Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44208
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6072-5095
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Em busca de semelhanças e diferenças entre escritas de uma mesma área: percepções na Letras
Alternate title (s): In search of similarities and differences between writings from the same area: perceptions in Letters
Author: Tormena, Isabela Bortoleto
First Advisor: Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva Miranda
First member of the Committee: Fuza, Ângela Francine
Second member of the Committee: Marine, Talita de Cássia
Summary: A iniciar do modelo dos Letramentos Acadêmicos (Lea e Street, 2014), o qual está correlacionado às relações sociais de autoridade, ideologia, identidade e poder pertencentes a todo contexto acadêmico e suas respectivas comunidades científicas, trabalhos fazem questionamentos acerca não só do conhecimento e contato com estas relações, mas também da experiência e vivência de cada uma delas, no ambiente acadêmico. À luz disso, Fuza (2017) destaca a heterogeneidade presente na escrita acadêmica, a partir das relações sociais específicas de cada área de pesquisa e comunidade científica. A partir dessa perspectiva e também da ideia de relações intergenéricas (Corrêa, 2006), a pesquisa localiza-se no campo da Linguística Aplicada, fundamentando-se nos Novos Estudos dos Letramentos (Street, 2003), com base no modelo de Letramentos Acadêmicos (Lea e Street, 2014). O recorte será no curso de Letras e em suas respectivas áreas de pesquisa: Linguística Aplicada, Linguística e Literatura. Em face à compreensão das relações socais na escrita acadêmica, buscamos pelas diferenças e semelhanças entre 3 artigos, selecionados de diferentes comunidades científicas, para, assim, analisar o que há de específico de cada campo neles; compreender sentidos entre as especificidades de cada campo de pesquisa na escrita acadêmica e identificar como as relações sociais de autoridade e poder aparecem nos artigos acadêmicos. Para isso, a metodologia utilizada foi a análise documental, de cunho qualitativo. A análise se efetivou, por meio de duas categorias: categoria 1: “semelhanças entre os artigos selecionados, de diferentes comunidades científicas na Letras” e categoria 2: “diferenças entre os artigos de comunidades científicas na Letras”. Perante a análise, foi possível perceber como as relações sociais de autoridade e poder são comuns aos três artigos, mas se consolidam de maneiras distintas na escrita acadêmica, devido às comunidades científicas em que cada texto está inserido, além da escolha temática de cada artigo. Por exemplo, a presença de vozes de autoridade é comum aos três trabalhos de conclusão de curso, porém, cada um deles evidencia um determinado número de vozes de referência como base teórica ao longo do texto, de acordo com o objeto e a metodologia de pesquisa. Além disso, o resumo, sendo um aspecto comum aos três textos, é construído de maneira diferente em cada um deles. Ademais, um dos artigos acadêmicos apresenta dedicatória, comum aos trabalhos de conclusão de curso, mas não aos artigos. Ao concluir a pesquisa, compreendemos como as relações de autoridade e poder influenciam a escrita acadêmica dos diferentes campos e, ao mesmo tempo, diferenciam um artigo do outro na mesma área ou os assemelham.
Abstract: Starting from the model of Academic Literacies (Lea and Street, 2014), which is correlated to the social relations of authority, ideology, identity and power belonging to every academic context and their respective scientific communities, studies question not only the knowledge and contact with these relations, but also the experience and living of each of them in the academic environment. In view of this, Fuza (2017) highlights the heterogeneity present in academic writing, based on the specific social relations of each research area and scientific community use intergeneric relations (Corrêa, 2006). From these perspectives, the research is located in the field of Applied Linguistics, based on the New Literacies Studies (Street, 2003) and based on the Academic Literacies model (Lea and Street, 2014). In the case of this research, the focus will be on the course of Literature and its respective research areas: Applied Linguistics, Linguistics and Literature. In order to understand social relations in academic writing, we looked at the differences and similarities between 3 selected articles from different scientific communities, analyzing what is specific to each field; understanding the meanings between the specificities of each field of research in academic writing and identifying how social relations of authority and power appear in academic articles. To this end, the methodology used was qualitative documentary analysis. This analysis was carried out using two cates category 1: “similarities between the articles selected, from different scientific communities in Letters” and category 2: “differences between the articles from scientific communities in Letters”. The analysis showed how the social relations of authority and power are common to the three articles, but are consolidated in different ways in academic writing due to the scientific communities in which each text is inserted, as well as the thematic choice of each article. For example, the presence of voices of authority is common to all three term papers, but each of them highlights a certain number of voices of reference as a theoretical basis throughout the text, according to the subject matter and research methodology. In addition, while the summary is a common aspect of all three texts, it is constructed differently in each of them. In addition, one of the academic articles has a dedication, which is common to term papers, but not to articles. At the end of the study, we understood how authority and power relations influence academic writing in different fields and, at the same time, differentiate one article from another or make them similar.
Keywords: artigo científico
scientific article
escrita acadêmica
academic writing
Letras
Letters
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: TORMENA, Isabela Bortoleto. Em busca de semelhanças e diferenças entre escritas de uma mesma área: percepções na Letras. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44208
Date of defense: 6-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BuscaSemelhançasDiferenças.pdfTCC3.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.