Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44428
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: A comunicação da ciência como objeto de fronteira no Estudo do trabalho jornalístico na divulgação científica dos IF’s da Amazônia Legal
Alternate title (s): Science communication as a frontier object in the study of journalistic work in scientific dissemination of IFs in the Legal Amazon
Author: Silva, Maiara Sobral Silva
First Advisor: Santos, Adriana Cristina Omena dos
First coorientator: Tonus, Mirna
First member of the Committee: Previtali, Fabiane Santana
Second member of the Committee: Castelfranchi, Juri
Third member of the Committee: Grossi, Angela Maria
Fourth member of the Committee: Silva Neto, João Damasio da
Summary: A tese, desenvolvida junto à linha Trabalho, Sociedade e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, investiga o papel do jornalista na divulgação científica nos Institutos Federais da Amazônia Legal, destacando os desafios enfrentados pela região devido a sua geografia e contexto histórico. A escolha da área justifica-se pela ausência de estudos e pelo distanciamento dos grandes centros. Este trabalho também reflete sobre a precarização do trabalho jornalístico, com foco na interface entre comunicação pública da ciência e assessoria de imprensa. O objetivo é analisar as condições de trabalho e os processos de divulgação científica nesses institutos, observando a horizontalização e participação dos atores amazônidas. Trata-se de pesquisa aplicada, de viés descritivo, documental e qualitativo, cujo foco é a análise da comunicação pública da ciência nos Institutos Federais da Amazônia Legal. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, análise documental e questionários com jornalistas e gestores de comunicação. Foram analisadas políticas de comunicação e notícias dos portais institucionais, categorizando as informações de acordo com princípios da comunicação pública. Além disso, a pesquisa utilizou a perspectiva histórico-dialética para relacionar as diferentes dimensões do objeto estudado, destacando contradições nas condições de trabalho dos jornalistas na divulgação científica. A discussão sobre a precarização do trabalho na Administração Pública vai além da instabilidade e insegurança no emprego, abordando também a deterioração das condições de trabalho, que, no caso dos jornalistas da Divulgação Científica dos Institutos Federais, destacam-se dois fatores principais: a não institucionalização dessa atividade e o Decreto nº. 10.185/2019, que extingue cargos vagos e impede novos concursos. A pesquisa revela que os profissionais de comunicação enfrentam condições instáveis e pressões para equilibrar a precisão científica com a acessibilidade do conteúdo para o público, o que afeta a qualidade do trabalho. Há ainda tensões nas relações entre jornalistas e cientistas, e a falta de formação específica agrava a situação. A solução para esses desafios inclui maior colaboração e diálogo entre as partes e a institucionalização da divulgação científica nos Institutos Federais da Amazônia Legal.
Abstract: The thesis investigates the role of journalists in scientific dissemination in the Federal Institutes of the Legal Amazon, highlighting the challenges faced by the region due to its geography and historical context. The choice of the area is justified by the lack of studies and the distance from large centers. The study also reflects on the precariousness of journalistic work, focusing on the interface between public communication of science and press relations. The objective is to analyze the working conditions and scientific dissemination processes in these institutes, observing the horizontalization and participation of Amazonian actors. The research is applied, descriptive, documentary and qualitative in nature, focusing on the analysis of public communication of science in the Federal Institutes of the Legal Amazon. The methodology involved a bibliographic review, documentary analysis and questionnaires with journalists and communication managers. Communication policies and news from institutional portals were analyzed, categorizing the information according to principles of public communication. In addition, the research used the dialectical perspective to relate the different dimensions of the object studied, highlighting the working conditions of journalists in scientific dissemination. The discussion on the precariousness of work in the Public Administration goes beyond job instability and insecurity, also addressing the deterioration of working conditions. In the case of journalists in the Scientific Disclosure Department of the Federal Institutes, two main factors stand out: the non-institutionalization of this activity and Decree No. 10.185/2019, which eliminates vacant positions and prevents new competitions. The research reveals that communication professionals face unstable conditions and pressure to balance scientific accuracy with the accessibility of content for the public, which affects the quality of their work. There are also tensions in the relations between journalists and scientists, and the lack of specific training worsens the situation. The solution to these challenges includes greater collaboration and dialogue between the parties and the institutionalization of scientific disclosure in the Federal Institutes of the Legal Amazon.
Keywords: Comunicação da Ciência
Trabalho do Jornalista
Precarização
Science Communication
Journalist’s Work
Precariousness
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Maiara Sobral. A comunicação da ciência como objeto de fronteira no Estudo do trabalho jornalístico na divulgação científica dos IF’s da Amazônia Legal. 2024. 150 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.781.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.781
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44428
Date of defense: 9-Dec-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

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