromisso ético com a justiça social e a emancipação. As reflexões desenvolvidas neste trabalho oferecem contribuições para o campo da Psicologia Escolar e Educacional, propondo caminhos para uma prática comprometida com a equidade e a transformação das relações sociais. |
Abstract: | This thesis presents an essay on the role of School Psychology in times of neoliberalism, highlighting its potential as a tool for resistance and emancipation in the educational context. It discusses the dilemmas and contradictions faced by educational institutions and School Psychology in their efforts to promote social justice amid the growing influence of market-driven logics and social inequalities. The text examines the impacts of neoliberalism on subjectivity, including practices of emotional management, critically evaluating educational models that reinforce the logic of competition and individualism, such as entrepreneurial education, contrasting them with practices that value collectiveness. The discussion is grounded in theoretical frameworks such as Historical-Cultural Psychology and historical-dialectical materialism, which guide reflections on transformative educational practices, while also drawing on the author's experiences as a Psychology student and intern in various educational settings, including a Civil Society Organization focused on popular education. This work illustrates the importance of collectiveness, sharing, and dialogue as pillars of an emancipatory pedagogy. In contrast, narratives about experiences in an organization centered on entrepreneurial education expose the limitations of approaches that prioritize individual training and perpetuate inequalities. The study emphasizes the relevance of public universities as privileged spaces for the critical training of professionals committed to social transformation. The conclusion highlights the contemporary challenges faced by School Psychology and reinforces the need to reaffirm its ethical commitment to social justice and emancipation. The reflections presented in this thesis offer contributions to the field of School and Educational Psychology, proposing paths for practices that foster equity and the transformation of social relationships. |
Keywords: | psicologia escolar psicologia histórico-cultural neoliberalismo educação emancipatória justiça social school psychology historical-cultural psychology neoliberalism education emancipation social justice |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | COLUCCI, Tayná Santos. Do Controle Emocional à Emancipação Coletiva: A Psicologia Escolar em Tempos de Neoliberalismo. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44516 |
Date of defense: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ControleEmocionalEmancipação.pdf | TCC | 318.95 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License