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dc.creatorÁvila, Luiza Abadia de-
dc.date.accessioned2024-12-20T14:44:23Z-
dc.date.available2024-12-20T14:44:23Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationÁVILA, Luiza Abadia de. Experiência da mulher-mãe quando a escola adentra a cena familiar incestuosa. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44419-
dc.description.abstractIn this study, we aimed to investigate the emotional experience of mothers when the revelation of intrafamilial sexual violence suffered by a child is made at school, with the school being the notifier. Thus, we sought to understand how the mother, who is typically the non-offending parent and holds the primary caregiving role, experiences the dynamics established between herself, her child, and the school environment when she is not chosen by the child to make the revelation of incest. We conducted six psychoanalytic interviews mediated by the presentation of an interactive narrative, and each interview resulted in a transference narrative written by the interviewer. The material, composed of the transference narratives and the outcomes of the interactive narratives, was analyzed psychoanalytically according to Multiple Field Theory. Three fields were identified, named “Exposure,” “(Dis)trust,” and “Exclusion.” The first describes how the revelation of incest at school is felt by the participants as an invasion of family intimacy, awakening feelings of exposure and the need for the issue to be maximally avoided. The second discusses the feeling of distrust that permeates the triad of mother, child, and the Protection Network, affecting all components. The third highlights the various exclusions enacted by mothers when confronted with their own exclusion in the scene of their children’s revelation at school. It is hoped that this study will contribute to the care of mothers experiencing this specific situation and stimulate reflections on the potential of the school environment in the maintenance of the mother-child-school bond.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectViolência Sexualpt_BR
dc.subjectSexual Violencept_BR
dc.subjectIncestopt_BR
dc.subjectIncestpt_BR
dc.subjectAbuso da Criançapt_BR
dc.subjectChild Abusept_BR
dc.subjectMãespt_BR
dc.subjectMotherspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectSchool Environmentpt_BR
dc.titleExperiência da mulher-mãe quando a escola adentra a cena familiar incestuosapt_BR
dc.title.alternativeMother's experience when school enters the incestuous family scenept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tachibana, Miriam-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3752881575325289pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Anamaria Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3042344825513282pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408139042564803pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, objetivamos investigar a experiência emocional de mulheres-mães quando a revelação da violência sexual intrafamiliar sofrida pela criança é feita na escola, sendo essa quem a notifica. Assim, buscamos compreender como a mulher-mãe, que geralmente é a genitora não agressora e ocupa o lugar primário de cuidado, vivencia a dinâmica estabelecida entre ela, seu filho e o ambiente escolar, quando não é eleita pela criança para fazer a revelação do incesto. Realizamos seis entrevistas psicanalíticas mediadas pela apresentação de uma narrativa interativa, e cada entrevista resultou em uma narrativa transferencial, redigida pela entrevistadora. O material, composto pelas narrativas transferenciais e os desfechos das narrativas interativas, foi analisado psicanaliticamente segundo a Teoria dos Campos. Foram identificados três campos, nomeados “Exposição”, “(Des)confiança” e “Exclusão”. O primeiro descreve como a revelação do incesto na escola é sentida pelas participantes como uma invasão da intimidade familiar, despertando o sentimento de exposição e a necessidade de que o assunto seja maximamente evitado. O segundo versa sobre o sentimento de desconfiança que paira sobre a tríade mulher-mãe, criança e dispositivos da Rede de Proteção, atravessando todos os componentes. O terceiro evidencia as diversas exclusões operadas pelas mulheres-mães quando colocadas frente a sua própria exclusão na cena de revelação de seus filhos na escola. Espera-se, a partir desse estudo, contribuir no cuidado das mulheres-mães que vivenciam essa situação especifica e suscitar reflexões a respeito da potencialidade do espaço escolar nesse processo de cuidado e manutenção do vínculo mulher-mãe-criança-escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsEssa pesquisa foi desenvolvida para publicações em revistas.pt_BR
dc.orcid.putcode174240782-
dc.description.embargo2026-11-22-
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