Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44299| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-3313-2832 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Entre o Acampamento Meio-Sangue e a Sala de Aula: Mitologia, Inclusão e o Ensino de História com Percy Jackson e os Olimpianos. |
| Autor(es): | Nascimento, Ana Beatriz de Sousa |
| Primeiro orientador: | Spini, Ana Paula |
| Primeiro membro da banca: | Campo, Mônica Brincalepe |
| Segundo membro da banca: | Lopes, Lara |
| Resumo: | Este trabalho propõe analisar o uso da série Percy Jackson e os Olimpianos (2023) como uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de História para alunos do ensino básico. A pesquisa investiga como os elementos mitológicos e históricos da série podem ser utilizados para despertar o interesse dos estudantes, com destaque para os neurodivergentes, como aqueles com TDAH. Além de contextualizar temas históricos, a série estabelece uma conexão significativa com a vivência dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e engajador e um ensino lúdico. Ao explorar a trajetória do protagonista, que compartilha características de neurodivergência, o estudo examina como essa representatividade pode aproximar os alunos do conteúdo histórico, incentivando-os a se enxergarem como agentes ativos em suas jornadas de aprendizado e na construção de narrativas históricas. |
| Abstract: | This study proposes to analyze the use of the series Percy Jackson and the Olympians (2024) as an innovative pedagogical tool in teaching History to students in basic education. The research investigates how the mythological and historical elements of the series can be used to spark students' interest, with a particular focus on neurodivergent individuals, such as those with ADHD. In addition to contextualizing historical themes, the series establishes a meaningful connection with students' experiences, fostering a more inclusive and engaging learning environment and a playful approach to education. By exploring the protagonist's journey, who shares characteristics of neurodivergence, the study examines how this representation can bridge students to historical content, encouraging them to see themselves as active agents in their learning journeys and in the construction of historical narratives. |
| Palavras-chave: | Percy Jackson e os Olimpianos, Educação Inclusiva, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Percy Jackson and the Olympians, Inclusive Education, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | NASCIMENTO, Ana Beatriz de Sousa. Entre o Acampamento Meio-Sangue e a Sala de Aula: Mitologia, Inclusão e o Ensino de História com Percy Jackson e os Olimpianos. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44299 |
| Data de defesa: | 22-Nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - História (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EntreAcampamentoMeio.pdf | TCC - Ana Beatriz de Sousa Nascimento | 684.26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
