Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Carlos Daniel da | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T18:14:42Z | - |
dc.date.available | 2024-12-18T18:14:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Carlos Daniel da. Aula de música na escola de educação básica: Praticas pedagógico-musicais de professores de música. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44381 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | música na escola de educação básica, professores de música, aula de arte, práticas pedagógico-musicais. | pt_BR |
dc.title | Aula de música na escola de educação básica: Práticas pedagógico-musicais de professores de música | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morato, Cintia Thais | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1728366266335376 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7454931634729332 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral levantar práticas pedagógico-musicais de professores de música em aulas de música na educação básica; e os objetivos específicos são conhecer as bases sob as quais o professor se orienta para organizar suas aulas na escola; levantar conteúdos musicais ensinados na aula de arte/música na escola de educação básica; apresentar estratégias utilizadas para dar aula de música; identificar que mecanismos e recursos que o professor de música utiliza na aula; levantar dificuldades encontradas por esses professores na organização de suas atividades no espaço escolar. O procedimento metodológico de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada com dois professores e uma professora de música que atuam na educação básica em escolas de Uberlândia-MG. Concluiu-se, a partir das entrevistas e do estudo da literatura, que o ensino de música nas escolas brasileiras sofreu transformações significativas ao longo do tempo não só no que se refere à forma como a música é valorizada, mas também como é trabalhada na escola de educação básica, evidenciando mudanças nas políticas educacionais, nos contextos socioculturais e nas percepções sobre a importância da educação musical. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AulaMúsicaEscola.pdf | TCC | 805.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.