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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Maria Luiza | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T18:28:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T18:28:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maria Luiza. A educação ambiental em escolas do município de Uberlândia (MG). 2024. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5162. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44061 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to understand how Environmental Education is addressed in elementary education in municipal schools in the city of Uberlândia (MG). To this end, a bibliographical review on the topic was prepared, analysis of the Class Plans/Annual Planning of Elementary School teachers, analysis of the Municipal Education Plan (PME); analysis of Decree No. 19,642, of March 9, 2022; analysis of the Guidelines for Schools' Pedagogical Actions in 2022, together with the letters issued by the Department of Education/CEMEPE. As a result, this study points to the need for improvements in the approaches to Environmental Education in the municipal network of the city of Uberlândia (MG), with the aim of enforcing the guidelines present in the Municipal Education Plan, in Decree nº. 19.642/2022, as well as the guidelines set out in the municipal document “Guidelines for Pedagogical Actions in Schools”. This study also points to the need for greater investments and actions aimed at the continued training of teaching professionals who work in the municipality's initial grades, which consider the nuances of the social, cultural, historical, economic and political dimensions of a critical and reflective Environmental Education in the educational process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Elementary Education | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental em escolas do município de Uberlândia (MG) | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental education in schools in the municipality of Uberândia (MG) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Paulo Cezar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4275774478795316 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fonseca, Elivelton da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1335193635312720 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bacelar, Winston Kleiber de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5773071274437469 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2976550132843450 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo conhecer como a Educação Ambiental é abordada no ensino fundamental nas escolas municipais da cidade de Uberlândia (MG). Para tanto foi elaborado um revisão bibliográfica sobre a temática, analise dos Planos de Aula/Planejamentos Anuais de professores(as) do Ensino Fundamental, analise do Plano Municipal de Educação (PME); análise do Decreto nº.19.642, de 9 de março de 2022; análise das Orientações para as Ações Pedagógicas das Escolas em 2022, em conjunto com os ofícios expedidos pela Secretaria de Educação/CEMEPE. Como resultado esse estudo aponta para a necessidade de aprimoramentos nas formas abordagem da Educação Ambiental na rede municipal da cidade de Uberlândia (MG), com o intuito de se fazer cumprir as diretrizes presentes no Plano Municipal de Educação, no Decreto nº. 19.642/2022, bem como as orientações dispostas no documento municipal “Orientações para as Ações Pedagógicas das Escolas”. Este estudo aponta ainda para a necessidade de maiores investimentos e ações voltadas para formação continuada dos profissionais de ensino que atuam nas séries iniciais do município, que considere as nuances das dimensões sociais, culturais, históricas, econômicas e políticas de uma Educação Ambiental crítica e reflexiva no processo educativo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Administração | pt_BR |
dc.sizeorduration | 160 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5162 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 172749009 | - |
dc.crossref.doibatchid | b2554574-91c1-4561-8e8d-801c04305348 | - |
dc.subject.autorizado | Famílias - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Planos de aula | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
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