Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44107
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-7538-3467
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação em Ciências, gênero e sexualidade: um olhar em trabalhos publicados nos anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - 2023
Título (s) alternativo (s): Educación en Ciencias, género y sexualidad: una mirada a los trabajos publicados en los anales del XIV Encuentro Nacional de Investigación en Educación en Ciencias (ENPEC) - 2023
Science Education, gender and sexuality: a look at papers published in the proceedings of the XIV National Meeting on Research in Science Education (ENPEC) - 2023
Autor: Ribeiro, Felipe Paulin
Primer orientador: Santos, Sandro Prado
Primer miembro de la banca: Moraes, Viviane Rodrigues Alves de
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati
Resumen: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo mapear as produções científicas que dialogam com gêneros e sexualidades nos anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) de 2023. A partir da questão investigativa - o que tem sido discutido sobre gêneros e sexualidades na XIV edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)? – realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem quanti-qualitativa. A busca das produções nos anais do referido evento foi realizada por meio de descritores. O encontro com 31 publicações foi operado em três etapas: pré-análise; leitura detalhada; e interpretação dos resultados. Os resultados apresentados nesta pesquisa reforçam que a Educação em Ciências está atrelada a campos científicos que têm produzido as noções de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e tais noções produzem e organizam os conhecimentos na/da área. Podemos perceber que os trabalhos encontrados acionaram diferentes atravessamentos constitutivos e inseparáveis de tais noções da configuração territorial da Educação em Ciências, ecoando e funcionando desde dentro nas/das Linhas Temáticas de constituição do XIV ENPEC.
Abstract: Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene como objetivo mapear las producciones científicas que dialogan con géneros y sexualidades en los anales del XIV Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica (ENPEC) de 2023. A partir de la pregunta investigativa - qué se ha discutido sobre los géneros y sexualidades en la XIV edición del Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica (ENPEC)? – realizamos una investigación bibliográfica de carácter cuantitativo y cualitativo. La búsqueda de producciones en los anales de aquel evento se realizó mediante descriptores. El encuentro con 31 publicaciones se realizó en tres etapas: preanálisis; lectura detallada; e interpretación de resultados. Los resultados presentados en esta investigación refuerzan que la Educación en Ciencias está vinculada a campos científicos que han producido nociones de género, sexualidad, relaciones étnico-raciales y dichas nociones producen y organizan conocimientos en/desde el área. Podemos ver que los trabajos encontrados desencadenaron diferentes cruces constitutivos e inseparables de tales nociones de configuración territorial de la Educación en Ciencias, haciendo eco y funcionando desde el interior de las Líneas Temáticas de constitución del XIV ENPEC.
This Final Course Work (TCC) aims to map the scientific productions that dialogue with genders and sexualities in the annals of the XIV National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) of 2023. Based on the investigative question - what has been discussed about genders and sexualities in the XIV edition of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC)? - we carried out a bibliographic research of a quantitative and qualitative approach. The search for productions in the annals of the referred event was carried out through descriptors. The meeting with 31 publications was operated in three stages: pre-analysis; detailed reading; and interpretation of results. The results presented in this research reinforce that Science Education is linked to scientific fields that have produced the notions of gender, sexuality, ethnic-racial relations and such notions produce and organize knowledge in/of the area. We can see that the works found triggered different constitutive and inseparable crossings of such notions of the territorial configuration of Science Education, echoing and functioning from within the Thematic Lines of constitution of the XIV ENPEC.
Palabras clave: Diferenças. Crítica. Epistemologia feminista. Ciências da Natureza. Levantamento bibliográfico.
Diferencias. Crítica. Epistemología feminista. Ciencias Naturales. Estudio bibliográfico.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: RIBEIRO, Felipe Paulin. Educação em Ciências, Gênero e Sexualidade: um Olhar em Trabalhos Publicados nos Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - 2023. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44107
Fecha de defensa: 18-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoCiênciasGênero.pdfTCC = Trabalho de Conclusão de Curso1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons