Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44381
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Carlos Daniel da-
dc.date.accessioned2024-12-18T18:14:42Z-
dc.date.available2024-12-18T18:14:42Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Carlos Daniel da. Aula de música na escola de educação básica: Praticas pedagógico-musicais de professores de música. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44381-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmúsica na escola de educação básica, professores de música, aula de arte, práticas pedagógico-musicais.pt_BR
dc.titleAula de música na escola de educação básica: Práticas pedagógico-musicais de professores de músicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7454931634729332pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral levantar práticas pedagógico-musicais de professores de música em aulas de música na educação básica; e os objetivos específicos são conhecer as bases sob as quais o professor se orienta para organizar suas aulas na escola; levantar conteúdos musicais ensinados na aula de arte/música na escola de educação básica; apresentar estratégias utilizadas para dar aula de música; identificar que mecanismos e recursos que o professor de música utiliza na aula; levantar dificuldades encontradas por esses professores na organização de suas atividades no espaço escolar. O procedimento metodológico de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada com dois professores e uma professora de música que atuam na educação básica em escolas de Uberlândia-MG. Concluiu-se, a partir das entrevistas e do estudo da literatura, que o ensino de música nas escolas brasileiras sofreu transformações significativas ao longo do tempo não só no que se refere à forma como a música é valorizada, mas também como é trabalhada na escola de educação básica, evidenciando mudanças nas políticas educacionais, nos contextos socioculturais e nas percepções sobre a importância da educação musical.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AulaMúsicaEscola.pdfTCC805.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.