Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44203
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0803-3435
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Contribuições do trabalho de campo para o ensino de geografia e a importância do planejamento adequado
Alternate title (s): Contributions of fieldwork to geography teaching and the importance of adequate planning
Author: Silvestre, Beatriz Pagliotto
First Advisor: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
First member of the Committee: Barbosa, Túlio
Second member of the Committee: Pena, Fernanda Santos
Summary: Este artigo tem como objetivo promover a valorização do Trabalho de Campo e incentivar a sua realização. A Geografia é uma disciplina que investiga o espaço e as interações que nele ocorrem, sendo, portanto, essencial que esse espaço seja minimamente explorado. Será apresentado o conceito de Geografia e Trabalho de Campo sob a perspectiva de autores relevantes. Destaca-se a importância do Trabalho de Campo como metodologia de ensino tanto no nível básico quanto no superior em Geografia, enfatizando seus benefícios, como a melhor compreensão dos conceitos geográficos, o desenvolvimento do pensamento crítico e uma formação mais abrangente como cidadãos e profissionais. Além disso, o Trabalho de Campo proporciona aos alunos a oportunidade de sair da sala de aula e explorar o mundo real, despertando maior interesse e facilitando a aprendizagem, bem como a criação de um ambiente propício para o compartilhamento de experiências. Apesar dos desafios enfrentados, como a falta de recursos financeiros, dificuldades logísticas e desvalorização, tais obstáculos podem ser superados por meio de planejamento eficiente, apoio da coordenação da escola e criação de políticas públicas, garantindo que o Trabalho de Campo não se limite a uma simples excursão sem objetivos claros. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi a análise bibliográfica, a fim de investigar e sintetizar as principais fontes de informações sobre o tema.
Abstract: This article aims to promote the appreciation of fieldwork and encourage its completion. Geography is a discipline that investigates space and interactions that occur in it, so it is essential that this space is minimally explored. The concept of Geography and Fieldwork will be presented by relevant authors. The importance of fieldwork as a teaching methodology at both basic and higher levels in Geography is highlighted, emphasizing its benefits, such as a better understanding of geographic concepts, the development of critical thinking and a more comprehensive training as citizens and professionals. Furthermore, fieldwork provides students with the opportunity to leave the classroom and explore the real world, arousing greater interest and facilitating learning, in addition to creating an environment conducive to sharing experiences. Despite the challenges faced, such as the lack of financial resources, logistical difficulties and devaluation, such obstacles can be overcome through efficient planning, support from school coordination, creation of public policies, ensuring that fieldwork is not limited to a simple excursion without clear objectives. The methodology used to carry out this article was bibliographic analysis to analyze and synthesize the main sources of information on the topic.
Keywords: aula de campo
metodologia
planejamento
dificuldades
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVESTRE, Beatriz Pagliotto. Contribuições do Trabalho de Campo para o ensino de Geografia e a importância do planejamento adequado. 2024. 23 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44203
Date of defense: 25-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuiçõesTrabalhoCampo.pdfTCC541.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.