Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44222
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-4183-9391
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Correlação entre auto-eficácia e estados afetivos em indivíduos com dor persistente
Autor: Melo, Cauane Pereira
Paulo, Ana Thaysa de
Primer orientador: Santos, Julia Maria dos
Primer miembro de la banca: Felício, Lilian Ramiro
Segundo miembro de la banca: Pires, Kênia Fonseca
Resumen: Introdução: A dor crônica de caráter nociplástico, considerada um tipo de dor relacionada ao processamento disfuncional do sistema nervoso central (SNC), envolve, além do comprometimento da função física, componentes emocionais, comportamentais, sociais e ambientais, que impactam diretamente na qualidade de vida desses indivíduos. Aspectos emocionais afetam a evolução do indivíduo dentro de um programa de reabilitação. Objetivos: Correlacionar aspectos psicossociais e emocionais de uma população que sofre com dor persistente, a fim de aprimorar a avaliação e o tratamento fisioterapêutico. Métodos: 44 voluntários de ambos os sexos, entre 18 e 60 anos, com dor crônica há mais de 3 meses responderam o questionário de auto-eficácia sobre a dor (PSEQ10), o Inventário de Sensibilização Central (CSI), a escala de catastrofização sobre a dor (PCS) e a escala de afetos PANAS. A normalidade foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk, seguido pelo coeficiente de correlação de Pearson, com nível de significância de 5%. Tomou-se como base o valor do coeficiente como forte (0,5 ≤ r < 1), moderado (0,3 < r < 0,5) ou fraco (r < 0,3). Resultados: Houve correlação inversa forte entre auto-eficácia e sensibilização central (r = -0,5; p<0,05) e entre auto-eficácia e catastrofização (r = -0,52; p<0,05). Não houve correlação entre auto-eficácia e dor e nem com os afetos positivos ou negativos. Conclusão: A sensibilização central e catastrofização sobre a dor podem afetar diretamente a confiança do indivíduo em sua habilidade pessoal de minimizar comportamentos dolorosos e de evitação da dor, fatores que contribuem para um pobre repertório de auto-controle da dor.
Palabras clave: dor crônica
auto-eficácia
sensibilização central
catastrofização
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PAULO, Ana Thaysa de; MELO, Cauane Pereira. Correlação entre auto-eficácia e estados afetivos em indivíduos com dor persistente. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44222
Fecha de defensa: 15-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Fisioterapia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorrelaçãoEntreAuto.pdfTCC212.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.