Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44334
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4800-8039
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-11-25
Título: Atuações de psicólogas/os no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes em casos de violência autoprovocada.
Autor(es): Martins, Pedro Henrique Alves Martins
Primeiro orientador: Pegoraro, Renata Fabiana
Primeiro membro da banca: Braga, Tatiana Benevides Magalhães
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lidiane
Resumo: O avanço dos números de violências autoprovocadas por crianças e adolescentes com ou sem intenção de suicídio, a publicação da lei nº 13.819 de 2019 que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio e a forte presença de preconceitos e estigmas associados ao comportamento suicida colocam como tema de extrema relevância as práticas de psicólogos com experiência no cuidado a esse público. O objetivo deste trabalho foi investigar a atuação de psicólogas/os no atendimento de crianças e adolescentes em função de violência autoprovocada com ou sem intenção de suicídio. Assim, foram conduzidas entrevistas com três profissionais com experiência nesse tipo de cuidado, atuantes no Estado de Minas Gerais, as quais foram analisadas a partir do método da Análise Temática (AT). Os participantes tinham idades de 27 a 51 anos, dois deles com pós-graduação; e a experiência com público infanto-juvenil advinha de atuação em Centro de Atenção Psicossocial da infância e adolescência, em serviço de acolhimento institucional, em hospital geral e consultório particular. Foram construídas três categorias de análise: (1) Informar, prevenir, acolher, construir vínculos e não julgar; (2) O cuidado (deve) ocorre(r) em rede; e (3) Cuidados éticos: sigilo e documentos. A partir dos resultados foram discutidas as estratégias de prevenção e cuidado, o trabalho em articulação com as equipes multiprofissionais e com a família, além das questões éticas suscitadas pelo tema. Foi possível explorar as possibilidades de cuidado a partir das atuações das psicólogas/os com o público em questão em casos de violência autodirigida, contudo, existe a necessidade da produção de pesquisas sobre o cuidado em saúde mental com o público infantil e juvenil nesse cenário abordado no estudo e acerca dos atravessamentos das questões étnico-raciais e de gênero nas violências autodirigidas no público em geral.
Palavras-chave: Violência autoprovocada, Crianças; Adolescentes; Psicologia.
Self-triggered violence, children, teenager, Psychology.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Pedro Henrique Alves. Atuações de psicólogas/os no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes em casos de violência autoprovocada. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44334
Data de defesa: 25-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuaçõesdepsicólogas/os.pdf
  Até 2026-11-25
344 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons