Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Bruna Tamiris Ramos da-
dc.date.accessioned2024-12-06T12:22:27Z-
dc.date.available2024-12-06T12:22:27Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Tamiris Ramos. Relato de experiência de estágio clínico na abordagem Cognitivo Comportamental para Crianças e Adolescentes: adaptação e elaboração de técnicas para crianças e adolescentes. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44173-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTerapia Cognitivo Comportamentalpt_BR
dc.subjectCognitive Behavioral Therapypt_BR
dc.subjectrelato de experiênciapt_BR
dc.subjectexperience reportpt_BR
dc.subjectestágiopt_BR
dc.subjectinternshippt_BR
dc.subjectadaptação de técnicaspt_BR
dc.subjecttechnique adaptationpt_BR
dc.subjectpsicoterapia de criançaspt_BR
dc.subjectchild psychotherapypt_BR
dc.titleRelato de experiência de estágio clínico na abordagem cognitivo comportamental para crianças e adolescentes: adaptação e elaboração de técnicas para crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Renata Ferrarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5037527744167800pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Claudia Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8187446242009595pt_BR
dc.contributor.referee2Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente relato de experiência aborda a adaptação e elaboração de técnicas terapêuticas voltadas para crianças e adolescentes, desenvolvidas durante o estágio em Psicologia Clínica, com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes. Este trabalho de conclusão de curso baseia-se nos fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e nas particularidades de dois casos atendidos durante o estágio, nos quais foram implementadas técnicas adaptadas e desenvolvidas para atender demandas específicas. O principal objetivo deste relato é apresentar técnicas adaptadas e elaboradas pela pesquisadora: Emoções e Cia – Gerenciando Emoções e Viagem por Pensatéria, bem como as criações Caça ao Tesouro – Lidando com o Tédio, Prato da Vida, Logística e Afetos e Circuito Friends — e destacar como suas adaptações foram essenciais para atender às necessidades de cada paciente. Os procedimentos adotados envolveram a personalização das intervenções com o uso de recursos lúdicos e dinâmicos, proporcionando engajamento e abordagens significativas para o desenvolvimento emocional e relacional dos pacientes. Como resultados, verificou-se que as adaptações das técnicas não apenas aumentaram o engajamento dos pacientes, mas também melhoraram sua capacidade de refletir sobre emoções e fortaleceram os vínculos familiares e terapêuticos. Em um dos casos, o uso de uma temática familiar e de interesse pessoal facilitou a expressão de emoções e fortaleceu a autoconfiança do paciente. No outro caso, a utilização de uma metáfora lúdica promoveu a compreensão e substituição de pensamentos disfuncionais, reforçando habilidades de enfrentamento.Conclui-se que a experiência do estágio proporcionou a oportunidade de adaptar e criar técnicas terapêuticas relevantes, reforçando a importância da flexibilidade na TCC para atender as demandas específicas de cada paciente. A prática supervisionada foi crucial para o desenvolvimento de abordagens eficazes, permitindo à estagiária aprimorar seu repertório e ajustar cada intervenção para otimizar os resultados terapêuticos. Esse relato evidencia como o processo de adaptação de técnicas pode transformar o impacto da TCC, tornando-a mais acessível e eficiente para o público infantojuvenil. Palavras-chave: Terapia Cognitivo Comportamental; relato de experiência; estágio; adaptação de técnicas, psicoterapia de crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.embargo.termsConteúdo passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos.pt_BR
dc.description.embargo2026-11-14-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelatoExperiênciaEstágio.pdf
  Until 2026-11-14
TCC19.51 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons