Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44196
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A qualidade do sono e a sonolência diurna de indivíduos com apneia obstrutiva do sono são impactadas por exercícios orofaríngeos
Autor(es): Fernandes, Ana Carolina Ferreira
Primeiro orientador: Biagini, Angelo Piva
Primeiro membro da banca: Campos, Érica Carolina
Segundo membro da banca: Ronchi, Carlos Fernando
Resumo: Neste artigo, o objetivo foi investigar os efeitos de um programa de exercícios orofaríngeos na redução do risco de apneia, na melhora da qualidade do sono e na diminuição da sonolência diurna em adultos com queixa de ronco. Como metodologia, foram utilizados o Questionário de Berlim, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth para avaliação pré e pós-intervenção, dos 21 participantes que apresentavam idade entre 30 e 60 anos. Os quais realizaram o programa proposto durante 12 semanas. Os exercícios foram executados cinco vezes por semana, com sessões semanais presenciais e domiciliares orientadas e disponibilizadas em cartilhas. Dentre os achados, antes da intervenção 81% dos participantes apresentavam alto risco para apneia obstrutiva do sono (AOS) e após, esse percentual foi reduzido para 57% (p=0,038). No PSQI, o domínio das disfunções diurnas melhorou significativamente (p=0,024). A escala Epworth também evidenciou melhora significativa da sonolência diurna (p=0,035). Portanto, os exercícios orofaríngeos propostos proporcionaram melhoras evidentes em relação ao risco de apneia, impactando positivamente no dia a dia daqueles acometidos pela AOS.
Palavras-chave: Qualidade do Sono
Apneia Obstrutiva do Sono
Terapia Miofuncional
Sleep Quality
Obstructive Sleep Apnea
Myofunctional Therapy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Ana Carolina Ferreira. A qualidade do sono e a sonolência diurna de indivíduos com apneia obstrutiva do sono são impactadas por exercícios orofaríngeos. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44196
Data de defesa: 15-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QualidadeSonoSonolência.pdfTCC764.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.