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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44274
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-6038-5522 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Programa Residência Pedagógica: uma análise a partir dos editais |
Título(s) alternativo(s): | Pedagogical Residency Program: an analysis based on the notices |
Autor(es): | Gurgel, Douglas Giordani Leão |
Primeiro orientador: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Primeiro membro da banca: | Nunes, Sergio Inácio |
Segundo membro da banca: | Marra, Sumaia Barbosa Franco |
Terceiro membro da banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Resumo: | Como ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), vivenciei muitas reflexões e estudos a respeito da formação docente e da educação básica do país. O PRP tem como objetivo principal aprimorar a educação dos estudantes matriculados em cursos de licenciatura. Visto que a realização de projetos aumenta a experiência prática e incentivam os futuros professores a se envolverem de forma ativa na articulação entre o conhecimento teórico e a prática pedagógica. Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar os editais do Programa Residência Pedagógica lançados nos anos de 2018, 2020 e 2022 e por objetivos específicos, fazer um levantamento bibliográfico relacionado ao tema; buscar, identificar, sumariar e apresentar os editais; analisar a concepção de formação docente que embasa esses editais e analisar se os editais cumprem com os ordenamentos jurídicos no que se refere à formação inicial e continuada de professores/as. Utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa analisando suas diferenças, comparando com ordenamentos jurídicos a respeito da formação inicial de professores/as. Por fim, conclui-se que os editais visam selecionar IES para participar do programa, que a concepção de formação que os editais carregam é embasada na BNCC e que apesar do cenário difícil que a formação de professores/as vem enfrentando há muitos anos, os editais cumprem com a legislação, apesar do desinvestimento premente, que pode ser identificado por meio das perdas de cotas de bolsas ao longo dos anos e da supressão de informações de um edital para outro. |
Abstract: | As a former scholarship recipient of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP), the author of this work experienced many reflections and studies regarding teacher education and basic education in the country. The PRP's main goal is to enhance the education of students enrolled in teaching degree programs, as the execution of projects increases practical experience and encourages future teachers to actively engage in linking theoretical knowledge with professional teaching practice. Therefore, the general objective of this research was to analyze the Pedagogical Residency Program calls for proposals issued in 2018, 2020, and 2022, and the specific objectives were to conduct a literature review on the topic; to search, identify, summarize, and present the calls; to analyze the concept of teacher education underlying these calls; and to examine whether the calls comply with legal regulations regarding initial and continuing teacher education. A qualitative approach was used through bibliographic and documental research, analyzing their differences and comparing them to legal frameworks related to initial teacher education. In conclusion, the notices aim to select HEIs to participate in the program, that the training concept that the notices carry is based on the BNCC and despite the challenging scenario that teacher education has been facing for many years, the calls do comply with the laws, even though there have been losses in scholarship quotas and information from one call to another. |
Palavras-chave: | Formação Docente; Formação Inicial e Continuada de Professores/as; Concepção de Formação; Educação Física. Teacher Education; Initial and Continuing Teacher Education; Concept of Teacher Education; Physical Education. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GURGEL, Douglas Giordani Leão. Programa Residência Pedagógica: uma análise a partir dos editais. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44274 |
Data de defesa: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
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