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dc.creatorSantos, Sarah Souto dos-
dc.date.accessioned2025-01-02T14:08:26Z-
dc.date.available2025-01-02T14:08:26Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Sarah Souto dos. Método para ensino avançado de programação de computadores para a Educação Básica. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.812.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44443-
dc.description.abstractComputing devices are used every day in many essential services, resulting in a growing dependence on digital technologies. Despite this, in 2023, the UNESCO report highlighted a significant gap, in which only 4% of adults aged 15 or over can write a computer program. This data shows that understanding of programming is still limited compared to the digital scenario. Thus, advanced competitive programming, a mental sport for creating algorithms, can be used as a form of teaching and learning for elementary school students. This work aims to analyze the impact of competitive programming training based on the Uberlândia Olympic Training (TOU) on the development of programming skills in official competitions of the Brazilian Computer Society (SBC), such as the Brazilian Computer Science Olympiad and the OBI Women’s Competition (CF-OBI). The dissemination and recruitment of classes took place in public schools in Uberlândia, with classes adapted using the method developed in this research and ongoing support. The results were analyzed based on the results from OBI2024 and complemented by an opinion poll using the Focus Group method. The results show that 62 students started the training for OBI, 44 finished, and 29 participated in the competition, resulting in a significant increase in the number of participants, with the participation of the female group and students who qualified for the following stages of the competition. Regarding the CF-OBI class, the results were promising, with an increase in the participation of female students and an award in the SBC national ranking at CF-OBI in 2024. This research highlighted the importance of competitive programming to spark the interest of basic education students in the technology area and develop essential skills for the 21st century. And the findings of this research can help scale up programming teaching for basic education throughout Brazil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramação de Computadorespt_BR
dc.subjectCompetiçãopt_BR
dc.subjectOlimpíadaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectProgramming Competitionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectComputational thinking educationpt_BR
dc.subjectContest Educationpt_BR
dc.titleMétodo para ensino avançado de programação de computadores para a Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeMethod for Advanced Teaching of Computer Programming for Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Rafael Dias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067137114142725pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, João Henrique de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843234527853507pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, André Gustavo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795608080185531pt_BR
dc.contributor.referee2Barioni, Maria Camila Nardini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3785426518998830pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943266064995797pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDispositivos de computação são utilizados dia a dia em muitos serviços essenciais, resultando na crescente dependência de tecnologias digitais. Apesar disso, em 2023, o relatório da UNESCO destacou uma lacuna significativa, em que apenas 4% dos adultos do planeta, com 15 anos ou mais, conseguem escrever um programa de computador. Este dado demonstra que o entendimento em programação ainda é limitado em comparação com o cenário digital. Desse modo, a programação competitiva avançada, um esporte mental para a criação de algoritmos, pode ser empregada como uma forma de ensino-aprendizagem a alunos do ensino básico. Este trabalho visa analisar o impacto de treinamentos de programação competitiva baseada no Treinamento Olímpico Uberlândia (TOU) no desenvolvimento de habilidades de programação em competições oficiais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como a Olimpíada Brasileia de Informática e a Competição Feminina da OBI (CF-OBI). A divulgação e captação das turmas ocorreram em escolas públicas de Uberlândia, com aulas adaptadas pelo método desenvolvido nesta pesquisa e apoio contínuo. A análise dos resultados foi realizada através dos resultados na OBI2024 e complementados por pesquisa de opinião com uso do método de Grupo Focal. Os resultados demonstram que, para a OBI, 62 alunos inicializaram no treinamento, 44 finalizaram e 29 participaram da competição, resultando no aumento expressivo no número de participação, com a participação do grupo feminino e alunos que se classificaram para as fases seguintes da competição. Em relação à turma da CF-OBI, os resultados foram promissores, com o aumento da participação de alunas e premiação no rank nacional da SBC na CF-OBI, de 2024. Essa pesquisa possibilitou destacar a importância da programação competitiva para despertar o interesse de estudantes da educação básica, para a área tecnológica, e desenvolver competências essenciais para o século XXI. E, as descobertas desta pesquisa, podem ajudar a escalar o ensino de programação para a educação básica, em todo o Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.812pt_BR
dc.orcid.putcode174909040-
dc.crossref.doibatchida69e80dd-1fdd-42e7-bb19-ccd29d9c36ea-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
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