Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44467
ORCID: | ![]() |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Title: | Configurações das infâncias na constituição de personagens crianças em obras de Literatura Infantojuvenil Indígena Brasileira |
Alternate title (s): | Configurations of childhoods in the constitution of child characters in works of Brazilian Indigenous Children's Literature |
Author: | Santos, Márcia Dias dos |
First Advisor: | Melo, Carlos Augusto de |
First member of the Committee: | Mena, Lígia Regina Máximo Cavalari |
Second member of the Committee: | Molina, Maria de Fátima de Castro |
Third member of the Committee: | Fiorotti, Sonyellen Fonseca Ferreira |
Fourth member of the Committee: | Pinto, Auxiliadora dos Santos |
Summary: | Há mais de quinhentos anos, os povos indígenas têm se mostrado grandes guerreiros revelando inúmeras formas de resistir a ataques às suas próprias existências. Em tempos atuais, uma das formas de movimentação que evoca uma organização sistematizada é a ocupação de homens e mulheres indígenas nos espaços literários, como agentes nos processos de escrita. Esses escritores, hoje, com uma quantidade considerável de livros publicados, têm apresentado ao público leitor, inúmeras obras literárias as quais demarcam um território de pertencimento ao universo da linguagem literária e se tornam um fio condutor, cujos elementos revelam a cultura, a história, o imaginário indígenas, intrinsicamente, ligados entre a oralidade e a escrita. Ademais, essa literatura se configura como uma grande aliada na busca pela visibilidade dos povos indígenas e pela valorização de suas histórias. Entre essas várias produções, para esta Tese, optamos por evidenciar a Literatura Indígena voltada - mas não somente - para o público infantojuvenil. A Tese objetiva analisar a configuração das infâncias na constituição das personagens crianças em obras Literatura Infantojuvenil Indígena brasileira, visando compreender a relação da infância como um projeto estético-literário que proporciona uma experiência de escrita e de leitura articulada pelos enlaces complexos das figurações histórico-culturais de uma sociedade não-hegemônica e que se configura como possível área de rastros e de reconstituições da memória dos povos indígenas. Desse modo, buscamos diálogos, sobretudo, com autores indígenas para discutir questões sobre Literatura Indígena, criança e infância indígena, bem como perscrutamos sobre a relação entre personagem criança e a literatura infantojuvenil. Para tanto, este estudo apresenta a análise da infância em duas obras de Eliane Potiguara e em duas obras de Yaguarê Yamã. Por fim, os resultados apontam infâncias múltiplas, constituídas pelas personagens crianças, as quais promovem conexões entre ideias de “ser criança” indígena, vinculadas a saberes e práticas, cujos tempos, espaços e relações sociais pretendem se desvincular da ideia homogênea e deturpada sobre o universo infantil indígena, construída pela ótica de subalternização do outro que se compôs na/pela literatura. |
Abstract: | For more than five hundred years, indigenous peoples have shown themselves to be great warriors revealing countless ways to resist attacks on their own existences. In current times, one of the forms of movement that evokes a systematized organization is the occupation of indigenous men and women in literary spaces, as agents in writing processes. These writers, today, with a considerable number of published books, have presented to the reading public numerous literary works that demarcate a territory of belonging to the universe of literary language and become a guiding thread, whose elements reveal the culture, history, and indigenous imaginary, intrinsically linked between orality and writing. Moreover, this literature is configured as a great ally in the search for visibility of indigenous peoples and the valorization of their stories. Among these various productions, for this Thesis, we chose to highlight indigenous literature aimed but not limited to the youth audience. The Thesis aims to analyze the configuration of childhood in the constitution of child characters in Brazilian indigenous children's literature, aiming to understand the relationship of childhood as a literary aesthetic project that provides an experience of writing and reading articulated by the complex links of the historical-cultural figurations of a non-hegemonic society and that is configured as a possible area of traces and reconstitutions of the memory of indigenous peoples. Thus, we seek dialogues, especially with indigenous authors to discuss issues about indigenous literature, children, and indigenous childhood, as well as we scrutinize the relationship between child characters and children's literature. To this end, this study presents the analysis of childhood in two works by Eliane Potiguara and in two works by Yaguarê Yamã. Finally, the results point to multiple childhoods, constituted by child characters, which promote connections between ideas of being an indigenous "child," linked to knowledge and practices, whose times, spaces, and social relations aim to detach from the homogeneous and distorted idea of the indigenous childhood universe, constructed through the lens of the subalternization of the other that was composed in/by literature. |
Keywords: | Literatura Infantojuvenil Indígena Personagem Criança Infância Indigenous children's literature Character. Child Childhood. Literatura Melo, Carlos Augusto de,1982-, (Orient.). Universidade Federal de Uberlândia. Pós-graduação em Estudos Literários Título |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Quote: | SANTOS, Márcia Dias dos. Configurações das infâncias na constituição de personagens crianças em obras de Literatura Infantojuvenil Indígena Brasileira. 2024. 259 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Universidade Federal de Uberlândia. 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.759. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.759 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44467 |
Date of defense: | 21-Nov-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Estudos Literários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ConfiguraçãoInfanciaConstituição.pdf | 10.42 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License