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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44096
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-1702-295X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Análise crítica sobre a evolução tecnológica na contabilidade e a necessidade de incluir conhecimentos da ciência de dados na grade curricular da graduação em contabilidade |
Author: | Rangel, Diego Marques |
First Advisor: | Silva, Denise Mendes da |
First member of the Committee: | Blind Review |
Second member of the Committee: | Blind Review |
Summary: | O presente estudo se propôs a analisar a necessidade de incluir conhecimentos da ciência de dados na grade curricular da graduação de contabilidade, frente ao constante avanço tecnológico que alcança esta área do conhecimento desde o final do século XX. Para tal, uma pesquisa foi desenvolvida utilizando 24 afirmativas que deveriam ser respondidas com um grau de concordância, a fim de traçar uma análise sobre a percepção dos respondentes em relação ao nível de importância atribuído à tecnologia da informação na profissão contabilista e a satisfação deles em relação ao preparo fornecido pelas instituições de ensino. As respostas foram coletadas por meio de um formulário elaborado na plataforma Google Forms e distribuído por meio da técnica de amostragem em snowball. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2024 e perdurou por 57 dias, alcançando um total de 16 respondentes. Os respondentes consistem em profissionais atuantes em empresas de grande porte, localizadas na macrorregião do Triângulo Mineiro. A amostragem de respondentes consiste em profissionais contabilistas graduados em instituições de ensino do Estado de Minas Gerais. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva da estatística descritiva, sobretudo a distribuição da frequência relativa. Os resultados permitem concluir que os profissionais contabilistas consideram a tecnologia de alta importância para sua profissão e acreditam que conhecer ciência de dados pode recompensá-los financeiramente e profissionalmente. Apesar de considerarem possuir um alto nível de conhecimento sobre o tema, os respondentes demonstraram-se insatisfeitos com o preparo fornecido pelas instituições de ensino, indicando que fora preciso adequar-se ao mercado de forma autônoma antes, durante ou após a graduação. |
Abstract: | This study aimed to analyze the need to include knowledge of data science in the curriculum of accounting undergraduate programs, considering the constant technological advancements affecting this field of knowledge since the late 20th century. To this end, a survey was conducted using 24 statements that respondents were asked to agree or disagree with, to understand their perceptions regarding the importance attributed to information technology in the accounting profession and their satisfaction with the preparation provided by educational institutions. Responses were collected through a questionnaire created on the Google Forms platform and distributed using the snowball sampling technique. The survey was conducted in August 2024 and lasted for 57 days, reaching a total of 16 respondents. The respondents consist of professionals working in large companies located in the macro-region of the Triângulo Mineiro. The sample consisted of accounting professionals who graduated from educational institutions in the state of Minas Gerais. The collected data were analyzed from the perspective of descriptive statistics, particularly the distribution of relative frequency. The results allow us to conclude that accounting professionals consider technology to be of high importance for their profession and believe that knowledge of data science can reward them both financially and professionally. Despite considering themselves to have a high level of knowledge on the subject, the respondents expressed dissatisfaction with the preparation provided by educational institutions, indicating that they needed to adapt to the market autonomously before, during, or after graduation. |
Keywords: | Contabilidade Accounting Ciência de Dados Data Science Tecnologia Technology |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | RANGEL, Diego Marques. Análise crítica sobre a evolução tecnológica na contabilidade e a necessidade de incluir conhecimentos da ciência de dados na grade curricular da graduação em contabilidade. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44096 |
Date of defense: | 4-Oct-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
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