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Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: A paixão e a escada. Philia para filosofar. do largo de São Francisco para o cerrado
Alternate title (s): A Paixão e a Escada.
Author: Amitrano, Georgia Cristina
First member of the Committee: Dias, Maria Clara
Second member of the Committee: Castro, Susana
Third member of the Committee: Branco, Guilherme Castelo
Fourth member of the Committee: Silva, Rafael Cordeiro
Summary: Este memorial é a minha narrativa pessoal e acadêmica, uma metáfora discursiva de um pensamento que começa na adolescência e se transforma ao longo de uma trajetória intelectual e profissional. Desde a primeira graduação, a Biologia, até me encontrar com os dois pés fincados na Filosofia, narro minhas memórias através da história de encontros e da philia. Uma escada e um prédio no Centro do Rio de Janeiro dão o tom desta escritura. A partir da minha docência e da minha pesquisa abro esse trabalho preambulando por meio de recortes e retratos autobiográficos de uma filósofa brasileira. De início, faço, de uma espécie de reverência àquelas que me antecederam, como mulher e pesquisadora. Ora, estas são minhas memórias acadêmicas, e elas versam sobre a trajetória dessa carioca que nasce na Tijuca e lá se cria. É a história de uma paixão regada pela philia. Uma espécie de otobiografia, como pensado por Jacques Derrida. Afinal, nos meus recortes, o que importa é dar um outro sentido ao meu biográfico e a minha assinatura. Donde, desde o início de minha graduação, haver uma estreita vinculação entre as vivências e a produção intelectual. E, na esteira de Derrida, aponto para o fato de só artificialmente podermos separar um texto da vida de seu autor. Não há nada desinteressado nas vivências que acumulo. Meu memorial, portanto, tem como objetivo escutar as vivências dessa professora que está sempre em formação, que se quer uma filósofa brasileira. Donde, mais que uma otobiografia, faço, como clama Conceição Evaristo, Escrevivências. É minha vida que se escreve na vivência, escrevendo o mundo que enfrento. Escrevivendo, então, documento minha formação e percurso até o segundo semestre de 2024. Nele, são registradas experiências marcantes e atividades que moldaram minha atuação como docente e pesquisadora. O documento está estruturado em cinco capítulos, além a da Apresentação e Preâmbulo. O primeiro, Uma Flâneuse Em Busca Da Paixão E Do Conhecimento, narro minha trajetória desde meus mais tenros estudos até o encontro na graduação em Filosofia no IFCS-UFRJ. Neste capítulo ainda, narro memórias do Mestrado e do Doutorado. O Capítulo II, Um Novo Lar: Uma Filósofa No Cerrado, narro meinha história na UFU, desde 2008 até os dias de hoje. O Capítulo III, Um Apêndice Ou Outros Lugares De Philia, falo dos encontros via NEAB e ANPOF e do como valeu a pena sonhar e me apaixonar pela Filosofia. O Capítulo IV, Epílogo: Um Barco Com Muitos Mares A Navegar, se apresenta como um fechamento de texto, sem conclusão, pois há mares para essa docente e pesquisadora ainda navegar. Por fim, o Capítulo V, no qual aponto algumas das minhas produções bibliográficas. Toda demais produção acadêmica e de gestão estão comprovadas no SEI e no Currículo Lattes; cabendo a este Memorial atender aos requisitos necessários para a promoção da Classe de Professor Associado IV para a Classe de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior, conforme estabelecido pela Portaria do MEC n.º 982, de 03 de outubro de 2013, e pela Resolução n.º 03/2017, de 09 de junho de 2017, do Conselho Diretor — Condir da Universidade Federal de Uberlândia — UFU, modificada pela Resolução SEI n.º 05/2018, de 22 de agosto de 2018, do Condir da UFU.
Abstract: This memoir is my personal and academic narrative, a discursive metaphor for a way of thinking that begins in adolescence and transforms over the course of an intellectual and professional career. From my first degree, Biology, until I found myself with both feet planted in Philosophy, I narrate my memories through the history of encounters and philia. A staircase and a building in the center of Rio de Janeiro set the tone for this writing. Based on my teaching and research, I open this work by wandering through clippings and autobiographical portraits of a Brazilian philosopher. To begin with, I pay a kind of reverence to those who have preceded me as a woman and as a researcher. Now, these are my academic memoirs, and they deal with the trajectory of this carioca woman who was born in Tijuca and raised there. It's the story of a passion fueled by philia. A kind of otobiography, as Jacques Derrida thought. After all, in my clippings, what matters is giving another meaning to my biography and my signature. That's why, from the beginning of my degree, there was a close link between my experiences and my intellectual production. And, in the wake of Derrida, I point out that we can only artificially separate a text from its author's life. There is nothing disinterested in the experiences I accumulate. My memoir, therefore, aims to listen to the experiences of this teacher who is always in training, who wants to be a Brazilian philosopher. So, more than an otobiography, I am, as Conceição Evaristo calls it, writing experiences. It is my life that is written in experience, writing the world I face. Escrevivendo, then, documents my formation and journey until the second semester of 2024. It records important experiences and activities that have shaped my work as a teacher and researcher. The document is structured in five chapters, in addition to the Introduction and Preamble. The first, A Flâneuse in Search of Passion and Knowledge, recounts my journey from my earliest studies to graduating in Philosophy at IFCS-UFRJ. In this chapter, I also recount memories of my Master's and Doctorate. Chapter II, A New Home: A Philosopher in the Cerrado, tells my story at UFU, from 2008 to the present day. Chapter III, An Appendix or Other Places of Philia, talks about the meetings via NEAB and ANPOF and how it was worth dreaming about and falling in love with philosophy. Chapter IV, Epilogue: A Boat With Many Seas to Sail, presents itself as a closing of the text, without a conclusion, because there are still seas for this teacher and researcher to sail. Finally, Chapter V, in which I point out some of my bibliographical productions. All other academic and management production is proven in SEI and in the Lattes Curriculum; this Memoirl meets the requirements for promotion from the Associate Professor IV class to the Full Professor class in the Higher Education Career, as established by MEC Ordinance no. 98/2017, of October 3, 2013, and by Resolution no. 03/2017, of June 9, 2017, of the Board of Directors - Condir of the Federal University of Uberlândia - UFU. No. 982, of October 3, 2013, and Resolution No. 03/2017, of June 9, 2017, of the Board of Directors - Condir of the Federal University of Uberlândia - UFU, modified by Resolution SEI No. 05/2018, of August 22, 2018, of the Condir of UFU.
Keywords: Memória
Memory
Philia
Paixão
Ensino
Pesquisa
Filosofia
Passion
Teaching
Research
Philosophy
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: AMITRANO, Georgia Cristina. A paixão e a escada: Philia para filosofar: do largo de São Francisco para o cerrado. 2024. 91 f. Memorial Acadêmico (Promoção à Classe E Professor Titular - IFILO) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5215.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44056
Date of defense: 14-Nov-2024
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Filosofia (IFILO)

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