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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2296-2102
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A formação docente em Química: uma perspectiva sobre o impacto da educação para as relações étnico-raciais no curso de licenciatura
Título (s) alternativo (s): Teacher training in Chemistry: a perspective on the impact of education for ethnic-racial relations in the undergraduate course
Autor: Alcantara, Ana Caroline Chaves
Primer orientador: Pinheiro, Juliano Soares
Primer miembro de la banca: Marques, Deividi Marcio
Segundo miembro de la banca: Sá, Mércia Otaviana Barbosa de
Resumen: Este trabalho analisou o impacto do componente curricular "Introdução à Ciência e Tecnologia de Matrizes Africanas" no currículo do curso de Licenciatura em Química, focando em sua contribuição para a formação docente no contexto da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A pesquisa investigou como a inclusão dessa disciplina favorece uma formação mais crítica, inclusiva e antirracista para futuros professores de Química. A análise dos dados revelou que a introdução dos saberes africanos e afro-brasileiros ampliou a compreensão dos licenciandos sobre o papel das culturas africanas nas ciências, desafiando o eurocentrismo predominante nos currículos tradicionais. Ao explorar aspectos técnicos e históricos das matrizes africanas, os estudantes refletiram sobre questões epistemológicas e pedagógicas, levando-os a repensar suas práticas docentes com uma maior sensibilidade às questões raciais, estruturais e culturais no ensino de Química. Os resultados indicaram que a disciplina contribuiu para uma abordagem mais plural e equitativa do ensino de Química. Além disso, destacou-se a necessidade de investigar as barreiras institucionais, acadêmicas e pedagógicas que ainda dificultam a implementação de currículos antirracistas nas licenciaturas. Para o futuro, sugerese investigar como outras instituições têm implementado a Lei nº 10.639/2003 em seus cursos de Licenciatura e avaliar o impacto dessas mudanças nas práticas pedagógicas dos docentes formados. Ao integrar essas questões no currículo de Química, é possível promover uma educação mais justa, plural e socialmente responsável, contribuindo para a desconstrução do racismo epistemológico e para a valorização das contribuições dos povos africanos e afrodiaspóricos no campo científico.
Abstract: This study analyzed the impact of the curricular component "Introduction to Science and Technology of African Matrices" in the curriculum of the Undergraduate Degree in Chemistry, focusing on its contribution to teacher training in the context of Education for Ethnic-Racial Relations (ERER). The research investigated how the inclusion of this discipline favors a more critical, inclusive and anti-racist training for future Chemistry teachers. Data analysis revealed that the introduction of African and Afro-Brazilian knowledge expanded the undergraduate students' understanding of the role of African cultures in science, challenging the Eurocentrism predominant in traditional curricula. By exploring technical and historical aspects of African matrices, students reflected on epistemological and pedagogical issues, leading them to rethink their teaching practices with greater sensitivity to racial, structural and cultural issues in Chemistry teaching. The results indicated that the discipline contributed to a more plural and equitable approach to Chemistry teaching. Furthermore, the need to investigate the institutional, academic, and pedagogical barriers that still hinder the implementation of anti-racist curricula in undergraduate courses was highlighted. In the future, it is suggested to investigate how other institutions have implemented Law No. 10.639/2003 in their undergraduate courses and to evaluate the impact of these changes on the pedagogical practices of trained teachers. By integrating these issues into the Chemistry curriculum, it is possible to promote a more just, plural, and socially responsible education, contributing to the deconstruction of epistemological racism and to the appreciation of the contributions of African and Afro-diasporic peoples in the scientific field.
Palabras clave: Formação docente em Química
Teacher training in Chemistry
Educação para as Relações Étnico-raciais
Education for Ethnic-racial Relations
Lei nº10.639/2003.
Law nº10.639/2003.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALCANTARA, Ana Caroline Chaves. A formação docente em Química: uma perspectiva sobre o impacto da educação para as relações étnico-raciais no curso de licenciatura. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44465
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Química (licenciatura)

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