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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44060
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-6569-1031 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O entrelugar das ações formativas instutucionais para o desenvolvimento profissional docente de professores de medicina: diálogo entre Brasil e Itália |
Alternate title (s): | IL in-between delle azioni di formazionale istituzionale per lo sviluppo professionale degli professori di medicina: dialoghi tra Brasile e Italia |
Author: | Oliveira, Patrícia de Sousa |
First Advisor: | Campos, Vanessa T. Bueno |
First member of the Committee: | Melo, Geovana Ferreira |
Second member of the Committee: | Silva, Cirlei Evangelista |
Third member of the Committee: | Novais, Gercina Santana |
Fourth member of the Committee: | Gaspar, Maria de Lourdes Ribeiro |
Summary: | Esta pesquisa de doutorado insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e tem como objeto de estudo as ações institucionais para o desenvolvimento profissional docente de professores de Medicina no Brasil e na Itália. A pergunta principal que orientou a investigação foi: quais ações de formação pedagógica docente permanente, coletiva e em serviço têm sido desenvolvidas para professores de Medicina no Brasil e na Itália? O objetivo geral da pesquisa foi identificar as ações de formação pedagógica desenvolvidas por esses programas e compreender de que modo suas ações têm contribuído para a formação pedagógica e construção da identidade profissional do docente de Medicina. A nossa tese é de que espaços formativos em serviço, comprometidos com os ideais da educação crítica e emancipatória, referência de apoio para a reflexão coletiva e produção de conhecimento sobre a prática pedagógica, contribuem para o desenvolvimento profissional docente e reverberam tanto na prática pedagógica, quanto na constituição da identidade docente dos professores de Medicina. Tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, esta é uma pesquisa de natureza exploratória e abordagem qualitativa. Construímos os dados a partir de revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada com docentes de referência na coordenação de ações de formação pedagógica para professores de Medicina de duas universidades públicas brasileiras e duas italianas. Analisamos os dados segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). A partir da interlocução com os dados e os colaboradores da pesquisa, depreendemos três categorias de análise: promotores do desenvolvimento profissional docente; orientação das ações formativas; e identidade profissional docente. Nas ações formativas ofertadas identificamos tanto concepções tecnicistas e mercadológicas de educação, quanto sentidos pedagógicos importantes que rompem com os paradigmas conservadores de construção do conhecimento. Partindo da definição de entrelugar como o espaço significado entre dois lugares, dos quais carrega características comuns, ao mesmo tempo que questiona e desafia suas adjacências, defendemos o órgão institucional de desenvolvimento profissional docente como este entrelugar de formação na universidade. É necessário que as instituições de Educação Superior assumam o compromisso com o desenvolvimento profissional docente, investindo em políticas institucionais e programas de formação continuada que tenham como ponto de partida a pesquisa do professor sobre sua prática, a reflexão crítica e coletiva à luz da teoria pedagógica, dando protagonismo ao professor na produção do conhecimento e favorecendo o fortalecimento da sua identidade profissional docente. |
Abstract: | Questa ricerca di dottorato fa parte della linea di ricerca Conoscenze e pratiche educative del Programma post-laurea in Educazione dell'Università Federale di Uberlândia e il suo oggetto di studio sono azioni istituzionali per lo sviluppo professionale degli professori di Medicina in Brasile e in Italia. La domanda principale che ha guidato l’indagine è stata: quali azioni di formazione pedagogica permanente, collettiva e in servizio sono state sviluppate per gli insegnanti di Medicina in Brasile e Italia? L’obiettivo generale della ricerca è stato quello di identificare le azioni formative pedagogiche sviluppate da questi programmi e comprendere come le loro azioni abbiano contribuito alla formazione pedagogica e alla costruzione dell’identità professionale degli professori di Medicina. La nostra tesi è che gli spazi di formazione in servizio, impegnati negli ideali di un’educazione critica ed emancipatrice, un riferimento di supporto per la riflessione collettiva e la produzione di conoscenze sulla pratica pedagogica, contribuiscono all’insegnamento dello sviluppo professionale e si riverberano sia nella pratica pedagogica che nella costituzione di l’identità didattica degli professori di Medicina. Utilizzando il materialismo storico-dialettico come riferimento teorico-metodologico, si tratta di una ricerca esplorativa con approccio qualitativo. I dati sono stati costruiti da una revisione bibliografica, analisi di documenti e interviste semi-strutturate con professori di riferimento nel coordinamento di azioni di formazione pedagogica per professori di Medicina di due università pubbliche brasiliane e due italiane. I dati sono stati analizzati secondo la Content Analysis proposta da Bardin (2011). Dal dialogo con i dati e con i collaboratori della ricerca, abbiamo dedotto tre categorie di analisi: promotori dello sviluppo professionale della didattica; indirizzo delle azioni formative; e l'identità professionale delli professori. Nelle azioni formative offerte, nello stesso momento in cui individuiamo concezioni educative tecniche e basate sul mercato, troviamo importanti significati pedagogici che rompono con i paradigmi conservatori della costruzione della conoscenza. Partendo dalla definizione di in-between come spazio significato tra due luoghi, che porta con sé caratteristiche comuni, ma allo stesso tempo mette in discussione e sfida le loro adiacenze, difendiamo l'organismo istituzionale dell'insegnamento dello sviluppo professionale come questo in-between della formazione al livello università. È necessario che gli istituti di istruzione superiore si impegnino per lo sviluppo professionale degli professori, investendo in politiche istituzionali e programmi di formazione continua che abbiano come punto di partenza la ricerca degli professori sulla loro pratica, la riflessione critica e collettiva alla luce della teoria pedagogica, dando il docente un ruolo di primo piano nella produzione della conoscenza e favorendo il rafforzamento della propria identità professionale docente. |
Keywords: | Saberes e práticas educativas Conoscenze e pratiche educative Desenvolvimento profissional docente Sviluppo professionale degli professori Docência universitária Docenza universitaria Pedagogia universitária Diddattica universitaria Educação Médica Pedagogia medica Educação Educazione |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Subject: | Educação Professores - Formação Educação básica Psicologia educacional Professores de medicina |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | OLIVEIRA, Patrícia de Sousa. O entrelugar das ações formativas institucionais para o desenvolvimento profissional docente de professores de medicina: diálogos entre Brasil e Itália. 2024. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.435 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.435 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44060 |
Date of defense: | 22-Aug-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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